Código: | P603 | Sigla: | TPIQ |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologia de Investigação Científica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 143 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
• Conhecer as tradições epistemológicas, as características fundamentais e as diferentes fases da investigação qualitativa;
• Desenvolver competências de planeamento de investigação qualitativa em ciências sociais;
• Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação qualitativa a diferentes níveis: recolha, análise e interpretação dos dados;
• Ser capaz de realizar um trabalho de investigação qualitativa, implementando as suas diferentes fases: definição do problema, planificação, desenho da investigação, elaboração das questões de investigação, selecção do (s) método (s) de recolha de dados, recolha de dados, análise e interpretação de dados.
• Adquirir competências para escrever um artigo científico sobre uma investigação qualitativa;
• Dominar procedimentos para garantir a qualidade e a validade dos dados e das interpretações em investigação qualitativa.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão estar aptos a criar condições de construção do conhecimento científico e de trabalho autónomo que lhes permitam vir a ser profissionais competentes e a serem capazes de desenvolver investigações qualitativas.
Nesse sentido, as competências adquiridas nesta unidade curricular deverão, acima de tudo, constituir-se como recurso educativo. A formação deverá, assim, proporcionar uma adequada aprendizagem das abordagens qualitativas e respectivas técnicas de recolha e análise de dados.
Técnicas de análise de dados
- Análise dedutiva e indutiva
- Análise de conteúdo
- Análise de discurso
- Formas de relatar e de apresentar dados qualitativos.
A qualidade das inferências
- Questões de fidelidade e validade.
1. Expositivo 2. Tutorial 3. Experiencial 4. Trabalho de campo
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 4,00 |
Elaboração de projeto | 20,00 |
Estudo autónomo | 38,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho escrito | 24,00 |
Total: | 162,00 |
2. Elaboração de Projeto: Elaboração de um portefólio que incluiu todos os trabalhos realizados no contexto das aulas práticas: observação (grelha e registo dos dados); entrevistas (guiões não estruturado e semi estruturado, transcrição da entrevista semi estruturada e análise dos dados).
3. Trabalho escrito: Trabalho final escrito de grupo (4 estudantes), de acordo com as normas da APA (relativamente a citações) - inclui introdução teórica e desenho de um estudo utilizando metodologia qualitativa com base num artigo descrevendo uma pesquisa quantitativa.
Todas as componentes serão avaliadas com base numa escala de 0 a 20.
1. Apresentação final oral nas aulas práticas do trabalho prático - trabalho de grupo (4 estudantes): descrição do estudo qualitativo desenvolvido pelos alunos no âmbito das aulas práticas (20%).
2. Elaboração de Projeto: Elaboração de um portefólio que incluiu todos os trabalhos realizados no contexto das aulas práticas: observação (grelha e registo dos dados); entrevistas (guiões não estruturado e semi estruturado, transcrição da entrevista semi estruturada e análise dos dados) (30%).
3. Trabalho final escrito de grupo (4 estudantes), de acordo com as normas da APA (relativamente a citações) - inclui introdução teórica e desenho de um estudo utilizando metodologia qualitativa (50%).
A classificação final será o resultado, numa escala de 0 a 20 pontos, da média ponderada da nota nos diferentes componentes de avaliação.
Os estudantes terão de obter um mínimo de 8 valores em cada componente. O estudante realizará a UC se obtiver a nota mínima de 10 valores.
A classificação final no portefólio e no artigo científico terá em consideração a auto-avaliação realizada por cada grupo de estudantes que traduza a contributo de cada um na realização dos trabalhos.
Não se aplica.
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial . Contudo o estudante terá de realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação.
Na época de recurso é possível melhorar a nota através da reformulação do trabalho escrito (da componente teórica), correspondente a 50% da avaliação final.