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Trabalhos Práticos de Investigação Qualitativa

Código: P603     Sigla: TPIQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 143 Plano Oficial 3 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

• Conhecer as tradições epistemológicas, as características fundamentais e as diferentes fases da investigação qualitativa;

• Desenvolver competências de planeamento de investigação qualitativa em ciências sociais;

• Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação qualitativa a diferentes níveis: recolha, análise e interpretação dos dados;

• Ser capaz de realizar um trabalho de investigação qualitativa, implementando as suas diferentes fases: definição do problema, planificação, desenho da investigação, elaboração das questões de investigação, selecção do (s) método (s) de recolha de dados, recolha de dados, análise e interpretação de dados.

• Adquirir competências para escrever um artigo científico sobre uma investigação qualitativa;

• Dominar procedimentos para garantir a qualidade e a validade dos dados e das interpretações em investigação qualitativa.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão estar aptos a criar condições de construção do conhecimento científico e de trabalho autónomo que lhes permitam vir a ser profissionais competentes e a serem capazes de desenvolver investigações qualitativas.

Nesse sentido, as competências adquiridas nesta unidade curricular deverão, acima de tudo, constituir-se como recurso educativo. A formação deverá, assim, proporcionar uma adequada aprendizagem das abordagens qualitativas e respectivas técnicas de recolha e análise de dados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à investigação qualitativa
- Tradições epistemológicas e características fundamentais da investigação qualitativa.
- Tipos de estudos qualitativos
- A abordagem qualitativa e a abordagem quantitativa.

Os diferentes elementos do processo de investigação qualitativa: 
- A definição e formulação do problema;
- As questões de investigação;
- O desenho de investigação;
- A amostragem na investigação qualitativa

Técnicas de recolha de dados
- A Observação: diferentes tipos de observação; a observação naturalista
- A entrevista: diferentes formas de entrevista
- Os Grupos focais (Focus Groups)

Estratégias em investigação qualitativa
- A Teoria fundamentada (Grounded theory)
- A investigação acção
- Metodologia de estudo de caso

Técnicas de análise de dados
- Análise dedutiva e indutiva
- Análise de conteúdo
- Análise de discurso
- Formas de relatar e de apresentar dados qualitativos.


 A qualidade das inferências
- Questões de fidelidade e validade.

Bibliografia Obrigatória

Hernández Sampieri Roberto; Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2
Creswell John W.; Qualitative inquiry and research design. ISBN: 0-7619-0144-2
Creswell John W.; Research design. ISBN: 0-7619-2442-6
Denzin Norman K. 340; The^landscape of qualitative research. ISBN: 0-7619-1433-1
Flick Uwe; Métodos qualitativos na investigação científica
Denzin Norman K.; O^planejamento da pesquisa qualitativa. ISBN: 85-363-0663-7
Catarina Brandão, Jaime Ribeiro, António Pedro Costa; Qualitative research: where do we stand now?, Ciencia e Saude Coletiva Vol. 23(1). ISBN: DOI: 10.1590/1413-81232018231.27992017
Catarina Brandão, Jaime Emanuel Moreira Ribeiro; A importância do contexto na investigação qualitativa, Revista psicologia, diversidade e saúde, Vol. 7(1), p. 169-173, 2018. ISBN: DOI: 10.17267/2317-3394.v7i1.1897

Bibliografia Complementar

Tashakkori Abbas; Mixed methodology. ISBN: 0-7619-0071-3
Breakwell Glynis M. 340; Research methods in psychology. ISBN: 978-0-85702-264-6 (Considerar Cap. 1 e 13 a 22.)

Observações Bibliográficas

Considerar os capítulos 1 e 13 a 22.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo 2. Tutorial 3. Experiencial 4. Trabalho de campo

Software

Moodle
Turnitin

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 38,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação formativa sem exame final.

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas previstas.

1. Apresentação final oral nas aulas práticas do trabalho prático - trabalho de grupo (4 estudantes): Estudo qualitativo desenvolvido no âmbito das aulas práticas.


2. Elaboração de Projeto: Elaboração de um portefólio que incluiu todos os trabalhos realizados no contexto das aulas práticas: observação (grelha e registo dos dados); entrevistas (guiões não estruturado e semi estruturado, transcrição da entrevista semi estruturada e análise dos dados).

3. Trabalho escrito: Trabalho final escrito de grupo (4 estudantes), de acordo com as normas da APA (relativamente a citações) - inclui introdução teórica e desenho de um estudo utilizando metodologia qualitativa com base num artigo descrevendo uma pesquisa quantitativa.




Todas as componentes serão avaliadas com base numa escala de 0 a 20.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na ponderação da nota final:

1. Apresentação final oral nas aulas práticas do trabalho prático - trabalho de grupo (4 estudantes): descrição do estudo qualitativo desenvolvido pelos alunos no âmbito das aulas práticas (20%).

2. Elaboração de Projeto: Elaboração de um portefólio que incluiu todos os trabalhos realizados no contexto das aulas práticas: observação (grelha e registo dos dados); entrevistas (guiões não estruturado e semi estruturado, transcrição da entrevista semi estruturada e análise dos dados) (30%).

3. Trabalho final escrito de grupo (4 estudantes), de acordo com as normas da APA (relativamente a citações) - inclui introdução teórica e desenho de um estudo utilizando metodologia qualitativa (50%).


Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será o resultado, numa escala de 0 a 20 pontos, da média ponderada da nota nos diferentes componentes de avaliação.
Os estudantes terão de obter um mínimo de 8 valores em cada componente. O estudante realizará a UC se obtiver a nota mínima de 10 valores.

A classificação final no portefólio e no artigo científico terá em consideração a auto-avaliação realizada por cada grupo de estudantes que traduza a contributo de cada um na realização dos trabalhos.

Provas e trabalhos especiais


  • Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial . Contudo o estudante terá de realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação.

Melhoria de classificação

Na época de recurso é possível melhorar a nota através da reformulação do trabalho escrito (da componente teórica), correspondente a 50% da avaliação final.

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