Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P111

Iniciação aos Sistemas de Regulação Biológica do Comportamento

Código: P111     Sigla: ISRBC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia do Comportamento

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 04-10-2020 a 19-12-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 110 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer as bases dos modelos de explicação biológica do comportamento, iniciando os estudantes à linguagem dos sistemas biológicos e à análise crítica das relações entre o sistema biológico como um conceito global e o meio, por um lado, e o cérebro como o sistema de regulação dos comportamentos de adaptação ao meio, por outro.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Abertura a diferentes modelos explicativos do comportamento com ênfase nos modelos neurobiológicos
2. Domínio dos conceitos de estrutura-função biológicas e a sua organização no organismo humano.
3. Aquisição do racional geral da explicação biológica do comportamento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum

Programa

1. Conceitos-chave em biologia:
    a. Organismo
    b. Organismo/sistema

2. Mórfogénese das estruturas do organismo com incidência no SNC.
    a. Plano ontogenético
    b. Plano filogenético

3. Origem e caminhos evolutivos do cérebro:
    a. Da emergência do cérebro à emergência da mente.
   

4. Princípios gerais de organização do cérebro humano:
    a. Organização do cérebro e regulação do comportamento
    b. O futuro do cérebro: interface cérebro-computador


 

Bibliografia Obrigatória

Jane B. Reece, Lisa A. Urry, Michael L. Cain, Steven A. Wasserman, Peter V. Minorsky, Robert B. Jackson; Campbell Biology (10th Edition), Benjamin Cummings, 2013. ISBN: 978-0321775658
Teixeira, João Eduardo Marques; Toxicodependência e auto-organização, Piaget, 1993. ISBN: 972-9295-25-5 (Capítulo II e Capítulo III)
Teixeira, João Eduardo Marques; Manual da Disfunção Cognitiva na Prática Clínica, VVKA, Lda, 2012. ISBN: 978-972-8652-51-7 (Capítulo 2)
Rodrigues, Custódio; Motivação, Contraponto, 1998. ISBN: 972-646-104-9 (Capítulo I)

Observações Bibliográficas

Será fornecido um texto de apoio da autoria do Prof. Marques Teixeira, desenvolvido para a disciplina.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aulas expositivas para grande grupo
2. Discussão dos conceitos-chave e elementos da matéria previamente fornecidos aos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Sem frequência obrigatória

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à classificação obtida no exame final, exigindo-se 10 valores (em 20) para aprovação na UC.

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as normas estabelecidas na FPCE

Melhoria de classificação

Segundo as normas estabelecidas na FPCE

Observações

Enquanto se mantiver a situação pandémica, as aulas (teóricas) serão lecionadas em modo à distância.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 19:42:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias