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Psicologia Social do Envelhecimento

Código: MTP18     Sigla: PSE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 29-05-2020)

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407595
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 9 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-05-11.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

As aulas têm por objetivo expor e discutir os modelos e teorias atuais da Psicologia Social do Envelhecimento. Além do enquadramento teórico serão também abordadas as metodologias de investigação empírica da Psicologia Social do Envelhecimento.

Resultados de aprendizagem e competências

A disciplina visa permitir que os alunos sejam capazes de compreender os temas da Psicologia Social do Envelhecimento, descrever as teorias mais representativas e as respectivas implicações teóricas e práticas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução

    • Objeto do estudo da Psicologia Social

    • Envelhecimento da população

    • Aplicando a Psicologia Social à Gerontologia



  2. Idadismo

    • O que é o idadismo

    • O idadismo em Psicologia

    • Estereótipos etários

    • Discriminação

    • Atitudes perante o envelhecimento

    • Avaliações explícitas e implícitas do idadismo



  3. Solidão

    • O que é a solidão

    • Abordagens teóricas da solidão

    • Avaliação da solidão

    • Fontes da solidão

    • A solidão nos idosos

    • Solidão e Universidades da Terceira Idade

    • Solidão e emergências nos idosos



  4. Felicidade

    • Definição e avaliação da felicidade

    • Componentes da felicidade

    • Domínios e dimensões da felicidade

    • A maior parte das pessoas são felizes

    • A felicidade nas pessoas idosas

    • Promover o bem-estar nos idosos





  1. Relações íntimas



  • Amizades nos idosos

  • Atitudes e comportamentos amorosos nos idosos

  • Atitudes e comportamentos sexuais nos idosos

  • Perceções do sexo e do amor ao longo do ciclo vital


  • 6 Psicogerontologia intercultural



    • Investigação intercultural em Psicogerontologia

    • Desafios da investigação intercultural em Psicogerontologia

    • Religião, cultura e envelhecimento

    • Perspectivas interculturais sobre a morte




 


Referências gerais


 (para cada capítulo serão dadas referências específicas)


 


Birren, J. E., e Schaie, W. K. (2006). Handbook of psychology of aging, 6th ed. San Diego; Academic Press.


Charles, S. T., e Carstensen, L. L. (2009). Social and emotional aging. Annual Review of Psychology, 61, 383-409.


Johnson, M., Bengtson, V., Coleman, P., e Kirkwoal, T. B. (2005). The Cambridge handbook of age and ageing. Cambridge: Cambridge University Press.


Monteiro, H., e Neto, F. (2008). Universidades da Terceira Idade: da solidão aos motivos para a sua frequência. Porto: Livpsic.


Neto, F. (Coordenador) (2004). Psicologia Social Aplicada. Lisboa: Universidade Aberta.


Rabbitt, P. (2015). The aging mind. London: Routledge.


Rossel, N. Y., Herrera, R. R., & Rico, M. A. (2004). Introdución a la psicogerontologia. Madrid: Psicologia Piramide.


Schaie, K. W., & Willis, S. L. (Eds.) (2015). Handbook of psychology of aging (8th ed.). London: Academic Press.


Tradó, C., & Villar, F. (Eds.) (2006). Psicologia de la viuvez. Madrid: Editorial Alianza.

Bibliografia Obrigatória

Baddeley Alan; Memory. ISBN: 978-1-84872-001-5
Birren James E. 340; Handbook of the psychology of aging. ISBN: 0-12-101263-8
Neto Félix 570; Psicologia social aplicada. ISBN: 972-674-421-0
Triadó Carme 570; Psicologia de la vejez. ISBN: 84-206-4819-1

Bibliografia Complementar

Johnson, M., Bengtson, V., Coleman, P., e Kirkwoal, T. B; The Cambridge handbook of age and ageing

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas, envolvendo apresentações audiovisuais, actividades de grupo, apresentação de sínteses, demonstrações e questionários.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A fequência das aulas é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponde à média ponderada do resultado  no trabalho escrito e no trabalho prático e de projecto.

-Trabalho escrito: ponderação 70 % (1 trabalho)

- Trabalho prático e de projeto 30 %

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, etc. beneficiam dos direitos inerentes ao respectivo estatuto. Alunos com necessidades educativas especiais devem contactar o docente de forma a poderem ser realizadas as adaptações necessárias.

 

Melhoria de classificação

A época de recurso pode ser utilizada para realizar a componente teórica (50%) para aqueles estudantes que tiverem faltado, reprovado no teste ou para melhoria de classificação.

 

Está prevista a melhoria da classificação no teste (50%), uma única vez, até à época de recurso do ano lectivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

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