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Psicologia do Pensamento

Código: P300     Sigla: PP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 166 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Teorico-Prática: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner 1,50
Teorico-Prática Totais 1 1,00
Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Conhecer, a nível introdutório, os principais conceitos, descobertas e questões em aberto da psicologia dos processos cognitivos ligados ao pensamento, em particular a resolução de problemas, a tomada de decisão, o julgamento em condições de incerteza, a intuição e o raciocínio.

2. Familiarizar-se com a utilização do método experimental na investigação psicológica e apreciar o alcance, bem como os limites, da metodologia comportamental, usada solo ou em combinação com metodologias de imagem cerebral e electroencefalográficas.

3. Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar textos específicos no domínio, de nível de especialização inicial ou intermédia, e de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e situações da vida corrente em que a sua aplicação possa ser relevante.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objectivos foram acima definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados da aprendizagem.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução ao estudo do pensamento: questões e métodos.

Resolução de problemas.
Das abordagens da Gestalt e Inteligência Artificial ao sistema mente/cérebro.
Métodos gerais de resolução.
Resolução em domínios específicos.
Expertise: características e desenvolvimento.
Prática e prática deliberada.

Tomada de decisão.
Racionalidade limitada.
Abordagens normativa e descritiva.
Escolha entre alternativas. Estratégias.
Emoções e decisão.

Julgamento em condições de incerteza.
Heurísticas e viés.
Alcance e críticas.
Intuição e raciocínio segundo D. Kahneman.

Raciocínio.
Indução e dedução.
Raciocínio condicional e silogístico.
A teoria do modelos mentais de P. Johnson-Laird.
Conhecimento prévio, pragmática e factores culturais.

Pensamento, linguagem e cultura.

Bibliografia Obrigatória

Eysenck Michael W.; Cognitive psychology. ISBN: 978-1-84872-416-7
Anderson John R.; Cognitive psychology and its implications. ISBN: ISBN 0-7167-3678-0

Observações Bibliográficas

Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2015). Cognitive Psychology. A student's handbook, 7th edition. London: Psychology Press.

Johnson-Laird, P. (2008). How we reason. London: Sage Publications.

Kahneman, D. (2011). Thinking, fast and slow. London: Allen Lane, Penguin.

Sternberg, R.J. (2009). Cognitive psychology. Fifth Edition. USA: Wadsworth, Cengage Learning.


Em complemento a esta bibliografia principal, são recomendados artigos recentes sobre temáticas específicas publicados em revistas científicas de alto impacto.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas semanais.
A frequência das aulas presenciais é fortemente recomendada. Caso não seja possível frequentar com regularidade as aulas semanais, o estudante deverá comunicar pessoalmente esse facto ao professor.

Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis: http://moodle.up.pt/ (acesso como visitante com senha “ visitaPP “).


Possibilidade de participar como sujeito em investigações em curso no Laboratório de Fala / Grupo Neurocognição e Linguagem (Grupo NCL).

Possibilidade também de efectuar uma recensão de artigos recomendados pela sua pertinência para o estudo das matérias do curso.

Software

Socrative Student
Moodle

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências da Saúde > Neurociências

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 2,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Recomendada a frequência de pelo menos 75% das aulas efectivas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é por exame final, que consiste integralmente ou em grande parte por perguntas de escolha múltipla e é realizado através do Moodle (respondendo em computador).

À participação facultativa em investigação experimental podem ser atribuídos créditos que contam para uma cota parte da classificação final. Também a elaboração de uma recensão pode ser usada em contexto de exame, sem consulta, que será classificada e ponderada para a classificação final.


Condições concretas são definidas anualmente. Salvo indicação em contrário a explicitar até pelo menos um mês antes da época de avaliação em Psicologia do Pensamento Online (Moodle), o esquema geral obedecerá à tipologia que se segue.

A classificação final é atribuída tendo em conta (1) a classificação no exame final e, no caso de ter participado numa investigação em Psicologia do Pensamento, (2) os créditos atribuídos a essa participação. Neste último caso, a classificação final será feita tendo em conta a ponderação de 90% para o exame e 10% para a participação. Caso não tenha participado na experiência, o exame vale 100%.

Provas e trabalhos especiais

É esperada a participação do estudante em investigações experimentais em curso, na qualidade de sujeito. É também recomendado o uso regular da Psicologia do Pensamento Online (Moodle UP).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Condições especiais a definir caso a caso.

Melhoria de classificação

Possível mediante inscrição para melhoria a efectuar no Serviço Académico. No caso de a melhoria ser no ano académico a seguir àquele em que foi obtida aprovação, além da inscrição no Serviço Académico é necessário informar o professor.

Nos termos do Regulamento para avaliação da UP, a melhoria pode ser efetuada uma única vez, até à época de recurso do ano letivo imediatamente subsequente àquele em que foi obtida aprovação e em que esta unidade curricular tenha exame (cf. Art.º 10º, ponto 1).





Observações

Observação introduzida na sequência de recomendação da direção do curso: Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, esta UC decorrerá totalmente à distância e em regime síncrono, fazendo uso de meios telemáticos.
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