Código: | P753 | Sigla: | ISSE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 15 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Conhecer e compreender as inter-relações dinâmicas entre saúde, idade e emprego, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nos momentos de exposição teórica e nos exercícios teórico-práticos, bem como nos momentos formais de avaliação;
- Compreender a importância do conhecimento da evolução dos sistemas e subsistemas de emprego para a intervenção do psicólogo do trabalho, enquanto promotor de desenvolvimento local e regional, nomeadamente em matéria de envelhecimento no e pelo trabalho;
– Organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações;
- Produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
- Salvaguardar a capacidade de auto-crítica e a compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores.
Esta UC pretende:
- Situar de forma sintética as evoluções teórico-metodológicas no estudo do envelhecimento no e pelo trabalho;
- Examinar as evoluções demográficas da população empregada, as evoluções do trabalho, algumas políticas públicas definidas, as perspetivas de emprego e as condições em que este pode passar a ser assumido em vários setores de atividade económica;
- Situar de forma sintética as mudanças teóricas na análise do mercado do trabalho nas economias industrializadas, frisando o contributo de outras ciências sociais, além da ciência económica;
- Caracterizar as evoluções e mutações dos sistemas de emprego em Portugal, realçando, nomeadamente, as especificidades regionais e setoriais;
- Relacionar as especificidades regionais e setoriais com projetos de intervenção para um desenvolvimento local;
- Debater novas formas de gestão territorial que procuram desencadear processos de coordenação multi-atores, integrando-os no seio de compromissos renovados entre o global e o local.
Aulas expositivas. Preparação, organização, apresentação e discussão de dados e textos relacionados com a temática central da disciplina. Encontros e debates com atores de alguns setores da atividade económica portuguesa. Trabalho de campo + orientação/tutoria. Recursos online.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 40,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 38,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 162,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Na avaliação são ponderadas as seguintes componentes:
- trabalho escrito - 20%
- trabalho de campo/pesquisa de terreno (em pequenos grupos) e sua apresentação em contexto de aula - 40%
- teste (síntese escrita de comentário/reflexão teórica) (5 pág./ individual) - 40%
As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todas as componentes de avaliação.
O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso. O recurso está circunscrito às componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. A realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.