Análise Crítica das Teorias em Educação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Ciências da educação |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
59 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Problematização do processo sócio-histórico de produção de um olhar científico sobre o objeto educativo, tendo em vista a compreensão, pelos estudantes, das ambiguidades constituintes da moderna cientificidade educativa , o desenvolvimento de um pensamento complexo e heterogéneo com implicações nos modos como se definem os problemas educativos e as suas soluções legítimas e a construção de quadros de inteligibilidade sobre processos, práticas e problemáticas que marcam o campo da educação do ponto de vista da investigação e da intervenção.
Resultados de aprendizagem e competências
No âmbito desta UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Problematizar o processo histórico e epistemológico de construção da moderna cientificidade em educação
- Conhecer discursos teóricos e metodológicos, problemáticas e tendências da investigação no campo das Ciências da Educação
- Dominar quadros de análise multi-referenciais e sensíveis à complexidade do educativo
- Equacionar instrumentos teórico-metodológicos pertinentes ao desenvolvimento do trabalho de investigação em Ciências da Educação e de intervenção educativa
- Equacionar desafios que se colocam à (re)cientificização do campo educativo
- Desenvolver disposições que reabilitem o exercício da atividade crítica no trabalho de investigação e de intervenção a partir dos contributos das Ciências da Educação
- Apropriar-se de conceitos, teorias e linguagens específicas das CE.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
I- A moderna cientificidade educativa: ambiguidades e propósitos de um projecto unificante
II- Discursos periféricos e desafios ao campo da investigação e intervenção em educação
2.1 Relações entre os “discursos sábios” e os “discursos profanos” no campo educativo
2.2 Relações entre matrizes teóricas e campos empíricos
2.3 Relações entre práticas de investigação e práticas de intervenção
III – Discursos, políticas e práticas no campo da Educação
3.1 Educação, formação e trabalho
3.2 Educação e Inclusão social
3.3. Educação e Mudança Social
IV - A investigação e intervenção no domínio das Ciências da Educação
4.1 Novos objectos e novas problemáticas no campo educativo
4.2 Contributos para uma epistemologia da controvérsia
Bibliografia Obrigatória
Boavida, João; Amado, João ; Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006
Canário Rui;
O^que é a escola?. ISBN: 972-0-34172-6
Charlot Bernard;
Da relação com o saber. ISBN: 85-7307-631-3
Correia José Alberto; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Correia, José Alberto & Caramelo, João ; “Autonomias e dependências do campo da investigação educacional em Portugal”, Sísifo, 12, 27-36, 2010
Lima, Licínio ; Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade de aprendizagem”. , S. Paulo: Cortez , 2012
Teodoro António 570;
Educação crítica e utopia. ISBN: 972-36-0757-3
Wallerstein Immanuel 070;
Para abrir as ciências sociais
Bibliografia Complementar
Candeias, António; Sobre a educação nova.
Charlot, Bernard (coord.); Les sciences de l'éducation: un enjeu, un défi, Paris: ESF, 1995
Correia José Alberto;; Sociologia da educação tecnológica. ISBN: 972-674-160-2
Gillet Pierre; Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5
Hameline Daniel; Courants et contre-courants dans la pédagogie contemporaine.
Hameline Daniel; L'école active. ISBN: 2-13-046785-7
Houssaye Jean (dir.); La pédagogie. ISBN: ISBN 2-7101-1036-9
Lahire, Bernard; Culture écrite et inégalités scolaires. ISBN: ISBN 2-7297-0451-5
Matos Manuel Santos; Teorias e práticas da formação. ISBN: 972-41-2153-4
Nóvoa António; Histoire & comparaison. ISBN: 972-8036-22-1
Pharo Patrick; Le sens de l.action et la compréhension d.autrui. ISBN: ISBN 2-7384-2162-8
Requejo Agustín; Sociopsicoanalisis y educación. ISBN: ISBN 84-7279-191-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Na componente de contacto lectivo
- Exposição dialogada
- Análise e discussão, em pequeno e grande grupo, das temáticas do programa no seu contributo para a compreensão do trabalho de pesquisa e intervenção em educação e de problemáticas teóricas do campo educativo
2. Na componente do trabalho autónomo
- Pesquisa bibliográfica
- Leitura e análise da bibliografia da uc
- Produção de sínteses escritas sobre as temáticas exploradas na UC
- Avaliação
Software
N/A
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
117,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
O regime de avaliação adotado é de avaliação distribuída sem exame final. A classificação a atribuir inicide num trabalho individual, classificado numa escala de 0 a 20 valores. O trabalho poderá ter até 10 páginas de extensão e terá que tomar como referência questões abordadas na Unidade Curricular. A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará, como mecanismo de recurso, a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas
deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 10 e 15 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação supõe a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores.
Observações
N/A