| Código: | DE330 | Sigla: | QAAGL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Ciências da educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 12 | Plano Oficial | 1 | - | 12 | 98 | 324 |
Abordar os principais sentidos da reflexão que se tem vindo a travar nos mais diferentes campos disciplinares relacionados com a área da administração e gestão educacional.
Propiciar a criação de momentos de cooperação, de reflexão e de debate que favoreçam:
Elaborar o projeto de dissertação de mestrado ou o projeto de intervenção referente ao estágio, no caso dos mestrandos profissionalizantes.
Os conteúdos desta unidade curricular terão de ter em conta o perfil e os interesses dos estudantes que procuraram o domínio do mestrado onde se enquadra esta unidade, ainda que haja um conjunto de problemáticas de referência que permitem balizar quer o trabalho de formação que tem lugar na referida unidade quer, igualmente, apoiar o processo de exploração dos interesses atrás mencionados.
Desse conjunto de referências há uma problemática transversal que adquire uma visibilidade imediata: a problemática através da qual se afirma a necessidade de melhoria contínua das escolas ao serem entendidas como espaços altamente complexos socio-organizacionais e culturais subordinados ao desenvolvimento pessoal e social dos estudantes e à profissionalidade docente. Será a partir desta problemática que se organizará o ciclo de seminários, a cargo dos docentes da UC mas também de especialistas e de atores educativos diversos que iremos convidar, para que se apresentem e discutam iniciativas concretas, bem como propostas de reflexão que, de um modo geral, poderão ser identificadas em função dos seguintes conteúdos:
Em suma, são estes os conteúdos paradigmáticos que servem de referência à configuração da unidade curricular. Trata-se de conteúdos que se relacionam com alguns dos desafios concretos com os quais as escolas se debatem, os quais servirão de pretexto, também, ao desenvolvimento de uma reflexão mais ampla sobre o tempo histórico, epistemológico, político e educativo em que vivemos, na medida em que não é possível dissociar aqueles conteúdos das vicissitudes e configurações deste mesmo tempo e das suas dinâmicas.
Bibliografia Obrigatória
Cosme Ariana; Organização e gestão do trabalho pedagógico. ISBN: 978-989-730-030-1
Cosme Ariana; Ser professor. ISBN: 978-989-8148-24-7
Bolívar Antonio; Como melhorar as escolas. ISBN: 972-41-3603-5
Ferreira Elisabete Maria Soares; (D)enunciar a autonomia
Formosinho João; Equipas educativas. ISBN: 978-972-0-34465-6
Trindade Rui; Educar e aprender na escola. ISBN: 978-989-8151-12-4
Trindade, Rui (2009) Escola, Poder e Saber: a acção pedagógica em debate. Porto: Livpsivc.
Barroso, João; ). A regulação das políticas públicas de educação: Espaços, dinâmicas e atores, Educa, 2006
Correia José Alberto de Azevedo e Vasconcelos; Análise crítica das teorias em educaçãoAulas expositivas
Aulas Abertas| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | |
| Estudo autónomo | |
| Frequência das aulas | |
| Total: | 0,00 |
Cumprem-se os requisitos legais para os estudantes ordinários ou detentores de um estatuto especial.
A avaliação é de tipo “avaliação distribuída sem exame final” e é constituída pelas seguintes componentes:
Poderão ser objeto de melhoria: