Psicologia do Envelhecimento: Implicações para a prática em contextos clínicos e de saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia Aplicada |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S (de 05-02-2018 a 25-05-2018)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MTP |
13 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos acerca da psicologia do envelhecimento no contexto da psicologia clínica e da saúde;
- Promover a reflexão acerca dos atuais desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de respostas clínicas inovadoras por parte dos profissionais e das instituições sociais e de saúde;
- Capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do idoso, os processos e as principais mudanças que aí decorrem;
- Conhecer as principais problemáticas e desafios na idade avançada;
- Conhecer e reflectir acerca das diferentes abordagens de intervenção/prestação de cuidados a idosos e seus familiares;
- Desenvolver uma atitude favorável e realista acerca do trabalho com idosos em contextos clínicos e de saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve ser capaz de:
- Discutir criticamente os desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de novas respostas por parte dos profissionais de saúde e das instituições;
- Posicionar-se e reflectir criticamente acerca das atitudes e práticas veiculadas na idade mais avançada;
- Identificar os contextos e temáticas mais significativos do idoso, os processos que aí decorrem e as principais mudanças que se operam, bem como o impacto da reorganização desenvolvimental do indivíduo e/ou dos sistemas em que participa;
- Relacionar as principais problemáticas e necessidades das pessoas de idade avançada com as diferentes possibilidades e abordagens de intervenção;
- Conhecer as diferentes modalidades de prestação de cuidados e as especificidades da prática com pessoas de idades avançadas;
- Elaborar propostas de acção com vista à promoção da qualidade de vida dos mais velhos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A. Introdução
Quem são os idosos?
Envelhecer em sociedade.
B. Mudanças cognitivas associadas ao envelhecimento
A perspectiva cognitiva do envelhecimento – O que muda normalmente com o envelhecimento: o caso da atenção.
A perspectiva cognitiva do envelhecimento – O que muda normalmente com o envelhecimento: o caso dos sistemas de memória.
C. Problemas do idoso nos contextos clínicos e da saúde.
O idoso e a morte: luto e suicídio na terceira idade.
Problemas psicopatológicos no idoso: depressão, ansiedade e trauma.
Psicose de início tardio. Acidente vascular cerebral.
Problemas de sono na terceira idade.
D. Intervenção com idosos
Cuidadores familiares e cuidados residenciais
Abordagem Cognitivo-Comportamental.
Intervenção com pessoas com demência.
Intervenção em equipa.
Bibliografia Obrigatória
Firmino, H, Simões, M.R., & Cerejeira, J.; Saúde mental das pessoas mais velhas., Edições Lidel., 2016
Knight, B. G. ; Psychotherapy with older adults (3rd Ed.). New York: Sage. , Sage, 2004
Woods Bob 340;
Handbook of the clinical psychology of ageing. ISBN: 978-1-119-05471-9
Observações Bibliográficas
Em cada aula serão fornecidas referências bibliográficas mais específicas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são teórico-práticas, envolvendo apresentações audiovisuais, actividades de grupo, apresentação de sínteses e demonstrações.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
55,00 |
Trabalho laboratorial |
47,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O estudante terá que frequentar 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final corresponde à média ponderada dos resultados no exame, no trabalho escrito e na síntese.
- Exame: ponderação 60% (12 valores)
-Trabalhos escritos: ponderação 30 % (6 valores)
-Sínteses apresentadas no decorrer das aulas 10 % (2 valores)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal.
Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.
Melhoria de classificação
Só existe a possibilidade de melhoria no exame final de recurso