Psicologia Social
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
161 |
Plano Oficial |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
1. conhecimento das macro-teorias estruturantes da Psicologia Social e sua relação com a fenomenologia dos indivíduos e grupos no seio dos contextos sociais (através das secções do programa); 2. assimilação dos conceitos centrais, teorias, modelos e investigação sobre a auto- e hetero-percepção e julgamento (secções 1-4), os determinismos sociais que operam sobre o pensamento e o comportamento (secção 5), os processos subjacentes às tensões sociais (secção 6), os processos intragrupais (secção 7); 3. compreensão da utilidade dessas teorias e modelos como grelhas de leitura de contextos sociais definidos e para a intervenção sobre as problemáticas emergentes nesses contextos; 4. apropriação do discurso metodológico-empírico da investigação em Psicologia Social, permitindo aos estudantes a analisar a produção do conhecimento em psicologia social, motivando-os a participar na construção desse discurso, e a utilizá-lo junto das comunidades científica e não-científica.
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Resultados de aprendizagem e competências
Realização dos objectivos enunciados na secção anterior.
Capacidade de leitura de conteúdos de UCs subsequentes sob uma perspectiva psicossocial
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Introdução às Cièncias Sociais
Métodos de Investigação em Psicologia
Epistemologia e História da Psicologia
Ética e Deontologia em Psicologia
Programa
A "Psicologia dos quotidiano"
teorias da atribuição
formação de impressões
teorias implícitas de personalidade
esquemas cognitivos e julgamento social
Cognição social e emoções
primazia das preferências sobre as Inferências
teorias sócio- cognitivas e sócio-culturais das emoções
Atitudes, opiniões e comportamentos
estrutura e função das atitudes
relação atitudes-comportamentos
Representações sociais
dispersão informativa e pressão inferencial
objectivação e ancoragem
informação, atitude, e campo de representação
teoria do “núcleo central”
teoria da ancoragem psicossocial
Influência social
submissão
normalização
conformismo
inovação
Estereótipos e relações intergrupais
preconceito e discriminação
racismo subtil, racismo aversivo, sexismo benevolente
estereótipos e contacto intergrupal
modelos da mudança dos estereótipos
teorias do conflito intergrupal
abordagem da identificação social
Dinâmica dos grupos
afiliação e interdependência
socialização e desenvolvimento grupal
liderança e desvio
tarefas e desempenho grupal
Bibliografia Obrigatória
Abrams, D., Hogg, M. A., Marques, J. M.; The Social Psychology of Inclusion and Exclusion. , Psychology Press, 2005
Gardner Lindzey;
The^handbook of social psychology. ISBN: 0-394-35050-9 (v. 1)
Michael A. Hogg;
Social psychology. ISBN: 0-13-486770-X
Jorge Vala;
Psicologia social. ISBN: 972-31-0595-0
Félix Neto;
Psicologia social. ISBN: 972-674-311-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas - por assunto: 1. conceitos, teoria e investigação, conclusões básicas; 2.estado da arte (teorias e modelos antagónicos); 3. debates teórico-metodológicos e implicações sociais concretas.
Articulação teóricas - práticas: O efectivo de estudantes condiciona o formato das aulas teóricas no sentido expositivo. A articulação e sincronização dos conteúdos das aulas teóricas e práticas (organizadas em turmas de 20-30 alunos) atenuam este efeito.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
65,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
15,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
20,00 |
Estudo autónomo |
25,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho de campo |
25,00 |
Trabalho de investigação |
0,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de (a) presença em 75% das aulas práticas e (b) obtenção das notas mínimas de 7.50/20 (37.5%) no exame teórico e nas aulas práticas (projecto de grupo). A nota final resulta da soma ponderada das avaliações teórica e prática e deve ser igual ou superior a 9.50/20 (45%)
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final =
TeóricasX
.80 + Práticas X
.20Melhoria de classificação
A nota obtida na componente prática não entrará para o cálculo da nota final para estudantes que se apresentem para melhoria de nota.
A melhoria de classificação do exame realizado será possível, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.