Código: | P108 | Sigla: | ESC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais e Humanas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1233 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIPSI | 79 | Plano Oficial | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
Esta unidade curricular tem como objectivos: - Valorizar a leitura e a escrita como práticas privilegiadas da comunicação em ciência. - Pensar criticamente sobre temas das ciências sociais e humanas. - Compreender a escrita enquanto utensílio do pensamento. - Usar a escrita como meio de expressão e auxiliar do pensamento. - Conhecer os principais formatos da comunicação científica. - Utilizar eficientemente algumas ferramentas de apoio à produção escrita. - Conhecer e desenvolver estratégias pessoais de escrita. - Monitorizar e regular a escrita de acordo com os princípios da escrita científica.
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: - Valorizar a leitura e a escrita como práticas privilegiadas da comunicação em ciência. - Pensar criticamente sobre temas das ciências sociais e humanas. - Compreender a escrita enquanto utensílio do pensamento. - Usar a escrita como meio de expressão e auxiliar do pensamento. - Conhecer os principais formatos da comunicação científica. - Utilizar eficientemente algumas ferramentas de apoio à produção escrita. - Conhecer e desenvolver estratégias pessoais de escrita. - Monitorizar e regular a escrita de acordo com os princípios da escrita científica.
- Sensibilização à leitura e à escrita. - Criatividade e expressão de ideias. - Informação e pensamento crítico. - A mecânica da escrita: a frase, pontuação, coesão, tipos de texto. - Ferramentas de apoio à escrita: prontuários, gramáticas e gestão bibliográfica. - Princípios da escrita científica. - Formas e funções da comunicação científica. - Metaconhecimento sobre a escrita: planeamento, textualização, revisão e coerência.
As sessões ocorrem semanalmente e funcionam maioritariamente no formato de oficina de escrita. As sessões têm por base um conjunto de leituras requeridas a cada estudante, a sua discussão, a utilização de ferramentas de apoio à produção escrita e a realização de diversos exercícios de escrita. O curso tem uma componente online (http//moodle.up.pt) onde são disponibilizados materiais de apoio às sessões presenciais.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 39,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de campo | 2,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 81,00 |
As sessões estão sujeitas à verificação de assiduidade. Os estudantes que faltem a mais de 25% das aulas realizadas perdem a frequência da UC.
A avaliação é distribuída com exame final. Na avaliação da UC são ponderados as seguintes componentes: a) trabalho escrito, b) exame. O peso destas componentes na avaliação final é a) 50%, b) 50%. Os elementos de avaliação escrita são submetidos através da plataforma moodle e fazendo uso da ferramenta Turnitin. Todas as classificações de todas as componentes serão expressas na escala de 0 a 20 valores.
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. Nessa medida, a participação nas aulas pode ser substituída pela realização de um trabalho escrito adicional, cuja ponderação será à mesma prevista na alinea b da fórmula de cálculo.
Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto. A melhoria incide apenas sobre a componente de exame escrito