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Modelos Comportamentalistas e Cognitivistas

Código: P410     Sigla: MCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 172 Plano Oficial 2 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante deve:

 

1 - Conhecer a pluralidade de discursos e de propostas de técnicas de intervenção psicológica no âmbito das perspectivas comportamentalistas e cognitivistas.

 2 - Saber analisar criticamente as diferentes conceptualizações de: (a) funcionamento e desenvolvimento psicológicos; (b) teoria da disfuncionalidade e (c) estratégias de mudança psicológica no âmbito do behaviorismo e cognitivismo clássico;

 3 - Ter adquirido conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica nos modelos teóricos considerados;

 4 - Ser capaz de reflectir sobre os diferentes modelos de intervenção apresentados, tendo em consideração o seu racional e as técnicas que dele derivam.

5- Compreender as implicações para a prática psicológica da decisão acerca do Modelo ou perspectiva epistemológica em que se insere

Resultados de aprendizagem e competências


A exposição dos temas programáticos com recurso a imagens, exemplos e demonstrações e o estudo contido na pesquisa autónoma inerente ao trabalho prático que o/a estudante deve realizar permiti-lhe-á conhecer os grandes modelos de intervenção psicológica e teorias subjecentes que esta UC cobre, assim como a aquisição dos conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica. As discussões provenientes desta exposição assim como da visualização de vídeos e os role-playings e exercícios de resolução de problemas em cada turma permitirão aos/às estudantes não só a consolidação destes conhecimentos e conceitos, como também o desenvolvimento de competências interpessoais, de comunicação e de adaptabilidade, para em última análise saber refletir e analisar criticamente as diferentes teorias e sua aplicabilidade. Adicionalmente, o desenvolvimento de um trabalho prático em pequeno grupo aplicando um modelo específico a um contexto específico levará também à aquisição de competências de trabalho em equipa e de ética no trabalho decorrente da prática psicológica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao Behaviorismo: caraterização geral

2. O modelo do condicionamento clássico e técnicas comportamentais associadas

3. O modelo do condicionamento operante e técnicas comportamentais associadas

4. O modelo da aprendizagem social de Bandura.

5. O modelo do autocontrolo

6. O modelo de competências para lidar com situações problemáticas (coping skills) 

7. Modelos de reestruturação cognitiva: Treino de auto-instrução de Meichenbaum; Terapia Racional-Emotiva (RET – Rational-Emotive Therapy);  Terapia Cognitiva (TC) de Aaron T. Beck.

8. Terapias de Terceira Geração – teoria e aplicabilidade. Mindfulness, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Comportamental Dialética.

Bibliografia Obrigatória

Masters John C. 070; Behavior therapy. ISBN: 0-15-505376-0
Dobson Keith S. 340; Handbook of cognitive-behavioural therapies. ISBN: 0-09-173195-X
Bandura Albert 340; Self-efficacy in changing societies. ISBN: 0-521-58696-8
Gonçalves Óscar F.; Terapias cognitivas. ISBN: 972-36-0285-7
Joyce-Moniz Luís; A^modificação do comportamento. ISBN: 972-24-1164-0
Gonçalves Oscar Filipe; Terapia comportamental

Bibliografia Complementar

Steven C. Hayes; Process-based CBT. ISBN: 978-1-62625-596-8
John C. Masters; Behavior therapy. ISBN: 0-15-505376-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto com os estudantes serão ocupadas em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.

As aulas teóricas implicam a exposição de matérias em grande grupo e a criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos das docentes e dos/das estudantes, utilizando-se também o recurso a vídeos ou imagens. 
As aulas teórico-práticas implicam: a) exercícios de role play para demonstrar conceitos e técnicas abordadas nas aulas teóricas; b) elaboração de resumos e discussão de textos na aula; c) visualização e discussão de vídeos de avaliação e intervenção comportamental e cognitiva.

Uso da plataforma moodle para disponibilização de material e interação com os/as estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 35,00
Teste 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de frequência das aulas práticas.
O estudante cumpre a assiduidade nas aulas práticas se não exceder o número limite de faltas (correspondente a 25% das aulas previstas).

Fórmula de cálculo da classificação final

(A) Avaliação contínua através da realização de dois testes de avaliação. A classificação final corresponde à média artimética da classificação obtida em ambos os testes com peso na nota final de 65% (Nota mínima de 8 valores para cada teste).

(B) Trabalho prático escrito com ponderação de 35% (Nota mínima do trabalho = 8 valores).

(Todos os valores na escala de 0 a 20)

Para ter aproveitamento a classificação final tem de ser igual ou superior a 9,5.

A nota no trabalho prático e a aprovação das presenças terão validade somente no ano letivo em questão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão realizar as provas no mesmo dia dos estudantes de regime geral. 
Caso exista alguma particularidade que comprovadamente impeça o/a estudante de se submeter à avaliação prevista para a generalidade dos casos, uma nova modalidade de avaliação pode ser excecionalmente acordada. 

Aconselham-se os estudantes abrangidos por regimes especiais a virem falar com a docente no início do 2º semestre.

Melhoria de classificação

Está prevista uma prova, na época de recurso, para os alunos que: a) tenham faltado ou não tenham obtido aproveitamento nos testes; b) tendo tido aproveitamento, desejem melhorar a classificação na disciplina.

Esta prova tem um peso de 65% na classificação final.

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 2º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente teórica desta UC decorrerá totalmente à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.
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