Iniciação aos Sistemas de Regulação Biológica do Comportamento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia do Comportamento |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 04-10-2020 a 19-12-2020) ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fpceup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
110 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer as bases dos modelos de explicação biológica do comportamento, iniciando os estudantes à linguagem dos sistemas biológicos e à análise crítica das relações entre o sistema biológico como um conceito global e o meio, por um lado, e o cérebro como o sistema de regulação dos comportamentos de adaptação ao meio, por outro.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Abertura a diferentes modelos explicativos do comportamento com ênfase nos modelos neurobiológicos
2. Domínio dos conceitos de estrutura-função biológicas e a sua organização no organismo humano.
3. Aquisição do racional geral da explicação biológica do comportamento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum
Programa
1. Conceitos-chave em biologia:
a. Organismo
b. Organismo/sistema
2. Mórfogénese das estruturas do organismo com incidência no SNC.
a. Plano ontogenético
b. Plano filogenético
3. Origem e caminhos evolutivos do cérebro:
a. Da emergência do cérebro à emergência da mente.
4. Princípios gerais de organização do cérebro humano:
a. Organização do cérebro e regulação do comportamento
b. O futuro do cérebro: interface cérebro-computador
Bibliografia Obrigatória
Jane B. Reece, Lisa A. Urry, Michael L. Cain, Steven A. Wasserman, Peter V. Minorsky, Robert B. Jackson; Campbell Biology (10th Edition), Benjamin Cummings, 2013. ISBN: 978-0321775658
Teixeira, João Eduardo Marques; Toxicodependência e auto-organização, Piaget, 1993. ISBN: 972-9295-25-5 (Capítulo II e Capítulo III)
Teixeira, João Eduardo Marques; Manual da Disfunção Cognitiva na Prática Clínica, VVKA, Lda, 2012. ISBN: 978-972-8652-51-7 (Capítulo 2)
Rodrigues, Custódio; Motivação, Contraponto, 1998. ISBN: 972-646-104-9 (Capítulo I)
Observações Bibliográficas
Será fornecido um texto de apoio da autoria do Prof. Marques Teixeira, desenvolvido para a disciplina.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Aulas expositivas para grande grupo
2. Discussão dos conceitos-chave e elementos da matéria previamente fornecidos aos estudantes.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
27,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Sem frequência obrigatória
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde à classificação obtida no exame final, exigindo-se 10 valores (em 20) para aprovação na UC.
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segundo as normas estabelecidas na FPCE
Melhoria de classificação
Segundo as normas estabelecidas na FPCE
Observações
Enquanto se mantiver a situação pandémica, as aulas (teóricas) serão lecionadas em modo à distância.