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Psicologia do Envelhecimento: Implicações para a prática em contextos clínicos e de saúde

Código: MTP17     Sigla: PCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Aplicada

Ocorrência: 2017/2018 - 2S (de 05-02-2018 a 25-05-2018)

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407594
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 13 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-02-05.

Campos alterados: Objetivos, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Programa, Avaliação especial, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Resultados de aprendizagem e competências, Bibliografia Obrigatória, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Avaliação especial, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Resultados de aprendizagem e competências, Objetivos

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Desenvolver conhecimentos acerca da psicologia do envelhecimento no contexto da psicologia clínica e da saúde;

  • Promover a reflexão acerca dos atuais desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de respostas clínicas inovadoras por parte dos profissionais e das instituições sociais e de saúde;

  • Capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do idoso, os processos e as principais mudanças que aí decorrem;

  • Conhecer as principais problemáticas e desafios na idade avançada;

  • Conhecer e reflectir acerca das diferentes abordagens de intervenção/prestação de cuidados a idosos e seus familiares;

  • Desenvolver uma atitude favorável e realista acerca do trabalho com idosos em contextos clínicos e de saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve ser capaz de:


  • Discutir criticamente os desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de novas respostas por parte dos profissionais de saúde e das instituições;

  • Posicionar-se e reflectir criticamente acerca das atitudes e práticas veiculadas na idade mais avançada;

  • Identificar os contextos e temáticas mais significativos do idoso, os processos que aí decorrem e as principais mudanças que se operam, bem como o impacto da reorganização desenvolvimental do indivíduo e/ou dos sistemas em que participa;

  • Relacionar as principais problemáticas e necessidades das pessoas de idade avançada com as diferentes possibilidades e abordagens de intervenção;

  • Conhecer as diferentes modalidades de prestação de cuidados e as especificidades da prática com pessoas de idades avançadas;

  • Elaborar propostas de acção com vista à promoção da qualidade de vida dos mais velhos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A. Introdução

      Quem são os idosos?

      Envelhecer em sociedade.

B. Mudanças cognitivas associadas ao envelhecimento

      A perspectiva cognitiva do envelhecimento  – O que muda normalmente com o envelhecimento: o caso da atenção.

      A perspectiva cognitiva do envelhecimento  – O que muda normalmente com o envelhecimento: o caso dos sistemas de memória.

C. Problemas do idoso nos contextos clínicos e da saúde.

      O idoso e a morte: luto e suicídio na terceira idade.

      Problemas psicopatológicos no idoso: depressão, ansiedade e trauma.

      Psicose de início tardio. Acidente vascular cerebral.

      Problemas de sono na terceira idade.

D. Intervenção com idosos

      Cuidadores familiares e cuidados residenciais

      Abordagem Cognitivo-Comportamental.

      Intervenção com pessoas com demência.

      Intervenção em equipa.

Bibliografia Obrigatória

Firmino, H, Simões, M.R., & Cerejeira, J.; Saúde mental das pessoas mais velhas., Edições Lidel., 2016
Knight, B. G. ; Psychotherapy with older adults (3rd Ed.). New York: Sage. , Sage, 2004
Woods Bob 340; Handbook of the clinical psychology of ageing. ISBN: 978-1-119-05471-9

Observações Bibliográficas

Em cada aula serão fornecidas referências bibliográficas mais específicas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas, envolvendo apresentações audiovisuais, actividades de grupo, apresentação de sínteses e demonstrações.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Exame 60,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 55,00
Trabalho laboratorial 47,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O estudante terá que frequentar 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponde à média ponderada dos resultados no exame, no trabalho escrito e na síntese.

- Exame: ponderação 60% (12 valores)

-Trabalhos escritos: ponderação 30 % (6 valores)

-Sínteses apresentadas no decorrer das aulas 10 % (2 valores)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal.

Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

Só existe a possibilidade de melhoria no exame final de recurso

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