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Educação, Arte e Cultura

Código: OP119     Sigla: EAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 25 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC de Educação, Arte e Cultura propõe aos/às estudantes do MCED uma reflexão intencional sobre os lugares da arte nos processos educativos, à luz das transformações sociais e culturais da contemporaneidade. Tal reflexão, ao mesmo tempo que procura salientar o valor transformativo subjacente à tríade Educação/Arte/Cultura, surge enquadrada por alguns dos movimentos educacionais e artísticos que têm vindo a corporalizar as práticas e as preocupações de diferentes autores/atores do campo da Educação Artística. Nesta medida, se por um lado a presente UC se constitui num espaço para a exploração teórica e artística do sentido das artes no campo educativo, por outro, a sua primordial finalidade é justamente interrogar as perspetivas instrumentalistas e/ou essencialistas, pelas quais tem vindo a ser feito o elogio das expressões artísticas nos contextos de educação formal e não formal.

São objetivos da presente UC os seguintes:

- Explorar o valor transformativo das práticas artísticas na sua relação com a experiência social e humana;

- refletir nos lugares abertos pela contemporaneidade para uma educação artística crítica, cidadã, de crescimento interpessoal e culturalmente plural;

- promover o questionamento em torno dos conflitos, tensões e derivas (pós)modernas que têm vindo a acompanhar algumas correntes/modelos de educação artística;

- construir dispositivos de abertura intelectual e criativa, não só pelo recurso a diferentes suportes de conhecimento, como pela entrega ao risco e à vulnerabilidade de relações manifestadas no desejo de novas experiências e, em particular, na experiência estética;

- atender à reciprocidade intima que assiste ao diálogo arte e educação, enquanto projeto inacabado de formação humana.

Resultados de aprendizagem e competências

- Compreender a diversidade de fatores sociais, históricos e políticos inerentes à construção dos diferentes modos de abordar "a imprescindibilidade das artes" na educação e na formação cultural;

- reconhecer as vulnerabilidades, as tensões e as urgências de uma educação artística ligada à vida social e comunitária, por contraponto às lógicas de ação política e cultural dos atuais sistemas de educação e formação;

- investigar linguagens, práticas, projetos e textos sobre as questões da arte em educação, tendo em conta o universo amplo deste campo de estudos;

- saber interpretar diferentes propostas de educação artística, a partir dos enfoques educativos e culturais que as enformam e das lógicas de poder-saber nas quais recaem;

- tomar decisões críticas e imaginativas, enquanto agentes dinamizadores de educação pela e para a arte, face ao desenvolvimento de experiências neste domínio em diferentes contextos de educação não formal (centros de artes, museus, associações culturais, serviços educativos, etc.);

- agir profissionalmente no campo educativo, assumindo a arte como um modo de pensar e imaginar a mudança.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

O programa organiza-se à volta de quatro eixos temáticos, de cujo epicentro (rotativo e sempre que possível recuperável a cada discussão) vem resultar uma reflexão sustentada sobre a tríade Educação/Arte/Cultura. O quarto e último eixo aqui indicado constitui-se no pano de fundo que acompanhará as reflexões produzidas pelos/as estudantes e comunicadas oralmente ao grupo.

1. O social, a arte e a problemática do contemporâneo

1.1 Arte e vida social

1.2 Arte, experiência e transformação

2. Educação Artística (EA) e Cultura Visual: transições e conflitos

2.1 A questão da cultura visual nas artes e em educação

2.2 EA: algumas correntes e modelos

3. As artes em educação e o pluralismo cultural

3.1 Arte_Artes, Cultura_Culturas: expressões culturais, diversidade e conhecimento

3.2 Propostas e enfoques para uma educação artística intercultural

4. A intervenção educativa e artística e a construção de comunidades de significado

4.1 A relação com o objeto artístico

4.2 Comunicar, transformar e mudar com as artes

 

Bibliografia Obrigatória

Agamben Giorgio; O que é o contemporâneo?, Argos, 2009. ISBN: 978-85-7897-005-5
Bamford Anne; The Wow factor. Global research compendium on the impact of arts in education, Waxmann Munster, 2009. ISBN: 978-3-8309-1617-8
Barrett Maurice; Educação em arte
Benjamin Walter; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-177-0
Bourdieu Pierre; As^regras da arte. ISBN: 972-23-2121-8
Bruner Jerome; O^processo da educação. ISBN: 972-44-0976-7
Caldwell Brian, Vaughan Tanya; Transforming education through the arts, Routledge, 2012. ISBN: 978-0-415-68701-0
Dewey John; Art as experience, Perigee Books, 1980
Duncum Paul; How Art Education can contribute to the Globalization of Culture, Jade 19.2, 2000
Duncum Paul; Visual Culture Art Education: Why, What and How, Jade 21.1, 2002
Eça Teresa; A educação artística e as prioridades educativas do início do séc. XXI, Revista Iberoamericana de educación, 52, pp. 127-146, 2010
Efland Arthur D., Freedman Kerry, Sthur Patricia; La educación en el arte posmoderno, Paidós, 2003. ISBN: 84-493-1422-4
Eisner Elliot E.; O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação?, Currículo sem fronteiras, vol. 8, 2, pp. 5-17, 2008
Fish Stanley; Is There a Text in this Class?, 1995. ISBN: 0-674-46726-4
Freedman Kerry; Teaching Visual Culture: Curriculum, Aesthetics, and the Social Life of Art, Teachers College Press, 2003
Hernández Fernando; A^organização do currículo por projectos de trabalho. ISBN: 85-7307-366-7
Kuhn Thomas S.; A^tensão essencial
Lúcio Álvaro Laborinho; Educação, Arte e Cidadania, Temas & Lemas, 2008. ISBN: 978-989-95765-0-6
Madoff Steven H. (Ed.); Art School. Propositions for the 21st Century, MIT Press, 2009. ISBN: 978-0-262-13493-4
Nogueira Paulo José Vieira; A^escrita e os escritores
Nussbaum Martha; Uma crise planetária na educação, Courrier Internacional, Ed. Portuguesa, 175, 2010
Pacheco Natércia A. 570; Expressões. ISBN: 978-989-8148-52-0
Read Herbert; A^educação pela arte
Ribeiro Agostinho Dias Sousa; A^escola pode esperar. ISBN: 972-41-3201-3
Santos Arquimedes da Silva; Estudos de psicopedagogia e arte. ISBN: 972-24-1051-2
Silva José Carlos de Paiva e; Arte/desenvolvimento
Schlanger Judith; A^vocação. ISBN: 972-8407-84-X
Sousa Alberto; Educação pela Arte e Artes na Educação, Piaget, 2003. ISBN: 972-771-617
Stoer Stephen R.; Levantando a pedra. ISBN: 972-36-0499-X
UNESCO; Roteiro para a Educação Artística, 2006
Valéry Paul; Discurso sobre a estética, poesia e pensamento abstracto, Vega, 1995. ISBN: 972-699-477-2
Vygotsky Lev Sémionovitch; A^imaginação e a arte na infância. ISBN: 978-989-641-045-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dar-se-á privilégio aos seguintes métodos e dinâmicas de trabalho em sala de aula:

- Exposição de conceitos; Leitura e interpretação de textos/imagens; Levantamento de informação pelos/as estudantes; Trabalhos de pequeno e grande grupo; Discussões e debates a partir das experiências educativas e artísticas vividas pelos/as estudantes durante o semestre.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação artística
Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades > Artes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 47,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adotado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade. Considera-se que o estudante cumpriu com a assiduidade, tendo estado regulamente inscrito e, nessa medida, não ultrapassando o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (Cf. Artigo 9º, 2, do Regulamento de Avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

A Classificação Final é obtida através da avaliação de um trabalho escrito individual realizado pelo/a estudante. Tal trabalho escrito, de reflexão pessoal e teoricamente sustentado, será objeto de comunicação ao grupo em calendário a definir. O trabalho escrito individual incidirá numa reflexão crítica sobre uma experiência educativa e artística vivida pelo/a estudante durante o semestre, tendo em conta o trabalho de campo realizado num dos contextos de produção e observação artística escolhido pelo/a estudante.

A elaboração deste trabalho escrito terá uma ponderação de 100% na obtenção da CF e será classificado numa escala de 0 a 20 valores. Para obter aprovação final, o/a estudante deve obter uma CF mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados de frequência nas aulas podem ser chamados a realizar um trabalho especial, com vista à avaliação das competências e dos conhecimentos previstos nesta UC. Para o efeito, tal situação de dispensa de frequência deve ser comunicada ao docente no início das aulas, com vista à definição dos termos de entrega do trabalho especial (Cf. artigo 7º, 4, do Regulamento de Avaliação).

Melhoria de classificação

A melhoria da CF terá lugar segundo os termos do Regulamento de Avaliação (isto é, apenas uma vez e numa das duas épocas de avaliação imediatamente subsequentes  àquela em que os estudantes obtiveram aprovação), e consistirá na reformulação do trabalho escrito individual.

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