Código: | P832 | Sigla: | IP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=333086#tab1 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 14 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
1- Apresentar os principais constructos teóricos que orientam as práticas atuais em Intervenção Precoce (IP).
2- Clarificar a importância de se inscreverem as práticas de IP numa lógica inclusiva segundo abordagens centradas na família e nos restantes cenários de participação da criança.
3- Conhecer as linhas de orientação fundamentais adotadas na elaboração e implementação dos planos de intervenção.
4- Conhecer os princípios de funcionamento e as competências de participação necessárias ao desenvolvimento de atividades em equipas transdisciplinares de intervenção em IP.
5- Conhecer os princípios da consultoria colaborativa no trabalho com os pais e com os profissionais da equipa.
1- Os estudantes deverão identificar os pressupostos teóricos e concetuais subjacentes aos programas e práticas implementadas em IP.
2- Os estudantes deverão ser capazes de identificar as barreiras à participação de crianças na família ou na comunidade e de delinear estratégias suscetíveis de favoreceram a inclusão plena dessas crianças nos seus contextos naturais de vida.
3- Os estudantes deverão ser capazes de desenhar as linhas mestras de um programa de intervenção em IP e de planificar os seus princípios básicos de implementação.
4- Os estudantes deverão reconhecer os modelos de organização inerente à prática de funcionamento de equipas de IP e desenvolver competências de trabalho apropriadas à participação em equipas transdisciplinares de intervenção.
5- Os estudantes devem demonstrar competências de consultadoria colaborativa na interação com pais e profissionais da equipa de IP.
Não aplicável
I- Enquadramento conceptual e questões de IP
Módulo 1 – Modelos de desenvolvimento e crianças com necessidade de apoio adicional
Módulo 2 – O conceito de IP e o seu valor para o desenvolvimento humano
II – Questões de avaliação-intervenção em IP
Módulo 3 –Modelos para orientar o processo de avaliação-intervenção em IP
Módulo 4 – Participação e Envolvimento da criança como objetivo do processo de avaliação-intervenção
A metodologia de ensino baseia-se em procedimentos de exposição acompanhados por atividades de natureza tutorial e experiencial. Para além das aulas, cada aluno terá contacto com um programa de Intervenção Precoce e deverá documentar a orgânica do trabalho desenvolvido, enquadrando-o conceptualmente e refletindo acerca da dinâmica dos seus serviços. Observará casos seguidos no por equipas de IP. Deverá, ainda, realizar uma recensão crítica de artigos selecionados, com um grupo de colegas, de forma a aprofundar um dos temas apresentado nas aulas.
As atividades dos alunos compreendem:
1- Trabalho escrito sobre temáticas teóricas apresentadas na aula à luz das quais refletirá sobre a atividade das equipas de IP que visitou.
2- Apresentação oral de recensão crítica de artigos selecionados pelos alunos
3- Apresentação oral acerca da visita a um programa de IP
Designação | Peso (%) |
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Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 46,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 12,00 |
Total: | 162,00 |
Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245
1 -Trabalho de grupo: apresentação oral de recensão crítica
Com base em artigos escolhidos e comentados na aula - ponderação de 25% (5 valores) relativamente ao total da nota final.
2-Trabalho de grupo: apresentação oral de reflexão crítica acerca do trabalho observado no âmbito das Equipas de Intervenção Precoce visitadas pelos alunos
Utilizar conteúdos abordados nos módulos da UC para refletir e discutir o trabalho observado em termos de:
A ponderação será de 25% (5 valores) relativamente ao total da nota final.
3- Trabalho escrito de grupo: integrando os trabalhos 1 e 2
A ponderação será de 50% (10 valores) relativamente ao total da nota final.
Na ponderação da nota final: Até 5 valores (25%) para o trabalho 1; 5 valores (25%) para o trabalho 2; 10 valores (50%) serão destinados para o trabalho 3.
Todas as notas serão expressas em escala de 0 a 20 valores.
A nota mínima exigida em cada componente para que a média ponderada seja calculada é 10 valores.
Não aplicável
Não aplicável
Os alunos cujo estatuto não lhes permita frequentar regularmente as aulas, terão que apresentar um trabalho escrito individual acerca das temáticas abordadas na UC, devendo demonstar domínio acerca dos conceitos fundamentais em IP. Deverão ainda incluir no trabalho uma reflexão acerca da realidade de IP no seu país de origem (aspectos legislativos, serviços...).
Reformulação do trabalho escrito: Trabalho versando as temáticas teóricas apresentadas nas aulas, bem como a reflexão acerca do trabalho desenvolvido por uma das Equipas de Intervenção Precoce visitadas pelo estudante -A ponderação será de 50% (10 valores) relativamente ao total da nota final.
Os trabalhos escritos devem ser entregues na última aula do semestre.