Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P500

Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso

Código: P500     Sigla: PDAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 140 Plano Oficial 2 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-04-19.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

 

São objetivos da UC: . promover a reflexão sobre o desenvolvimento na idade adulta e no idoso, à luz das perspetivas e dos conceitos abordados na unidade curricular; . capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do adulto e do idoso, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa; . consciencializar os estudantes para importância dos sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento; . conhecer e enquadrar numa perspetiva multissistémica o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

É esperado que o estudante seja capaz de: . problematizar e discutir o desenvolvimento na idade adulta e no idoso, à luz das perspectivas e dos conceitos abordados na unidade curricular; . identificar os contextos de vida mais significativos do adulto e do idoso, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa; . discutir os sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento; . conhecer e enquadrar numa perspectiva multissistémica o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Estudo do desenvolvimento ao longo da vida – perspetiva histórica II. Perspetivas e modelos teóricos do desenvolvimento do adulto e do idoso: 1. A perspetiva do ciclo vital de Baltes 2. A perspetiva do desenvolvimento psicossocial de Erikson e as tarefas desenvolvimentais na idade adulta; III. Contextos relacionais do desenvolvimento do adulto e do idoso: - As relações ao longo da vida - O sentido da amizade ao longo do tempo; - As relações amorosas; - A família e as transformações na parentalidade e na conjugalidade; - O trabalho e a organização dos tempos livres. IV. O envelhecimento no contexto do desenvolvimento: - Representações sociais e históricas sobre o envelhecimento; - Desafios da longevidade à organização social; - Conceções biopsicossociológicas sobre o envelhecimento e a pessoa idosa; - Laços intergeracionais e o desenvolvimento das várias gerações; a) pais com filhos adultos b) pais com filhos jovens c) os avós; - Morte e processos de luto; - Abuso e vitimização no idoso. - Envelhecimento ativo/ bem-sucedido V. Papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso: a) Contextos de intervenção; b) Tipos de Intervenção; c) Interdisciplinaridade e intervenção multissistémica; d) Questões éticas e considerações finais.

Bibliografia Obrigatória

Cavanaugh John C.; Adult development and aging. ISBN: 0-534-52066-9
Demick Jack 340; Handbook of adult development. ISBN: 0-306-467858-5
Wilmoth Janet M. 340; Gerontology. ISBN: 0-8261-0230-1
Erik H. Erikson; Infância e sociedade
Erik H. Erikson; Vital involvement in old age. ISBN: 0-393-31216-X

Bibliografia Complementar

Baltes, P.B.; The many faces of human ageing: toward a psychological culture of old age., Psychological Medicine, 21, 837-854, 1991 (artigo de revista)
Baltes, P.B.; Theoretical propositions of life-span developmental Psychology. On the dynamics between growth and decline, Developmental Psychology, 23, 611-696, 1987 (artigo de revista)
Magai Carol ed. lit.; Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: ISBN 0-12-464995-5
Vandenplas-Holper Christiane; Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7
Marchand Helena; Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. ISBN: ISBN 972-8535-69-4
Whitbourne Susan Krauss; Adult development and aging. ISBN: 0-471-45821-X
Oliveira José H. Barros de; Psicologia do envelhecimento e do idoso. ISBN: 972-8082-67-3
Fonseca António Manuel; Desenvolvimento humano e envelhecimento. ISBN: 972-796-156-8
Paúl Maria Constança; Psicologia dos idosos. ISBN: 972-96044-2-8
V. L., Bengtson, D., Gans, N. M., Putney & M. Silverstein ; Handbook of theories of aging., New York: Springer Publishing Company, 2009

Observações Bibliográficas

Em cada aula é recomendada bibliografia específica de acordo com o tema abordado

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de exposição e discussão oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo); Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes; Sugestão de literatura relacionada com temáticas da unidade curricular; Organização de uma mesa redonda com profissionais de psicologia que exercem a intervenção psicológica com adultos e idosos; Estudo e pesquisa autónomos As aulas teórico-práticas serão especialmente dedicada ao debate, elaboração e reflexão sobre os temas abordados nas aulas teóricas, através da visualização e discussão de vídeos, entrevistas, visitas a contextos de intervenção, textos, notícias e outros materiais que possam ser alvo de discussão e reflexão de problemáticas da unidade curricular; cada grupo será responsável por dinamizar a reflexão e discussão de um dos temas abordados.

NOTA: a partir de dia 16 de março as aulas teóricas (de grande grupo) passaram a ser gravadas (panopto) e disponibilizadas aos estudantes no moodle. Foi criado, também, um fórum de discussão para dúvidas. Uma sessão por videoconferência de 2 em 2 aulas para clarificação de dúvidas e manter o contacto com os estudantes.

Relativamente às aulas práticas - foram criados foruns de reflexão para cada turma. O trabalho entregue passou a ser exclusivamente escrito.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 54,50
Trabalho laboratorial 47,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A assiduidade nas aulas teóricas não é contemplada na avaliação, mas o estudante terá que frequentar 75% das aulas teórico-práticas.

Nota: Esta condição deixou de ser contemplada. Todos têm que entregar o trabalho de grupo escrito, onde está contemplada a % de participação de cada elemento do grupo. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A componente teórica tem um peso de 70% e a componente prática um peso de 30% na nota final da UC.
A avaliação teórica é distribuída por 2 testes ao longo do semestre (50% + 50%). A nota final da componente teórica terá que ser no mínimo de 9,5 valores, sendo a nota mínima de cada teste 8 valores.
O exame de recurso é destinado aos estudantes que reprovaram nos testes ou quiserem fazer melhoria.
A componente prática da UC será avaliada pela dinamização, nas aulas, e em pequenos grupos, de uma das temáticas abordadas nas aulas teóricas e entrega de um breve relatório de atividades.
A nota pratica terá que ser no mínimo de 8 valores.
Em qualquer uma das componentes as notas serão expressas numa escala de 0 a 20. *

Nota: No caso do estudante reprovar no exame a nota da prática será válida nos 3 anos seguintes. 


* A componente teórica será avaliada apenas por exame final (em data a combinar ainda em maio - consoante as indicações que tivermos até lá, será realizado presencialmente ou online). Esta opção foi discutida com os estudantes, assim como a matéria em que vai incidir o exame. 
A componente prática será avaliada apenas pelo trabalho escrito, que foi ajustado, tendo em conta a ausência da componente presencial. 

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, mas terão que realizar um trabalho extra (a combinar com o docente) caso ultrapassem o numero de faltas permitido.

Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

Existe a possibilidade de melhoria na componente téorica em exame final, uma única vez, na época de recurso do ano letivo em que a UC foi realizada ou até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-20 às 09:49:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias