Género, Sexualidades e Envelhecimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Humanas |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 16-09-2019 a 20-12-2019)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MTP |
7 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Espera-se que as/os estudantes: identifiquem tipos de opressão e discriminação associados ao género e às sexualidades no processo de envelhecimento; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as alunos/as deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos como podem conduzir a discriminação das pessoas idosas na sua total interseccionalidade
Resultados de aprendizagem e competências
- Descreve conceitos chave para a compreensão do género e das sexualidades
- Identifica tipos de opressão e formas de discriminação com base nos esterotipos , preconceitos e discrimação em função da idade na sua interseccionalidade com o genero e as sexualidades
- Discute estratégias de opressão e discriminação camufladas e/ou internalizadas
- Desenvolve a consciência cultural que permite a compreensão e o respeito pelas diferenças
- Desenvolve a auto-reflexão e a auto-crítica de forma a conhecer os seus valores pessoais e a forma como eles afectam a própria vida e a sua relação com os outros
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Programa 1. Introdução ao Género e Sexualidades
- Teorias da opressão
- Formas de Opressão e sistemas de opressao
- Estereotipos
2. Feminismos e
Teoria da Interseccionalidade
- Género/sexo-Feminismos
- Orientação sexual- Movimentos LGBT
3. Envelhecimento e Idadismo
4.
Género e Sexualidades no Envelhecimento5. Sexualidade no Envelhecimento e Contextos de Vida
6. Sexualidade LGB e Envelhecimento
7. Sexualidades Trans* e Envelhecimento
8.
Ações Positivas face ao Género e Sexualidades no Envelhecimento
Bibliografia Obrigatória
Nogueira Conceição;
Um olhar sobre as relações sociais de género. ISBN: ISBN 972-31-0931-X
Nogueira Conceição 570;
Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. ISBN: 978-972-597-326-4
Andrew King;
Intersections of ageing, gender and sexualities. ISBN: 978-1-4473-3302-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino expositivo
Discussao de exercicios e actividades
Discussao de textos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
25,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
12,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estao sujeitas á verificação da assiduidade. Os/as estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência
Realização de pelo menos 3 dos 4 métodos avaliação. Apresentação de um trabalho de grupo obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação resulta do somatorio da nota relativa à partcipação nas aulas (10% da nota final), da realização de um teste de progresso (25%), de uma apresentação/dinamização de uma aula em grupo, tendo por base textos cientificos fornecidos pela docente (40% da nota final) e a elaboração de uma reflexão individual sobre o tema apresentado no trabalho de grupo (25%).
Melhoria de classificação
Só é possivel melhoria de classificação com um trabalho escrito indiviual sobre um dos temas do programa