Código: | PRPSM17 | Sigla: | QARSM I |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://modle.up.pt |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MTP | 17 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
- Explicitar os objetivos, valores e princípios que devem orientar as práticas de reabilitação psicossocial na atualidade.
- Identificar as especificidades das diferentes fases do processo de “recovery”.
- Elaborar o diagnóstico de reabilitação, de acordo com os princípios, métodos e instrumentos subjacentes.
- Identificar diferentes metodologias de reabilitação cognitiva e de reabilitação psicossocial.
- Refletir criticamente sobre os modelos de reabilitação psicossocial.
Para o estudante conhecer os objetivos, valores e princípios que devem orientar as práticas de reabilitação psicossocial na atualidade, é necessário descrever os antecedentes históricos e a conceptualização atual Reabilitação Psicossocial, bem como as suas especificidades enquanto processo de “recovery”. Para o estudante ser capaz de elaborar diagnósticos de reabilitação, de acordo com os princípios, métodos e instrumentos subjacentes, são apresentadas as metodologias e instrumentos usados na avaliação funcional e na reabilitação cognitiva, com especial ênfase para a avaliação da “readiness” e avaliação da capacidade de determinação do objetivo global de reabilitação. Pretende-se que o estudante desenvolva também uma reflexão crítica sobre os métodos e processos de reabilitação, ajustando-os a cada situação.
Não aplicável.
- Reabilitação Psicossocial: antecedentes históricos e conceptualização atual
- Objetivos, valores e princípios da reabilitação psicossocial
- Especificidades do processo de reabilitação psicossocial
- Diagnóstico de reabilitação: avaliação e desenvolvimento da “readiness” e determinação do objetivo global de reabilitação
- Avaliação Funcional: metodologias e instrumentos
- Reabilitação cognitiva: avaliação e intervenção
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 na avaliação final.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.Não aplicável.
Não aplicável.
Não aplicável.
A disciplina existe na plataforma Moodle.
Este Mestrado é lecionado com a colaboração da ESTS-IPP; esta bibliografia pode ser encontrada nessa Escola.
Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente T e TP desta UC decorrerão parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.