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Psicologia do Consumidor

Código: P611     Sigla: PC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 3 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-01-13.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Conhecer a história da psicologia do consumidor

- Distinguir as principais abordagens psicológicas no estudo do comportamento do consumidor

- Reconhecer as etapas e influências no processo de decisão da compra

- Caracterizar as diferenças e semelhanças entre a compra planeada, impulsiva e compulsiva

- Conhecer os métodos de investigação no estudo comportamento do consumidor

- Reflectir sobre aspectos éticos relativos à investigação no campo da psicologia do consumidor

Resultados de aprendizagem e competências

- To know the history of consumer psychology

- Distinguish the main psychological approaches in the study of consumer behavior

- Recognize the stages and influences in the purchase decision process

- Characterize the differences and similarities between planned, impulsive and compulsive buying.

- To know the research methods in the study consumer behavior

- Reflect on ethical aspects related to research in the field of consumer psychology

Modo de trabalho

Presencial

Programa



  1. Historia da psicologia do consumidor



1.1       Principais marcos históricos

1.2       A relação entre Psicologia e Economia

 



  1. A sociedade do consumo



2.1       O materialismo

2.2       O hedonismo

2.3       A liberdade de escolha

 



  1. A compra



3.1       Etapas do processo do comportamento de compra

3.2       Compra planeada

3.3       Compra impulsiva

3.4       Compra compulsiva

 



  1. Abordagens psicológicas e o comportamento do consumidor



4.1       Psicanalítica

4.2       Comportamental

4.3       Cognitiva

4.4       Social

 



  1. Investigação em psicologia do consumidor



5.1       Temas de investigação

5.2       Metodologias de investigação

5.3       Aspectos éticos

Bibliografia Obrigatória

Haugtvedt Curtis P. 340; Handbook of consumer psychology. ISBN: 978-0-8058-5603-3
Jansson-Boyd C. V.; Consumer psychology. ISBN: 978-0-33-522928-4
Bagozzi Richard P.; The^social psychology of consumer behaviour. ISBN: 0-335-20722-7
Wãnke Michaela 340; Social psychology of consumer behavior. ISBN: 978-1-84169-498-6
Solomon Michael R.; Consumer behavior. ISBN: 978-93-325-5746-8

Bibliografia Complementar

Bearden William O.; Handbook of marketing scales. ISBN: 978-1-4129-8018-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Pesquisa bibliográfica e autónoma pelos estudantes

- Aulas expositivas

- Discussões em sala de aula incentivando a ativa participação dos alunos

- Nas aulas serão apresentados: artigos científicos, estudos de casos, filmes publicitários, e artigos de jornais e revistas

- Exercícios práticos realizados pelos estudantes, 

- A avaliação incide sobre a aquisição teórica da matéria e a reflexão desenvolvida ao longo do semestre (100% trabalho escrito)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 19,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 32,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina requer a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = Trabalho escrito (100%)

A classificação será expressa em escala de 0 a 20 valores.

O estudante realizará a UC se obtiver nota mínima de 10 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverá realizar a componente de avaliação definida anteriormente: (1) trabalho escrito (100%). Para tal, deverão contactar no início do semestre o docente responsável.




Melhoria de classificação

Exame escrito final 

 

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