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Idade e Saúde nos Sistemas de Emprego

Código: P753     Sigla: ISSE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 15 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Conhecer e compreender as inter-relações dinâmicas entre saúde, idade e emprego, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nos momentos de exposição teórica e nos exercícios teórico-práticos, bem como nos momentos formais de avaliação;
- Compreender a importância do conhecimento da evolução dos sistemas e subsistemas de emprego para a intervenção do psicólogo do trabalho, enquanto promotor de desenvolvimento local e regional, nomeadamente em matéria de envelhecimento no e pelo trabalho;
– Organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações;
- Produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
- Salvaguardar a capacidade de auto-crítica e a compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Capacidade de integração de diferentes tipos de contributos concetuais;

2. Capacidade de organizar com clareza, precisão e coerência uma argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas;

3. Capacidade de produção de reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;

4. Capacidade de auto-crítica e compreensão do ponto de vista dos interlocutores.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Esta UC pretende:
- Situar de forma sintética as evoluções teórico-metodológicas no estudo do envelhecimento no e pelo trabalho;
- Examinar as evoluções demográficas da população empregada, as evoluções do trabalho, algumas políticas públicas definidas, as perspetivas de emprego e as condições em que este pode passar a ser assumido em vários setores de atividade económica;
- Situar de forma sintética as mudanças teóricas na análise do mercado do trabalho nas economias industrializadas, frisando o contributo de outras ciências sociais, além da ciência económica;
- Caracterizar as evoluções e mutações dos sistemas de emprego em Portugal, realçando, nomeadamente, as especificidades regionais e setoriais;
- Relacionar as especificidades regionais e setoriais com projetos de intervenção para um desenvolvimento local;
- Debater novas formas de gestão territorial que procuram desencadear processos de coordenação multi-atores, integrando-os no seio de compromissos renovados entre o global e o local.

Bibliografia Obrigatória

Reis, J. ; Ensaios de economia impura. , Almedina, 2007
M. J. Rodrigues ; O sistema de emprego em Portugal., Publicações Dom Quixote., 1988
Bartoli, H. ; Repenser le développement. , Paris : UNESCO, 1999
Boyer, R. ; Théorie de la régulation: une analyse critique. , La découverte., 1986
G. S. Becker; The human capital: a theorical and empirical analysis with special reference to education. , Columbia University Press, 1964
Piore, M. & Berger, S.; Dualism and discontinuity in industrial societies. , Cambridge University Press., 1980
A. H. Oliveira Marques; História de Portugal. , Palas Editores, Vol. III, 1984
Lopes, A.S.; Desenvolvimento regional, Gulbenkian, 2001
Bessa, N. & Lacomblez, M. ; Endiguer le travail du temps de travail sur la santé: un débat de normes et de valeurs dans l’aménagement des horaires postés, Octarès, 2012 (In François Hubault (Coord.), Y a-t-il un âge pour travailler ? )
Lacomblez, M ; Enjeux pour la santé, Editions de l’Université de Bruxelles, 2012 (in Pierre Desmarez, Matéo Alaluf et Marcelle Stroobants (Eds), Mesures et démesures du travail. )
Molinié Anne-Françoise 570; La^vie professionnelle. ISBN: 978-2915346-96-1
Ramos, S. & Lacomblez, M. ; Envelhecimento, trabalho e cognição: 80 anos de investigação, Laboreal, 1, (1), 52-60, 2005 (http://laboreal.up.pt/revista/artigo.php?id=48u56oTV65822342746:64:472)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas. Preparação, organização, apresentação e discussão de dados e textos relacionados com a temática central da disciplina. Encontros e debates com atores de alguns setores da atividade económica portuguesa. Trabalho de campo + orientação/tutoria. Recursos online.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Sociologia
Ciências Sociais > Demografia
Ciências Sociais > Geografia
Ciências Sociais > Economia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 38,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação são ponderadas as seguintes componentes:
- trabalho escrito -  20%
- trabalho de campo/pesquisa de terreno (em pequenos grupos) e sua apresentação em contexto de aula - 40%
- teste (síntese escrita de comentário/reflexão teórica) (5 pág./ individual) - 40%

As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todas as componentes de avaliação.
O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso. O recurso está circunscrito às componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.

Provas e trabalhos especiais

Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. A realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.

Melhoria de classificação

A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.

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