Código: | P402 | Sigla: | PM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=333019 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 164 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Identificar os principais conceitos e construtos motivacionais;
- Conhecer as grandes correntes teóricas no domínio da motivação e a sua evolução em função das mudanças de perspetiva que as sustentam;
- Compreender a importância da motivação na orientação do comportamento e na dinâmica da ação humana;
- Analisar os conhecimentos de forma crítica, sistematizá-los e estruturá-los em função dos seus níveis de generalidade e de importância;
- Utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas frequentes em diversos contextos de vida – escolar, profissional, familiar, de lazer e desportivo –, e para apreciar propostas de intervenção no domínio da motivação;
- Integrar nas suas conceções pessoais sobre a dinâmica da ação, aspetos relevantes das diversas perspetivas abordadas.
Resultados de aprendizagem:(i) investigação; (ii) diversidade; e (iii) literacia no domínio da psicologia da motivação.
Competências:
(i) analisar e avaliar criticamente vários tipos de investigação publicada sobre motivação em vários contextos de vida;
(ii) analisar, apreciar e descrever a forma como as pessoas e os grupos diferem entre si no que se refere à motivação, em função do género, classe social, nível de ensino e cultura, demonstrando familiaridade com estudos realizados noutras culturas;
(iii) demonstrar conhecimentos atualizados no domínio das teorias da motivação, definindo e explicando termos e dando exemplos;
(iv) usar o raciocínio científico para analisar problemas no domínio da motivação;
(v) reunir e avaliar eficazmente informação evidenciando um sólido vocabulário no domínio e um conhecimento sobre os princípios psicológicos básicos, usando e aplicando a psicologia da motivação na análise de problemas quotidianos;
(vi) refletir sobre as razões e as motivações subjacentes às ações do próprio e dos outros.
Pré-requisitos - não se aplicam.
Co-requisitos - conhecimentos no domínio da metodologia e investigação em psicologia.
0. Introdução ao estudo da motivação: definição, evolução do conceito e temas unificadores.
1. Quadros teóricos e aplicações práticas
1.1 Motivação como impulso: Teorias homeostáticas
. Teoria da redução do impulso (Hull)
1.2 Motivação como traço:
. Teoria da motivação para a realização (Atkinson e McClelland);
1.3. Motivação como controlo pessoal:
. Teoria expectativa x valor de Eccles e Wigfield
. Teoria auto-eficácia (Bandura)
1.4. Motivação como cognição e emoção:
. Teoria da avaliação cognitiva (motivação intrínseca vs. extrínseca) (Deci e Ryan);
. Teoria atribucional (Weiner);
. Teoria das conceções pessoais de inteligência (Dweck);
. Motivação e regulação emocional.
2. Impacto dos contextos de socialização no desenvolvimento da motivação.
3. Avaliação e aplicabilidade dos quadros teóricos referidos a situações concretas nos diversos contextos de vida.
A indicação de artigos científicos complementares e outros documentos serão feitos no final de cada aula ou capítulo do programa e indicada na documentação de apoio às aulas.
Atividades de contacto:
A metodologia de ensino é teórico-prática, nas aulas teóricas propõe-se discutir teorias e investigações na área da motivação, focando a sua utilidade na análise de situações quotidianas e de prática psicológica. Aulas com uma componente de exposição apoiada por PPTs, vídeos e outras ferramentas interactivas (e.g. Kahoot; mentimeter). As aulas TP, incluem debates, exercícios, análise de ted-talks e demonstrações.
Estudo autónomo: leitura de artigos e textos sobre motivação, com preparação de questões e reflexões sobre os temas para dinamizar o debate.
A qualidade da UC depende em grande medida da qualidade da discussão pelo que a preparação e contributos dos estudantes é fundamental.
Os materiais da UC estarão disponíveis no moodle, juntamente com fóruns de discussão e outros materiais
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 51,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Total: | 81,00 |
A frequência das aulas é aconselhável. Uma vez presentes, os estudantes devem estar ativos nas aulas, contribuindo para o seu bom funcionamento.
A classificação final da UC será o resultado de 3 mini-testes (90%) e envolvimento na UC (10%).
Os mini-testes com ponderação de 90% (nota expressa em escala de 0 a 20), são constituídos por questões de resposta fechada (escolha múltipla, V/F) e/ou resposta aberta.
O envolvimento na UC será aferido pela presença e envolvimento em atividades nas aulas práticas.
O estudante realizará a UC se obtiver uma nota mínima de 8 valores em cada mini-teste e uma nota final obtida pela média artimética dos 3 mini-testes igual ou superior 9,5 em escala de 0 a 20.
N/A
N/A
Os trabalhadores estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão realizar as provas no mesmo dia dos estudantes de regime geral.
Caso exista alguma particularidade que comprovadamente impeça o/a estudante de se submeter à avaliação prevista para a generalidade dos casos, uma nova modalidade de avaliação pode ser excecionalmente acordada.
Aconselham-se os estudantes abrangidos por regimes especiais a virem falar com a docente no início do 2º semestre.
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de exame final. No caso da modalidade de avaliação distribuída (testes de avaliação), a melhoria da classificação só poderá ser realizada através de exame na época de recurso do mesmo ano.
Se for realizada por exame, podem fazer melhoria, de uma única vez, até à época de recurso do ano subsequente àquele em que é realizada a UC e que tenha exame previsto.