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Género, Sexualidades e Envelhecimento

Código: MTP19     Sigla: GSE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Humanas

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 16-09-2019 a 20-12-2019)

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407608
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 7 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-08-29.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Espera-se que as/os estudantes: identifiquem tipos de opressão e discriminação associados ao género e às sexualidades no processo de envelhecimento; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as alunos/as deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos como podem conduzir a discriminação das pessoas idosas na sua total interseccionalidade

Resultados de aprendizagem e competências


  • Descreve conceitos chave para a compreensão do género e das sexualidades

  • Identifica tipos de opressão e formas de discriminação com base nos esterotipos , preconceitos e discrimação em função da idade na sua interseccionalidade com o genero e as sexualidades

  • Discute estratégias de opressão e discriminação camufladas e/ou internalizadas

  • Desenvolve a consciência cultural que permite a compreensão e o respeito pelas diferenças

  • Desenvolve a auto-reflexão e a auto-crítica de forma a conhecer os seus valores pessoais e a forma como eles afectam a própria vida e a sua relação com os outros

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa
1. Introdução ao Género e Sexualidades
- Teorias da opressão
- Formas de Opressão e sistemas de opressao
- Estereotipos
2. Feminismos e Teoria da Interseccionalidade
- Género/sexo-Feminismos
- Orientação sexual- Movimentos LGBT
3. Envelhecimento e Idadismo
4. Género e Sexualidades no Envelhecimento
5. Sexualidade no Envelhecimento e Contextos de Vida
6. Sexualidade LGB e Envelhecimento
7. Sexualidades Trans* e Envelhecimento
8. Ações Positivas face ao Género e Sexualidades no Envelhecimento

Bibliografia Obrigatória

Nogueira Conceição; Um olhar sobre as relações sociais de género. ISBN: ISBN 972-31-0931-X
Nogueira Conceição 570; Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. ISBN: 978-972-597-326-4
Andrew King; Intersections of ageing, gender and sexualities. ISBN: 978-1-4473-3302-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino expositivo
Discussao de exercicios e actividades
Discussao de textos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Participação presencial 10,00
Teste 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estao sujeitas á verificação da assiduidade. Os/as estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência
Realização de pelo menos 3 dos 4 métodos avaliação. Apresentação de um trabalho de grupo obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação resulta do somatorio da nota relativa à partcipação nas aulas (10% da nota final), da realização de um teste de progresso (25%), de uma apresentação/dinamização de uma aula em grupo, tendo por base textos cientificos fornecidos pela docente (40% da nota final) e a elaboração de uma reflexão individual sobre o tema apresentado no trabalho de grupo (25%).

Melhoria de classificação

Só é possivel melhoria de classificação com um trabalho escrito indiviual sobre um dos temas do programa
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