Código: | MTP18 | Sigla: | PSE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407595 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MTP | 9 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
As aulas têm por objetivo expor e discutir os modelos e teorias atuais da Psicologia Social do Envelhecimento. Além do enquadramento teórico serão também abordadas as metodologias de investigação empírica da Psicologia Social do Envelhecimento.
A disciplina visa permitir que os alunos sejam capazes de compreender os temas da Psicologia Social do Envelhecimento, descrever as teorias mais representativas e as respectivas implicações teóricas e práticas.
Referências gerais
(para cada capítulo serão dadas referências específicas)
Birren, J. E., e Schaie, W. K. (2006). Handbook of psychology of aging, 6th ed. San Diego; Academic Press.
Charles, S. T., e Carstensen, L. L. (2009). Social and emotional aging. Annual Review of Psychology, 61, 383-409.
Johnson, M., Bengtson, V., Coleman, P., e Kirkwoal, T. B. (2005). The Cambridge handbook of age and ageing. Cambridge: Cambridge University Press.
Monteiro, H., e Neto, F. (2008). Universidades da Terceira Idade: da solidão aos motivos para a sua frequência. Porto: Livpsic.
Neto, F. (Coordenador) (2004). Psicologia Social Aplicada. Lisboa: Universidade Aberta.
Rabbitt, P. (2015). The aging mind. London: Routledge.
Rossel, N. Y., Herrera, R. R., & Rico, M. A. (2004). Introdución a la psicogerontologia. Madrid: Psicologia Piramide.
Schaie, K. W., & Willis, S. L. (Eds.) (2015). Handbook of psychology of aging (8th ed.). London: Academic Press.
Tradó, C., & Villar, F. (Eds.) (2006). Psicologia de la viuvez. Madrid: Editorial Alianza.
As aulas são teórico-práticas, envolvendo apresentações audiovisuais, actividades de grupo, apresentação de sínteses, demonstrações e questionários.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 70,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A nota final corresponde à média ponderada do resultado no trabalho escrito e no trabalho prático e de projecto.
-Trabalho escrito: ponderação 70 % (1 trabalho)
- Trabalho prático e de projeto 30 %
Os trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, etc. beneficiam dos direitos inerentes ao respectivo estatuto. Alunos com necessidades educativas especiais devem contactar o docente de forma a poderem ser realizadas as adaptações necessárias.
A época de recurso pode ser utilizada para realizar a componente teórica (50%) para aqueles estudantes que tiverem faltado, reprovado no teste ou para melhoria de classificação.
Está prevista a melhoria da classificação no teste (50%), uma única vez, até à época de recurso do ano lectivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.