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Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I

Código: MTP01     Sigla: MEIP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 16-09-2019 a 20-12-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 19 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:

- Possuir um espírito de reflexão crítica sobre as abordagens à recolha de dados, tratamento, análise e resultados de investigações no domínio da Psicologia;

- Conhecer os processos e conceitos fundamentais de investigação científica em Psicologia e dominar a terminologia e linguagem científicas;

- Refletir sobre as questões éticas e deontológicas que se colocam no âmbito da investigação em Psicologia; Aplicar os princípios éticos que norteiam a investigação em Psicologia;

- Seleccionar técnicas e métodos de investigação adequados aos objetos, contextos e questões de investigação;

- Compreender a validade científica (em particular, interna e externa) e aplicar estes conceitos para avaliar a qualidade da investigação;

- Compreender aspetos que afetam a fidelidade, generalização e replicabilidade da investigação;

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

A investigação em Psicologia:

  • O processo de investigação: principais etapas de investigação científica
  • Pesquisa bibliográfica em bases de dados
  • Normas APA para a referenciação
  • Abordagem quantitativa e qualitativa
  • Técnicas de recolha de dados em investigação quantitativa e qualitativa;
  • A ética na investigação em Psicologia
  • Processo de revisão da literatura
  • Formulação dos problemas de investigação
  • Planos de investigação quantitativa & qualitativa: exemplos
  • Objetivos, questões de investigação, hipóteses e variáveis
  • Amostragem e seleção de participantes
  • Validade em investigação quantitativa: potenciais fontes de erro
  • Produtos da investigação: artigos científicos
Bibliografia principal: 
  1. Almeida, L. S., & Freire, T. ; Metodologia da investigação em Psicologia e Educação (4.a edição), Braga: Psiquilíbrios, 2007
  2. American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American psychological
  3. Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina

Bibliografia complementar
  1. Alferes Valentim Rodrigues; Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2

  2. Bardin, L; Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70, 1999
  3. Ghiglione Rodolphe; O^inquérito

  4. Poeschl Gabrielle; Análise de dados na investigação em psicologia. ISBN: 972-40-2690-6

Bibliografia Obrigatória

1. American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American psychological Association.; 1. American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American psychological Association., 2010
3. Almeida, L. S., & Freire, T. ; ; Metodologia da investigação em Psicologia e Educação (4.a edição), Braga: Psiquilíbrios, , 2007
Coutinho, C. P. ; Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas. , Coimbra: Almedina, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos e a exemplos práticos

- discussão em grande grupo ou em pequenos grupos

- realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo, de aplicação dos conhecimentos em sala de aula, com recurso ao computador sempre que adequado

 

Trabalho autónomo dos estudantes:

- atividades de pesquisa e revisão bibliográfica

- atividades de leitura e análise de textos científicos

- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula

- organização de um portefólio com os trabalhos realizados ao longo do semestre.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Estudo autónomo 38,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Tipo de Avaliação: Avaliação através do portfolio (40%: trabalho escrito – apresentação/discussão de um artigo científico: 20% e trabalho prático/projeto 20%) e avaliação por exame final (60%)

 

Condições de Frequência: A obtenção de frequência implica que o/a estudante: (i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula e organize os materiais num portfolio, (iii) realize o exame escrito de avaliação de conhecimentos.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes: Componente teórica = 60% + componente prática = 40%.

A classificação da componente teórica corresponde à classificação obtida na realização de um exame final individual.

A classificação da parte prática envolve uma avaliação distribuida individual, organizada através de um portfólio:  a) apresentação/discussão de um artigo científico: 20% e trabalho prático/projeto 20%

É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação (teórica e prática). 

A classificação final terá de corresponder a uma classificação igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores) na unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade. 
Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria será feita de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.

Informação complementar em "observações"

Observações

Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação apenas na componente de avaliação correspondente à Parte Teórica.

A classificação da parte teórica corresponde à classificação obtida na realização de um exame final individual (60%).

Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação na referida componente Prática (40%). Considera-se a classificação anteriormente obtida. 

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota da componente de exame final, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e desde que a unidade curricular tenha exame previsto.

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