Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P829

Dislexia e Discalculia

Código: P829     Sigla: DD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 50 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Alexandre Teixeira Alves Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Rui Alexandre Teixeira Alves 1,50
Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Este curso visa proporcionar aos estudantes conhecimentos sólidos e cientificamente informados sobre as perturbações do neurodesenvolvimento, em particular sobre a dislexia e a discalculia.

Especificamente, são abordados aspectos ligados à descrição, desenvolvimento, intervenção e avaliação das competências de leitura e cálculo.

É também objectivo melhorar as competências de reflexão crítica e comunicação dos estudantes no campo específico das perturbações do desenvolvimento.  

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso os estudantes devem ser capazes de:
• Conhecer, no quadro das perturbações desenvolvimentais, as dificuldades na leitura, escrita e cálculo. • Conhecer a investigação cognitiva sobre a dislexia e a discalculia. • Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar conhecimentos específicos no domínio, de nível de especialização intermédia e/ou avançada, e em particular ser capaz de avaliar criticamente a investigação nos domínios analisados. • Ser capaz de comunicar os avanços da investigação usando normas de escrita científica, e de comunicar com rigor e clareza para um público leigo. • No plano da intervenção psicológica, o estudante deve ser capaz de delinear e conduzir procedimentos de avaliação da dislexia e da discalculia; comunicar as conclusões da avaliação respeitando os princípios éticos e deontológicos; colaborar com outros profissionais para planear e levar a cabo intervenção em quadros de dislexia e discalculia; e avaliar criteriosamente os resultados da intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

• Grelha compreensiva das perturbações do desenvolvimento. • Desenvolvimento e aprendizagem da leitura. • Avaliação da dislexia. • Intervenção nas dificuldades de leitura e ensino da leitura. • Desenvolvimento da competência numérica e do cálculo. • Avaliação da discalculia. • Intervenção na discalculia e ensino da matemática. • As perturbações adquiridas da leitura, escrita e cálculo.

Bibliografia Obrigatória

Campbell Jamie I.D. 340; Handbook of mathematical cognition. ISBN: 1-84169-411-8
Dehaene, S. ; Reading in the brain: The science and evolution of a human invention, Viking, 2009
Dehaene Stanislas; The^number sense. ISBN: 0-19-513240-8
Morton John; Understanding developmental disorders. ISBN: 0-631-18758-8
Pugh Ken 340; How children learn to read. ISBN: 978-1-84872-843-1
Snowling Margaret 340; Science of reading

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas. Apresentação e discussão de provas de avaliação da dislexia e discalculia. Leituras e escrita de sínteses. Curso online (http//moodle.up.pt).

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 31,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderados as seguintes componentes: (a) resumos de dois artigos recentes (dislexia e discalculia) previamente acordados com o professor; (b) pensar pós-seminário (pps) pequenos textos de síntese e avaliação crítica de acompanhamento das sessões presenciais; (c) envolvimento e participação na UC. O respectivo peso será de 40%, 50% e 10%. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente. As componentes de avaliação são expressas na escala de 20 valores e não é requerida nota mínima em nenhuma delas.

Provas e trabalhos especiais

Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. Nessa medida, a participação nas aulas pode ser substituída pela realização de um trabalho escrito adicional, cuja ponderação será à mesma prevista na alinea c da fórmula de cálculo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.

Melhoria de classificação

Atendendo a que os estudantes recebem feedback dos trabalhos parciais (avaliação distribuída), a melhoria da classificação final é possível apenas em casos excepcionais e depende da apreciação favorável dos professores. 

O estudante poderá efetuar melhoria de classificação por frequência da unidade curricular no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento, se a unidade curricular estiver em funcionamento, nos termos do artigo 11º do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-27 às 09:24:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais