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Psicologia da Formação Profissional e Educação de Adultos

Código: P717     Sigla: PFPEA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 6 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer o modo como se organiza a formação profissional e a educação e formação de adultos que se realiza em Portugal, compreendendo como funciona, saber descrevê-la, inseri-la no conjunto do sistema social e analisá-la criticamente;

Aprofundar as temáticas da psicologia da formação profissional e educação de adultos no quadro conceptual mais amplo das dimensões da intervenção psicológica no domínio da aprendizagem ao longo da vida.

Conhecer as diversas dimensões da intervenção dos profissionais de psicologia nos domínios da formação profissional e educação de adultos

 

Resultados de aprendizagem e competências


Devem adquirir competências para intervir junto dos diversos actores da formação profissional e da educação e formação de adultos numa perspectiva especificamente psicológica e relativamente a vários problemas que aí se colocam.

Devem adquirir um conjunto de competências relacionadas com as dimensões pedagógica, andragógica, organizacional, prática deontológica e ética associadas ao desempenho da atividade de formador.

Devem ser capazes de situar a sua intervenção relativamente à dos outros intervenientes na formação profissional e na educação e formação de adultos, cooperando com eles no sentido de potenciar os respectivos resultados,contribuindo para promover o desenvolvimento das respectivas populações-alvo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Organização de Formação Profissional e Educação de Adultos em Portugal 1.1. Quadro conceptual. 1.2. Contexto social, económico, cultural e educativo. 1.3. Tipologia das instituições e organizações intervenientes. 1.4. Níveis de administração, central, regional e local. 1.5. Objecto, objectivos e populações-alvo. 1.6. Articulações internacionais, em particular no âmbito da União Europeia. 2. Dimensões da intervenção psicológica na formação profissional e na formação de formadores 2.1. Identificação de necessidades. 2.2. Desenvolvimento curricular. 2.3. Acesso. 2.4. Promoção do sucesso. 2.5. Motivação. 2.6. Metodologias. 2.7. Avaliação. 2.8. Certificação. 2.9. Modelos de formação de formadores. 3. Dimensões da intervenção psicológica na educação e formação de adultos. 3.1. A aprendizagem ao longo da vida: novas perspetivas concetuais e a centralidade da abordagem andragógica. 3.2. Processos de identificação, avaliação e reconhecimento de competências - metodologia de Balanço de Competências. 3.3. Dimensões da intervenção psicológica no contexto dos cursos de Educação e Formação de Adultos e dos  Centros QUALIFICA . 3.4 A multiplicidade de papéis do psicológo/formador nos contextos de formação e qualificação de adultos 4. A intervenção dos psicólogos face à de outros profissionais envolvidos na formação profissional e na educação de adultos. 4.1. Relações com outros profissionais da educação/formação. 4.2. Relações com os administradores, gestores, promotores de programas, cursos, acções. 4.3. Relações com a comunidade.

Bibliografia Obrigatória

Imaginário Luís; Psicologia da formação profissional e da educação de adultos. ISBN: 978-989-8148-74-2
Knowles Malcolm S.; The adult learner. ISBN: ISBN 0-88415-115-8
Jarvis Peter 340; The^Routledge international handbook of lifelong learning. ISBN: 978-0-415-41904-8
Jarvis Peter; Adult education and lifelong learning. ISBN: 0-415-31493-3
Azevedo Joaquim; O fim de um ciclo. ISBN: ISBN 972-41-2812-1
Knowles Malcolm S.; Andragogy in action. ISBN: ISBN 0-87589-621-9
Silva Augusto Santos; Educação de adultos
Delors Jacques 070; Educação. ISBN: 972-41-1775-8
Imaginário Luís 570; O^papel do tutor no âmbito das novas modalidades formativas. ISBN: 972-8312-46-6
Imaginário Luis; A^valorizaçao da formaçao profissional inicial atraves da alternancia. ISBN: 972-8312-25-3
Le Boterf Guy; De la compétence. ISBN: ISBN 2-7081-1753-X
Imaginário Luís; Balanço de competências. ISBN: ISBN 972-8312-38-5
Imaginário Luís; Formação profissional inicial e emprego de jovens
Imaginario Luis ed. lit.; Um ensaio de balanço de competencias em Portugal. ISBN: ISBN 9728312-22-9

Bibliografia Complementar

Melo Alberto 070; Uma^aposta educativa na participação de todos. ISBN: 972-729-031-0
OCDE; L.insertion des jeunes dans la vie active. ISBN: ISBN 92-64-21641-3
Le Boterf Guy; Comment investir en formation. ISBN: 2-7081-1087-X
Azevedo Joaquim; Expectativas escolares e profissionais dos jovens do 9º ano. ISBN: 972 41 1116 4
Le Boterf Guy; Compétence et navigation professionnelle. ISBN: 2-7081-2445-5
Azevedo Joaquim; Avenidas de Liberdade. ISBN: 972 41 1536 4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição/discussão dos principais temas e conteúdos da UC. Exploração de documentos de trabalho, guias metodológicos, propostas de acção e actividades utilizadas nos principais contextos de intervenção psicológica na formação profissional e na educação e formação de adultos. Contacto com profissionais e contextos de trabalho.
Nas aulas de prática laboratorial os alunos deverão adaptar e apresentar uma exercício/atividade relacionada com a função formador em contextos de formação profissional.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da orientação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 27,00
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 9,00
Trabalho escrito 18,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação desta unidade curricular (UC) assenta em duas componentes:
1) Participação dos alunos nas aulas, com uma ponderação de 25% (expressa numa escala de 0 a 20 valores).
2) Realização de um projecto de trabalho com uma ponderação de 75% (expressa numa escala de 0 a 20 valores).

Avaliação da participação dos alunos na aulas está suportada na qualidade da apresentação da atividade na aula PL e no documento de suporte produzido.
O projecto, centrado nos temas discutidos apresentados durante as aulas de contacto, deve consistir na elaboração de uma proposta de trabalho ou de investigação original acerca das temáticas relativas à Psicologia da Formação Profissional e da Educação de Adultos. Este projecto de trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo de dois estudantes. Na avaliação do projecto de trabalho serão ponderadas cinco componentes: a) Apresentação do trabalho (1 valor): qualidade da apresentação gráfica e organização formal dos seus conteúdos. b) Qualidade da escrita (2 valores): clareza e fluência comunicacional na redacção do projecto de trabalho c) Ligação à disciplina (3 valores): relação do projecto com as dimensões centrais das problemáticas da UC, explorando temas dos objectivos e do programa, explorando dimensões originais e lançando pistas para desenvolvimentos futuros d) Aprofundamento do tema (3 valores): interligação do projecto com a bibliografia da UC, explorando (eventualmente) novas fontes bibliográfica e relacionando-as com o tema do projecto (3 valores), e) Reflexões pessoais (3 valores): apreciação pessoal da temática explorada no projecto de trabalho, lançando um olhar crítico sobre o projecto e perspectivando (eventuais) desenvolvimentos/limitações (em trabalhos colectivos este item deve ser apresentado individualmente).

O projecto de trabalho deve ser entregue em suporte papel e enviado por correio electrónico em formato digital.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
No inicio do semestre estes estudantes deverão articular com o docente a realização de diversos momentos conjuntos de estudo e discussão dos temas das aulas (num horário de disponibilidade do docente).
Os estudantes deverão realizar a componente de avaliação relacionado com a elaboração de um projecto, centrado nos temas da UC, centrado na elaboração de uma proposta de trabalho ou de investigação original acerca das temáticas relativas à Psicologia da Formação Profissional e da Educação de Adultos.(com uma ponderação de 100% numa escala de 0 a 20 valores)

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é possível através da realização de um novo projecto de trabalho ou actualização do trabalho já apresentado (de acordo com as condições de avaliação enunciadas na fórmula de calculo da classificação final, mas com uma ponderação de 100%, expressa numa escala de 0 a 20 valores).

Observações

Atendendo à situação de emergência resultante da Pandemia COVID 19 e à suspensão da actividades lectivas presenciais, foram alteradas as componentes da avaliação final, que adoptaram para o ano lectivo de 2019/2020 a seguinte forma:


  1. Apresentação oral reflexiva (numa das aulas de final do semestre) da experiência de acompanhamento de intervenção psicológica vocacional, com um peso de 30% (6 valores).

  2. Relatório integrativo final 70% (14 valores). No caso em que tenha sido impossível para algum/a aluno/a a apresentação oral reflexiva, avaliação terá só como suporte o relatório final integrativo (que nesse caso terá um peso de 100%).

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