Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E527

Educação, Ambiente e Sustentabilidade

Código: E527     Sigla: EAS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 16 Plano Oficial 3 - 3 28 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-17.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) semestral optativa inscreve-se no campo da educação para a cidadania. Pretende, neste campo, promover a compreensão da emergência das questões ambientais e da procura de soluções/ações de desenvolvimento sustentável para as sociedades humanas, bem como das possibilidades do campo educativo no incremento dessas ações. Abrange uma contextualização teórico-prática de alguns tópicos sobre Ambiente, Sustentabilidade e os papéis da Educação, passando, em seguida, à análise crítica de projetos e atividades de educação ambiental e terminado, com o desafio do desenho de um projeto de intervenção.
Para tal, estabelecem-se como objetivos:

- Explorar alguns desafios que as problemáticas ambientais e de emergência do desenvolvimento sustentável têm trazido para o campo da cidadania e da educação.

- Analisar documentos e ações de referência no campo da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

- Conceber e discutir intervenções de Educação Ambiental e de Educação para o Desenvolvimento Sustentável em contextos socioeducativos diversificados.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no fim desta UC os/as estudantes sejam capazes de:

- Compreender as várias dimensões (ambiental, económica, social, política, cultural) das problemáticas ambientais e da emergência do desenvolvimento sustentável.

- Reconhecer e problematizar o papel primordial da educação na consecução de objetivos e metas nas agendas nacionais e internacionais para o desenvolvimento sustentável.

- Analisar criticamente documentos, ações e atividades de Educação Ambiental e para o Desenvolvimento Sustentável.

- Reconhecer algumas metodologias de ação na Educação Ambiental e para o Desenvolvimento Sustentável, e a sua adequação a diferentes contextos socioeducativos e públicos-alvo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.A.

Programa

1. Ambiente e Sustentabilidade
1.1 O estado do ambiente e a problemática ambiental numa perspetiva de sustentabilidade
1.2 Breve contextualização histórica de conceitos, movimentos e perspetivas
1.3 Documentos, programas e organizações nacionais e internacionais de referência


2. O papel da Educação: educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável para uma cidadania global
2.1 Da educação ambiental à educação para o desenvolvimento sustentável
2.2 Contextos educativos sobre ambiente e sustentabilidade: formal, não formal e informal
2.3 Projetos e atividades de educação ambiental

Bibliografia Obrigatória

Gadotti Moacir; Educar para a sustentabilidade. ISBN: 978-85-61910-03-7
Ministério da Educação – DGE; Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Ministério da Educação, 2018 (http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/ref_sustentabilidade.pdf )
Resolução do Conselho de Ministros n.º 100/2017; Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, Diário da República, 1.ª série, N.º 132, 11 de julho de 2017, pp. 3533- 3550, 2017 (https://enea.apambiente.pt/content/enea-2020?language=pt-pt )
Schmidt, Luísa ; Guerra, Joaquim e Nave, João ; Educação Ambiental. Balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010 (http://repositorio.ul.pt/handle/10451/11183)
UNESCO; Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivos de Aprendizagem, UNESCO, 2017 (https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf )
Rieckmann, Marco; Key themes in Education for Sustainable Development , A.. Leicht, J. Heiss and W. J. Byun (Eds.) Issues and trends in Education for Sustainable Development, Chapter 3, pp. 61-85, 2018, UNESCO, 2018 (https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261445 )

Bibliografia Complementar

Freitas, Mário; Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável? Uma análise centrada na realidade portuguesa, Revista Iberoamericana de Educación, 2005, 41, pp. 133-147, 2005
Soromenho-Marques Viriato 1957-; Economia, política e desenvolvimento sustentável
United Nations; Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development, A/RES/70/1, 2015 (https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas horas de contacto, os métodos de ensino incluirão: exposição; debate; análise documental; trabalho de grupo; apresentação de trabalhos; e orientação tutorial. Já no trabalho autónomo, prevê-se ocorrer pesquisa de documentos e projetos; análise documental e ensaio crítico; análise e produção de proposta de intervenção.

As atividades de aprendizagem incluirão a análise e debate sobre documentos de referência histórica e atual sobre a educação ambiental e sobre a educação para o desenvolvimento sustentável, bem como a pesquisa e análise crítica de ações/atividades de Educação Ambiental e/ou para o Desenvolvimento Sustentável. Tais análises verterão para a componente individual do trabalho escrito. Adicionalmente, as/os estudantes serão convidadas/os a conceber e apresentar aos colegas uma proposta de intervenção no campo da Educação Ambiental e/ou para o Desenvolvimento Sustentável que constituirão a componente de trabalho de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 63,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

De acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação distribuída sem exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas e apresentar o trabalho coletivo e o individual até à data estipulada no calendário anual.

 A não realização/apresentação de alguma atividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a realização de um exame oral que contemple os objetivos definidos para o trabalho coletivo e para o trabalho individual. Neste caso, a prova oral terá o valor de 100%, não sendo ponderada nenhuma classificação da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final, numa escala de 0 a 20 valores, corresponde à média da classificação do trabalho de projeto coletivo (40%) e do trabalho escrito individual (60%). Os/as estudantes que tiverem uma classificação negativa ou não entregarem os trabalhos previstos farão um exame oral sobre todos os conteúdos desenvolvidos na unidade curricular.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-30 às 20:39:15 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico