Código: | P813 | Sigla: | ISRR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=405995 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 26 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
MTP | 5 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância.
2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …).
3. Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual.
4. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos. 5. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.
No fim desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer e compreender o que é a redução de riscos e a sua importância,
distinguindo-a de outras formas de intervenção;
- Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da
redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual
- Identificar, caracterizar e discutir criticamente diversos programas
e projectos de intervenção nesta área
1. 1.1 Discussão crítica do conceito de risco: risco psicológico, risco social, gestão dos riscos, sociedade de risco, ... 1.2. O contexto da intervenção social e da RR: marginalidade e exclusão na cidade pós-industrial; a trajectória social do fenómeno droga e a emergência da redução de riscos. 2. Noções, programas iniciais, críticas e pressupostos da redução de riscos. A redução de riscos no conjunto das estratégias de intervenção nas drogas 3. A redução de riscos em Portugal 4. Principais características e programas: 4.1. Características: pragmatismo, proximidade, trabalho em rede, ... 4.2. Programas: consumo de drogas/toxicodependência ( a troca de seringas, a metadona de baixo limiar, a redução de riscos no contexto das drogas sintéticas, salas de consumo, trabalho de pares, ... ); trabalho sexual (as diferentes valências: trabalho de campo e centro de atendimento; as principais áreas de intervenção: VIH/SIDA e IST, violência e exploração, direitos humanos/civis, empoderamento; os métodos: educação de pares, materiais educativos, aconselhamento/apoio e uso da internet, ...; os alvos pessoas que fazem trabalho sexual, clientes e gestores); outros programas de redução de riscos (consumo de álcool, …)
- Método expositivo;
- Discussão em grupo;
- Conferências levadas a cabo por especialistas nos temas relacionados com os conteúdos da UC seguidas de debate;
- Visualização de vídeos seguida de discussão;
- Pesquisa e estudo de bibliografia relacionada com os temas em análise;
- Estudo autónomo
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,50 |
Estudo autónomo | 74,50 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 162,00 |
A presença nas aulas é de grande importância, mas não é obrigatória.
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação. Assim:
- Trabalho prático em grupo: a ser desenvolvido ao longo do semestre, apresentado em uma das últimas aulas e sobre o qual deve ser feito um relatório escrito (ponderação de 50%)
- Exame final: sobre as matérias lecionadas durante o semestre (ponderação de 50%)
Em cada uma das componentes da avaliação, o aluno deve obter uma classificação mínima de 10 valores. Para obter aprovação na disciplina, o aluno deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.
Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho individual escrito que substitua o trabalho em grupo que os restantes estudantes efetuaram para avaliação da componente prática (valendo 50% da nota final) e da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre e que substituta o exame (valendo 50% da nota final).