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Psicologia Social

Código: P301     Sigla: PS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 161 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos








1. conhecimento das macro-teorias estruturantes da Psicologia Social e sua relação com a fenomenologia dos indivíduos e grupos no seio dos contextos sociais (através das secções do programa);

2. assimilação dos conceitos centrais, teorias, modelos e investigação sobre a auto- e hetero-percepção e julgamento (secções 1-4), os determinismos sociais que operam sobre o pensamento e o comportamento (secção 5), os processos subjacentes às tensões sociais (secção 6), os processos intragrupais (secção 7);

3. compreensão da utilidade dessas teorias e modelos como grelhas de leitura de contextos sociais definidos e para a intervenção sobre as problemáticas emergentes nesses contextos;

4. apropriação do discurso metodológico-empírico da investigação em Psicologia Social, permitindo aos estudantes a analisar a produção do conhecimento em psicologia social, motivando-os a participar na construção desse discurso, e a utilizá-lo junto das comunidades científica e não-científica.


Resultados de aprendizagem e competências

Realização dos objectivos enunciados na secção anterior.
Capacidade de leitura de conteúdos de UCs subsequentes sob uma perspectiva psicossocial

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Introdução às Cièncias Sociais
Métodos de Investigação em Psicologia
Epistemologia e História da Psicologia
Ética e Deontologia em Psicologia

Programa

A "Psicologia dos quotidiano"
  teorias da atribuição
  formação de impressões
  teorias implícitas de personalidade
  esquemas cognitivos e julgamento social

Cognição social e emoções
  primazia das preferências sobre as Inferências
  teorias sócio- cognitivas e sócio-culturais das emoções

Atitudes, opiniões e comportamentos
  estrutura e função das atitudes
  relação atitudes-comportamentos

Representações sociais
  dispersão informativa e pressão inferencial
  objectivação e ancoragem
  informação, atitude, e campo de representação
  teoria do “núcleo central”
  teoria da ancoragem psicossocial


Influência social
  submissão
  normalização
  conformismo
  inovação


Estereótipos e relações intergrupais
  preconceito e discriminação
  racismo subtil, racismo aversivo, sexismo benevolente
  estereótipos e contacto intergrupal
  modelos da mudança dos estereótipos
  teorias do conflito intergrupal
  abordagem da identificação social


Dinâmica dos grupos
  afiliação e interdependência
  socialização e desenvolvimento grupal
  liderança e desvio
  tarefas e desempenho grupal

Bibliografia Obrigatória

Abrams, D., Hogg, M. A., Marques, J. M.; The Social Psychology of Inclusion and Exclusion. , Psychology Press, 2005
Gardner Lindzey; The^handbook of social psychology. ISBN: 0-394-35050-9 (v. 1)
Michael A. Hogg; Social psychology. ISBN: 0-13-486770-X
Jorge Vala; Psicologia social. ISBN: 972-31-0595-0
Félix Neto; Psicologia social. ISBN: 972-674-311-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas - por assunto: 1. conceitos, teoria e investigação, conclusões básicas; 2.estado da arte (teorias e modelos antagónicos); 3. debates teórico-metodológicos e implicações sociais concretas.

Articulação teóricas - práticas: O efectivo de estudantes condiciona o formato das aulas teóricas no sentido expositivo. A articulação e sincronização dos conteúdos das aulas teóricas e práticas (organizadas em turmas de 20-30 alunos) atenuam este efeito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 15,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de (a) presença em 75% das aulas práticas e (b) obtenção das notas mínimas de 7.50/20 (37.5%) no exame teórico e nas aulas práticas (projecto de grupo). A nota final resulta da soma ponderada das avaliações teórica e prática e deve ser igual ou superior a 9.50/20 (45%)

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = TeóricasX .80 + Práticas X .20

Melhoria de classificação

A nota obtida na componente prática não entrará para o cálculo da nota final para estudantes que se apresentem para melhoria de nota.
melhoria de classificação do exame realizado será possível, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
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