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Questões Aprofundadas de Administração, Gestão e Lideranças

Código: DE330     Sigla: QAAGL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da educação

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 12 Plano Oficial 1 - 12 98 324

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Abordar os principais sentidos da reflexão que se tem vindo a travar nos mais diferentes campos disciplinares relacionados com a área da administração e gestão educacional.

Propiciar a criação de momentos de cooperação, de reflexão e de debate que favoreçam:

  1. a apropriação da informação mais significativa, no que à temática em apreço diz respeito
  2. o aprofundamento e contextualização do espaço teórico que essa mesma temática delimita
  • a produção de leituras interpelativas das diferentes perspetivas e modelos teóricos relacionados com a temática em causa.
  1. apoiar a elaboração do projeto de dissertação de mestrado ou o projeto de estágio a desenvolver

Resultados de aprendizagem e competências


  • Ler e interpretar textos de referência no domínio da reflexão relacionada com os diferentes campos disciplinares relacionados com a área da área da administração e gestão educacional

  • Produzir leituras e reflexões personalizadas e críticas em torno de problemáticas específicas – Lideranças e lideranças intermédias; Administração e Gestão escolar; Políticas, Avaliação, Autonomia e Decisões;

  • Participar em debates subsequentes à leitura desses textos ou à organização de palestras relacionadas com convidados especialistas nas referidas problemáticas;

  • Conceber e desenvolver projetos de estudo ou de pesquisa;   


Elaborar o projeto de dissertação de mestrado ou o projeto de intervenção referente ao estágio, no caso dos mestrandos profissionalizantes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não estão previstos.

Programa

Os conteúdos desta unidade curricular terão de ter em conta o perfil e os interesses dos estudantes que procuraram o domínio do mestrado onde se enquadra esta unidade, ainda que haja um conjunto de problemáticas de referência que permitem balizar quer o trabalho de formação que tem lugar na referida unidade quer, igualmente, apoiar o processo de exploração dos interesses atrás mencionados.

Desse conjunto de referências há uma problemática transversal que adquire uma visibilidade imediata: a problemática através da qual se afirma a necessidade de melhoria contínua das escolas ao serem entendidas como espaços altamente complexos socio-organizacionais e culturais subordinados ao desenvolvimento pessoal e social dos estudantes e à profissionalidade docente. Será a partir desta problemática que se organizará o ciclo de seminários, a cargo dos docentes da UC mas também de especialistas e de atores educativos diversos que iremos convidar, para que se apresentem e discutam iniciativas concretas, bem como propostas de reflexão que, de um modo geral, poderão ser identificadas em função dos seguintes conteúdos:

  • Reflexão sobre práticas de administração e gestão educacional que sejam identificados como práticas pertinentes para a reflexão crítica sobre a problemática atrás enunciada;
  • Reflexão sobre as exigências, desafios e possibilidades da construção das lideranças  nas escolas;
  • Reflexão sobre outras possibilidades e projetos de administração e gestão educacional nas escolas;
  • Reflexão sobre as tensões, os equívocos e os limites dos projetos de gestão e administração educacional centrados na performatividade e nos resultados escolares;
  • Reflexão sobre as potencialidades e equívocos da ação protagonizada pelos órgãos de gestão e liderança intermédia;
  • Reflexão sobre as potencialidades, tensões e vulnerabilidades dos projetos em geral e dos de avaliação externa e interna das escolas;
  • Reflexão sobre as configurações e o impacto dos projetos de acção e coordenação das lideranças, da supervisão e consultadoria pedagógica nas escolas.

 

Em suma, são estes os conteúdos paradigmáticos que servem de referência à configuração da unidade curricular. Trata-se de conteúdos que se relacionam com alguns dos desafios concretos com os quais as escolas se debatem, os quais servirão de pretexto, também, ao desenvolvimento de uma reflexão mais ampla sobre o tempo histórico, epistemológico, político e educativo em que vivemos, na medida em que não é possível dissociar aqueles conteúdos das vicissitudes e configurações deste mesmo tempo e das suas dinâmicas.

 

Bibliografia Obrigatória

Cosme Ariana; Organização e gestão do trabalho pedagógico. ISBN: 978-989-730-030-1
Cosme Ariana; Ser professor. ISBN: 978-989-8148-24-7
Bolívar Antonio; Como melhorar as escolas. ISBN: 972-41-3603-5
Ferreira Elisabete Maria Soares; (D)enunciar a autonomia

Formosinho João; Equipas educativas. ISBN: 978-972-0-34465-6

Trindade Rui; Educar e aprender na escola. ISBN: 978-989-8151-12-4

Trindade, Rui (2009) Escola, Poder e Saber: a acção pedagógica em debate. Porto: Livpsivc.

Barroso, João; ). A regulação das políticas públicas de educação: Espaços, dinâmicas e atores, Educa, 2006

Correia José Alberto de Azevedo e Vasconcelos; Análise crítica das teorias em educação
Flores, Maria Assunção; A avaliação de professores numa perspetiva internacional: Sentidos e implicações, Porto Editora, 2010
Costa, Jorge A.; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre (2007).; A assessoria na educação em debate., Universidade de Aveiro, 2007

Bibliografia Obrigatória

Ferreira Elisabete; Denunciar Autonomia

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas

Aulas Abertas
Debates
Trabalho de pesquisa
Tutorias

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto
Estudo autónomo
Frequência das aulas
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Cumprem-se os requisitos legais para os estudantes ordinários ou detentores de um estatuto especial.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é de tipo “avaliação distribuída sem exame final” e é constituída pelas seguintes componentes:

  • Projeto da dissertação ou do estágio (caso daqueles que optem pelo mestrado profissionalizante), com um máximo de 20 páginas (70%);
  • Reflexão individual sobre a experiência de formação vivida na unidade curricular, com um máximo de 10 páginas, (20%);
  • Participação, onde se inclui a qualidade das apresentações realizadas (10%).

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Melhoria de classificação

Poderão ser objeto de melhoria:

  • o projeto da dissertação ou do estágio (caso daqueles que optem pelo mestrado profissionalizante), com um máximo de 20 páginas;
  • a reflexão individual sobre a experiência de formação vivida na unidade curricular, com um máximo de 10 páginas;
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