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Novas Tecnologias em Reabilitação e Saúde Mental

Código: RPSM02     Sigla: NTRSM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 29-05-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://modle.up.pt
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 16 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Promover a aquisição de conhecimentos sobre Novas Tecnologias e Tecnologias de Apoio relevantes para a reabilitação e inserção social de públicos em fragilidade social.

- Definir os conceitos de Tecnologias de Apoio e Novas Tecnologias, enquadrando-os no seio da problemática da reabilitação psicossocial.

-  Identificar e caracterizar os principais contextos de utilização das novas tecnologias como instrumento de reabilitação psicossocial e inserção social.

- Identificar as características e implicações sociais da sociedade da informação.

- Orientar os potenciais utilizadores nos procedimentos de escolha e de aquisição de Tecnologias de apoio e novas tecnologias orientadas para o desenvolvimento de competências funcionais ou apara o ajustamento ambiental dos contextos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos da unidade curricular, já que esta foi concebida de forma a introduzir os conceitos chave de Tecnologias de Apoio e Novas Tecnologias e seguidamente explorar a sua aplicação diferentes fases e domínios da Reabilitação Psicossocial.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

- As tecnologias de apoio e novas tecnologias na reabilitação e inserção social: conceitos, investigação e desenvolvimento.

- Tecnologias de Apoio e novas tecnologias como instrumento de autonomia nos vários domínios do funcionamento humano e de promoção da participação social.

 - Diversidade humana e acessibilidade: design inclusivo, ergonomia dos produtos e adaptação dos contextos de inserção.

- A sociedade da informação: inclusão e exclusão digital.

- Tele-health, e-health e m-health

- Gamificação no contexto da reabilitação e saúde mental.

- Realidade virtual e aumentada na Reabilitação e Saúde Mental

- Plataformas digitais, megadados e inteligência artificial na Reabilitação e Saúde Mental.

- Biosensores e sistemas de bio e neurofeedback em Reabilitação e Saúde Mental

- Apps e simuladores na gestão da saúde e da doença mental.

 

Bibliografia Obrigatória

Almeida, A.R., Couto, A., Marques, A., Queirós, C., & Martins, C.; Mobile application for self-management in schizophrenia: a pilot study. Journal of Technology in Human Services, 1-12. doi: 10.1080/15228835.2018.1483859, 2018
Almeida, R.S., Sousa, T.J., Couto, A.S., Marques, A.J., Queirós, C., Martins, C.L; Development of weCope, a mobile app for illness self-management in schizophrenia. Archives of Clinical Psychiatry (Brasil), 46(1), 1-4. doi:10.1590/0101-60830000000182, 2019
Alves, S., Marques, A., Queirós, C. & Orvalho, V. ; LIFEisGAME Prototype: A Serious Game about Emotions for Children with Autism Spectrum Disorders. PsychNology Journal, 11(3), 191-211., 2013
Biagianti B, Hidalgo-Mazzei D, Meyer N. (2017). ; Developing digital interventions for people living with serious mental illness: perspectives from three mHealth studies. Evidence-Based Mental Health, 20, 98-101.
Blackhurst, A; A functional approach to the delivery of assistive technology services. Lexington: University Kentucky, 2001
Brown, M., O'Neill, N., van Woerden, H., Eslambolchilar, P., Jones, M., & John, A. (2016). ; Gamification and Adherence to Web-Based Mental Health Interventions: A Systematic Review. JMIR Ment Health, 3(3), e39. doi:10.2196/mental.5710
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Macedo, M., Marques, A., & Queirós, C. (2015). ; Virtual Reality in Schizophrenia: A systematic review. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 64(1), 70-81. doi:10.1590/0047-2085000000059, 2015
Marques, A., Queirós, C. & Rocha, N. (2008). ; Virtual Reality and Neuropsychology: a Cognitive Rehabilitation approach for people with Psychiatric Disabilities. In P. Sharkey et al. Proceedings of 7th ICDVRAT, Maia, Portugal (39-46).
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Pramana, G., Parmanto, B., Lomas, J., Lindhiem, O., Kendall, P. C., & Silk, J. (2018). ; Using Mobile Health Gamification to Facilitate Cognitive Behavioral Therapy Skills Practice in Child Anxiety Treatment: Open Clinical Trial. JMIR Serious Games, 6(2), e9.
Queirós, C., Oliveira, S., Fonseca, S. M., & Marques, A. (2020; Stress no trabalho e indicadores fisiológicos: um estudo com wearable sensors. Psicologia, Saúde & Doenças, 21(1), 183-190. doi:10.15309/20psd210127
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Schwartz, M. S., & Andrasik, F. (2017). ; Biofeedback, Fourth Edition: A Practitioner's Guide. New York, NY: Guilford Publications. (Obra na ESS)
Souto, T., Baptista, A., Tavares, D., Queirós, C. & Marques, A. (2013). ; Facial emotional recognition in schizophrenia: Preliminary results of the virtual reality program for facial emotional recognition. Revista de Psiquiatria Clínica (Brasil), 40(4), 129-134. doi:10.1590/S0101-60832013000400001
Souto, T., Silva, H., Leite, A., Baptista, A., Queirós, C., & Marques, A. (2019). ; Facial emotion recognition: Virtual reality program for facial emotion recognition - a trial program targeted at individuals with schizophrenia. Rehabilitation Counseling Bulletin, 0(0), 1-12. doi:10.1177/0034355219847284

Bibliografia Complementar

Beer, U. M., Neerincx, M. A., Morina, N., & Brinkman, W. P. (2017). ; Virtual agent-mediated appraisal training: A single case series among Dutch firefighters. European Journal of Psychotraumatology, 8(1), 1-11. doi:10.1080/20008198.2017.1378053
Caroca, J., Bruno, M. A., & Aldunate, R. (2016). ; Situated learning based on virtual environment for improving disaster risk reduction. Journal of E-Learning & Knowledge Society, 12(4), 81-92. doi:10.20368/1971-8829/1192
Dibbets, P. (2019). ; A novel virtual reality paradigm: Predictors for stress-related intrusions and avoidance behavior. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry. doi:10.1016/j.jbtep.2019.01.001
Dyck, M. et al. (2010).; Virtual faces as a tool to study emotion recognition deficits in schizophrenia. Psychiatry Research, 179, 247-252. Evans
Evans, C. P., Chiarovano, E., & MacDougall, H. G. (2020). ; The potential benefits of personalized 360 video experiences on affect: A proof-of-concept study. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 23(2), 134-138. doi:10.1089/cyber.2019.0241
Fanfarova, A., & Maris, L. (2017). ; Simulation tool for fire and rescue services. Procedia Engineering, 192, 160–165. doi:10.1016/j.proeng.2017.06.028
Heber, E., Ebert, D. D., Lehr, D., Cuijpers, P., Berking, M., Nobis, S., & Riper, H. (2017). ; The benefit of web- and computer-based interventions for stress: A systematic review and meta-analysis. Journal of Medical Internet Research, 19(2). doi:10.2196/jmir.5774
Jimenez, P., & Bregenzer, A. (2018). ; Integration of eHealth tools in the process of workplace health promotion: proposal for design and implementation. Journal of Medical Internet Research, 20(2), 1-13. doi:10.2196/jmir.8769
Liu, S., Yang, L., Zhang, C., Xiang, Y. T., Liu, Z., Hu, S., & Zhang, B. (2020). ; Online mental health services in China during the COVID-19 outbreak. The Lancet Psychiatry, 7(4), e17–e18. doi:10.1016/S2215-0366(20)30077-8
Morland, L., Greene, C., Rosen, C., Kuhn, E., Hoffman, J., & Sloan, D. (2017). ; Telehealth and ehealth interventions for posttraumatic stress disorder. Current Opinion in Psychology, 14, 102–108. doi:10.1016/j.copsyc.2016.12.003
Parsons, T., Gaggioli, A., & Riva, G. (2017). ; Virtual reality for research in social neuroscience. Brain Sciences, 7(12), 42. doi:10.3390/brainsci7040042
Quintas, S. M. (2019). ; Realidade virtual e simulação de incidentes críticos para gestão de stress e emoções em profissionais de saúde. Programa Doutoral em Psicologia. Porto: FPCEUP.
Stiens, L. S., Barnett, N., Tountas, A., Finseth, T., Keren, N., & Shirtcliff, E. (2019). ; Utility of virtual reality for physiological stress responsivity. Psychoneuroendocrinology, 100, S13. doi:10.1016/j.psyneuen.2018.12.058
Wind, T. R., Rijkeboer, M., Andersson, G., & Riper, H. (2020). ; The COVID-19 pandemic: The “black swan” for mental health care and a turning point for e-health. Internet Interventions, 20, 100317. doi:10.1016/j.invent.2020.100317
Zhou, X., Snoswell, C., Harding, L., Bambling, M., Edirippulige, S., Bai, X., & Smith, A. (2020). ; The role of telehealth in reducing the mental health burden from COVID-19. Telemedicine Journal and e-Health, 26(4), 1-3. doi: 10.1089/tmj.2020.0068
Zimmer, P., Buttlar, B., Halbeisen, G., Walther, E., & Domes, G. (2019). ; Virtually stressed? A refined virtual reality adaptation of the Trier Social Stress Test (TSST) induces robust endocrine responses. Psychoneuroendocrinology, 101, 186–192. doi:10.1016/j.psyneuen.2018.11.010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de temas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 na avaliação final.

A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é obtida no trabalho, que representa 100% da nota.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

Este Mestrado é lecionado com a colaboração da ESTS-IPP; esta bibliografia pode ser encontrada nessa Escola.
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