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Mapa das Instalações

Desenvolvimento da Prática Psicoterapêutica

Código: P855     Sigla: DPP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 4 - 6 54 163

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mariana Teixeira Lopes Veloso Martins Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,50
Mariana Teixeira Lopes Veloso Martins 3,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-04.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A presente UC pretende desenvolver nos estudantes:

a) um sentido crítico, eclético e integrativo dos processos psicoterapêuticos tendo por base uma abordagem sistémica e construtivista; e

b) o treino de competências e técnicas transversais e específicas para aplicação prática em terapia individual, de casal, familiar ou comunitária.

Resultados de aprendizagem e competências

São esperadas as seguintes aquisições de conhecimento e competências decorrentes deste:

  1. Atitude reflexiva face à investigação em psicoterapia e posicionamento crítico face à própria orientação psicoterapêutica;
  2. Construção de uma orientação clínica integradora e eclética;
  3. Desenvolvimento de competências de hipotetização e avaliação sistémica;
  4. Aquisição de ferramentas e técnicas específicas à prática psicoterapêutica, e de competências que permitam a sua utilização adequada atendendo ao cliente e à fase do processo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Eficácia da Psicoterapia.

    1. Benefícios e efeitos iatrogénicos

    2. Avaliação de resultados e eficácia diferencial das psicoterapias.



  2. Variáveis do cliente e variáveis do terapeuta.

    1. Teoria explicativa do cliente e hipotetização sistémica; tensões na formulação da hipótese clínica;

    2. Estrutura e flexibilidade no planeamento da sessão.

    3. Relação, aliança e distância terapêutica.

    4. O cliente como perito: not-knowing approach, curiosidade, conotação positiva.



  3. Mudança psicoterapêutica e processo psicoterapêutico

    1. mudanças de primeira e de segunda ordem.

    2. Técnicas orientadas para a mudança: centração e relaxamento; resolução de problemas e restruturação cognitiva; “como se”, role-playing, escultura; metáfora; rituais; terapia centrada nas soluções; prescrição paradoxal;

    3. Dropout e finalização do processo;



  4. O psicoterapeuta: constructos, narrativas e posições subjetivas conducentes a uma atitude integradora.

Bibliografia Obrigatória

Mahoney Michael J.; Constructive psychotherapy. ISBN: 1-57230-902-4
Eells, T. D.; Handbook of psychotherapy case formulation, Guilford Press., 2011. ISBN: 9781606239421
Minuchin Salvador; Family therapy techniques. ISBN: 0-674-29410-6
Patterson, J., Williams, L., Edwards, T. M., Chamow, L., & Grauf-Grounds, C.; Essential skills in family therapy: From the first interview to termination, Guilford Press, 2009. ISBN: 978-1606233054
Corbella Sergi; Investigación en psicoterapia. ISBN: 84-9770-970-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Jogos, exercícios, atividades experienciais
Role-playing para demonstrar conceitos e técnicas abordadas nas aulas
Apresentação de trabalhos sobre entrevista, sintoma, competências, técnicas, estratégias, recursos ou prescrições utilizados em psicoterapia
Discussão de textos na aula
Visualização e discussão de vídeos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Participação presencial 25,00
Teste 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 44,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 75% das aulas lecionadas. Para a obtenção de aprovação na UC, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 9 valores na componente de apresentação de trabalho.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuida da seguinte forma:
- participação presencial e ativa nos exercícios em aula 30%
- apresentação de trabalhos 70%
Os alunos são notificados das avaliações numa escala de 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Devido a constrangimentos de tempo das apresentações e do número de vagas, os estudantes de mobilidade apresentam o seu trabalho no formato escrito. Este trabalho incide sobre a aplicação de uma das técnicas/práticas lecionadas na UC a uma população específica ou perturbação.

A recente aprovação do Código Ético de Conduta Académica da U.Porto (Despacho nº GR.06/12/2017) implementa a obrigatoriedade da comunidade discente em declarar a autenticidade na totalidade dos trabalhos produzidos [alínea a) do artigo 14º], nos termos da seguinte “Declaração de honra”:
«Declaro que o presente trabalho/tese/dissertação/relatório/ … é de minha autoria e não foi utilizado previamente noutro curso ou unidade curricular, desta ou de outra instituição. As referências a outros autores (afirmações, ideias, pensamentos) respeitam escrupulosamente as regras da atribuição, e encontram-se devidamente indicadas no texto e nas referências bibliográficas, de acordo com as normas de referenciação. Tenho consciência de que a prática de plágio e auto-plágio constitui um ilícito académico.»

 

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.

Melhoria de classificação

- Está prevista a melhoria de classificação da componente de apresentação realizada, sob o formato de prova oral. Segue o regulamento geral da FPCEUP (cf. art.º 11º), podendo ser realizada até à época de recurso do ano imediatamente subsequente aquele em que foi obtida a aprovação. 

- A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

Observações

Esta UC contem 3 fichas de avaliação sumativa que são realizadas via moodle.
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