Desenvolvimento da Prática Psicoterapêutica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
30 |
Plano Oficial |
4 |
- |
6 |
54 |
163 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
A presente UC pretende desenvolver nos estudantes:
a) um sentido crítico, eclético e integrativo dos processos psicoterapêuticos tendo por base uma abordagem sistémica e construtivista; e
b) o treino de competências e técnicas transversais e específicas para aplicação prática em terapia individual, de casal, familiar ou comunitária.
Resultados de aprendizagem e competências
São esperadas as seguintes aquisições de conhecimento e competências decorrentes deste:
- Atitude reflexiva face à investigação em psicoterapia e posicionamento crítico face à própria orientação psicoterapêutica;
- Construção de uma orientação clínica integradora e eclética;
- Desenvolvimento de competências de hipotetização e avaliação sistémica;
- Aquisição de ferramentas e técnicas específicas à prática psicoterapêutica, e de competências que permitam a sua utilização adequada atendendo ao cliente e à fase do processo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Eficácia da Psicoterapia.
- Benefícios e efeitos iatrogénicos
- Avaliação de resultados e eficácia diferencial das psicoterapias.
- Variáveis do cliente e variáveis do terapeuta.
- Teoria explicativa do cliente e hipotetização sistémica; tensões na formulação da hipótese clínica;
- Estrutura e flexibilidade no planeamento da sessão.
- Relação, aliança e distância terapêutica.
- O cliente como perito: not-knowing approach, curiosidade, conotação positiva.
- Mudança psicoterapêutica e processo psicoterapêutico
- mudanças de primeira e de segunda ordem.
- Técnicas orientadas para a mudança: centração e relaxamento; resolução de problemas e restruturação cognitiva; “como se”, role-playing, escultura; metáfora; rituais; terapia centrada nas soluções; prescrição paradoxal;
- Dropout e finalização do processo;
- O psicoterapeuta: constructos, narrativas e posições subjetivas conducentes a uma atitude integradora.
Bibliografia Obrigatória
Mahoney Michael J.;
Constructive psychotherapy. ISBN: 1-57230-902-4
Eells, T. D.; Handbook of psychotherapy case formulation, Guilford Press., 2011. ISBN: 9781606239421
Minuchin Salvador;
Family therapy techniques. ISBN: 0-674-29410-6
Patterson, J., Williams, L., Edwards, T. M., Chamow, L., & Grauf-Grounds, C.; Essential skills in family therapy: From the first interview to termination, Guilford Press, 2009. ISBN: 978-1606233054
Corbella Sergi;
Investigación en psicoterapia. ISBN: 84-9770-970-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Jogos, exercícios, atividades experienciais
Role-playing para demonstrar conceitos e técnicas abordadas nas aulas
Apresentação de trabalhos sobre entrevista, sintoma, competências, técnicas, estratégias, recursos ou prescrições utilizados em psicoterapia
Discussão de textos na aula
Visualização e discussão de vídeos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Participação presencial |
25,00 |
Teste |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
12,00 |
Estudo autónomo |
52,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
44,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 75% das aulas lecionadas. Para a obtenção de aprovação na UC, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 9 valores na componente de apresentação de trabalho.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuida da seguinte forma:
- participação presencial e ativa nos exercícios em aula 30%
- apresentação de trabalhos 70%
Os alunos são notificados das avaliações numa escala de 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Devido a constrangimentos de tempo das apresentações e do número de vagas, os estudantes de mobilidade apresentam o seu trabalho no formato escrito. Este trabalho incide sobre a aplicação de uma das técnicas/práticas lecionadas na UC a uma população específica ou perturbação.
A recente aprovação do
Código Ético de Conduta Académica da U.Porto (Despacho nº GR.06/12/2017) implementa a obrigatoriedade da comunidade discente em declarar a autenticidade na totalidade dos trabalhos produzidos [alínea a) do artigo 14º], nos termos da seguinte “Declaração de honra”:
«Declaro que o presente trabalho/tese/dissertação/relatório/ … é de minha autoria e não foi utilizado previamente noutro curso ou unidade curricular, desta ou de outra instituição. As referências a outros autores (afirmações, ideias, pensamentos) respeitam escrupulosamente as regras da atribuição, e encontram-se devidamente indicadas no texto e nas referências bibliográficas, de acordo com as normas de referenciação. Tenho consciência de que a prática de plágio e auto-plágio constitui um ilícito académico.»
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Melhoria de classificação
- Está prevista a melhoria de classificação da componente de apresentação realizada, sob o formato de prova oral. Segue o regulamento geral da FPCEUP (cf. art.º 11º), podendo ser realizada até à época de recurso do ano imediatamente subsequente aquele em que foi obtida a aprovação.
- A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.
Observações
Esta UC contem 3 fichas de avaliação sumativa que são realizadas via moodle.