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Didática da Formação Profissional

Código: EFA16     Sigla: DFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação e Formação de Adultos/Orientação Profissional

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 0 Plano oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimento e compreensão de diferentes formas de conceber e concretizar a formação profissional, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nas aulas teóricas, nos trabalhos de campo e nos exercícios teórico práticos, bem como nos momentos formais de avaliação.
Capacidade de organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações.
Capacidade de produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise.
Capacidade de autocrítica e de compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores (clientes, parceiros, alvos da intervenção).

Resultados de aprendizagem e competências

1. Capacidade de integração de diferentes tipos de contributos;

2. Capacidade em organizar com clareza, precisão e coerência uma argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas;

3. Capacidade para a produção de reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;

4. Capacidade de auto-crítica e compreensão do ponto de vista dos interlocutores.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Da engenharia da formação à engenharia da didática profissional

  2. Aprender uma situação profissional: os componentes de uma situação profissional; situações profissionais e saberes profissionais; situações potenciais de desenvolvimento

  3. Adultos em formação: Envelhecimento, aprendizagem e formação

  4. Os formadores no trabalho: condições de exercício, atividade e intervenções

Bibliografia Obrigatória

Carré Philippe 300; Tratado das ciências e das técnicas da formação. ISBN: 972-771-345-9
ULL; Education permanente. ISBN: 0339-7513
Pastré Pierre; Des^situations potentielles de développement
Delgoulet Catherine; The^development of skills
Delgoulet Catherine; Novato

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas:
- exposição dos quadros teóricos
- apresentação e discussão de casos práticos
- análise e discussão de textos
- trabalho de campo com orientação/tutoria

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Trabalho de campo 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 5,00
Frequência das aulas 65,00
Trabalho de campo 11,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderados os seguintes componentes:

a) Apresentação em sala de trabalho prático/campo correspondente à formação de um trabalhador para o exercício da sua atividade profissional (trabalho realizado individualmente);
b) Apresentação em sala de um texto (trabalho realizado em grupo de dois elementos);

A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respectivamente, a) 70% e b) 30%.
As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes.
O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso.
O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição inicialmente atribuída.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.
O estudante poderá submeter-se a novas avaliações para efeito de melhoria de classificação final no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento.

Observações

Situações especiais relativas à avaliação serão discutidas com a equipa docente no início da UC.

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