Código: | P300 | Sigla: | PP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 166 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
1. Conhecer, a nível introdutório, os principais conceitos, descobertas e questões em aberto da psicologia dos processos cognitivos ligados ao pensamento, em particular a resolução de problemas, a tomada de decisão, o julgamento em condições de incerteza, a intuição e o raciocínio.
2. Familiarizar-se com a utilização do método experimental na investigação psicológica e apreciar o alcance, bem como os limites, da metodologia comportamental, usada solo ou em combinação com metodologias de imagem cerebral e electroencefalográficas.
3. Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar textos específicos no domínio, de nível de especialização inicial ou intermédia, e de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e situações da vida corrente em que a sua aplicação possa ser relevante.
Os objectivos foram acima definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados da aprendizagem.
Introdução ao estudo do pensamento: questões e métodos.
Resolução de problemas.
Das abordagens da Gestalt e Inteligência Artificial ao sistema mente/cérebro.
Métodos gerais de resolução.
Resolução em domínios específicos.
Expertise: características e desenvolvimento.
Prática e prática deliberada.
Tomada de decisão.
Racionalidade limitada.
Abordagens normativa e descritiva.
Escolha entre alternativas. Estratégias.
Emoções e decisão.
Julgamento em condições de incerteza.
Heurísticas e viés.
Alcance e críticas.
Intuição e raciocínio segundo D. Kahneman.
Raciocínio.
Indução e dedução.
Raciocínio condicional e silogístico.
A teoria do modelos mentais de P. Johnson-Laird.
Conhecimento prévio, pragmática e factores culturais.
Pensamento, linguagem e cultura.
Aulas expositivas semanais.
A frequência das aulas presenciais é fortemente recomendada. Caso não seja possível frequentar com regularidade as aulas semanais, o estudante deverá comunicar pessoalmente esse facto ao professor.
Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis: http://moodle.up.pt/ (acesso como visitante com senha “ visitaPP “).
Possibilidade de participar como sujeito em investigações em curso no Laboratório de Fala / Grupo Neurocognição e Linguagem (Grupo NCL).
Possibilidade também de efectuar uma recensão de artigos recomendados pela sua pertinência para o estudo das matérias do curso.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 41,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 2,00 |
Total: | 81,00 |
Recomendada a frequência de pelo menos 75% das aulas efectivas.
A avaliação é por exame final, que consiste integralmente ou em grande parte por perguntas de escolha múltipla e é realizado através do Moodle (respondendo em computador).
À participação facultativa em investigação experimental podem ser atribuídos créditos que contam para uma cota parte da classificação final. Também a elaboração de uma recensão pode ser usada em contexto de exame, sem consulta, que será classificada e ponderada para a classificação final.
Condições concretas são definidas anualmente. Salvo indicação em contrário a explicitar até pelo menos um mês antes da época de avaliação em Psicologia do Pensamento Online (Moodle), o esquema geral obedecerá à tipologia que se segue.
A classificação final é atribuída tendo em conta (1) a classificação no exame final e, no caso de ter participado numa investigação em Psicologia do Pensamento, (2) os créditos atribuídos a essa participação. Neste último caso, a classificação final será feita tendo em conta a ponderação de 90% para o exame e 10% para a participação. Caso não tenha participado na experiência, o exame vale 100%.
É esperada a participação do estudante em investigações experimentais em curso, na qualidade de sujeito. É também recomendado o uso regular da Psicologia do Pensamento Online (Moodle UP).
Condições especiais a definir caso a caso.
Possível mediante inscrição para melhoria a efectuar no Serviço Académico. No caso de a melhoria ser no ano académico a seguir àquele em que foi obtida aprovação, além da inscrição no Serviço Académico é necessário informar o professor.
Nos termos do Regulamento para avaliação da UP, a melhoria pode ser efetuada uma única vez, até à época de recurso do ano letivo imediatamente subsequente àquele em que foi obtida aprovação e em que esta unidade curricular tenha exame (cf. Art.º 10º, ponto 1).