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Educação, Sexualidades e Género

Código: E522     Sigla: ESG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Género

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406226
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 16 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC explora o potencial da educação sexual no contexto escolar enquanto prática de cidadania e igualdade. Pretende igualmente, identificar e discutir as suas limitações na promoção da saúde e bem-estar sexual, num tempo em que profissionais e instituições sociais enfrentam crescentes desafios.

Partindo do enquadramento teórico mais amplo da cidadania sexual e íntima, da educação para a saúde e da sociologia do género, esta UC irá:

·         Explorar os desafios que a crescente diversidade sexual e de género tem trazido para o campo da cidadania e da educação;

·         Reflectir no modo como as construções de género - masculinidades e feminilidades - ocorrem no contexto escolar;

·         Perspectivar a educação sexual como condição necessária à promoção de igualdade, direitos e liberdade;

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no fim desta UC os/as estudantes sejam capazes de demonstrar:

 

  • Um domínio das várias perspectivas e debates teóricos, políticos, científicos em torno da educação sexual em contexto escolar;
  • Um conhecimento mais aprofundado dos contributos que os estudos de género, das sexualidades e da saúde trazem para explorar a educação sexual;
  • Uma noção de escola como espaço de reconhecimento de múltiplas identidades sexuais e sociais;
  • A capacidade de mobilizar conceitos e construir uma reflexão crítica sobre as questões trabalhadas na UC.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Debates de género: contributos feministas

  2. Construção social de género: masculinidades e feminilidades

  3. Desafios da cidadania e da interculturalidade: Transformações sociais e íntimas

  4. Cidadania sexual e íntima: conceitos e reflexões

  5. Diversidade sexual e a nova agenda dos direitos sexuais

  6. Pensar a educação sexual no contexto escolar: práticas e dilemas

Bibliografia Obrigatória

Kehily, Mary Jane ; Sexuality, gender and schooling: shifting agendas in social learning., London: Routledge Falmer, 2002
Louisa Allen; Young people and sexuality education. Rethinking key debates. , London: Palgrave Macmillan., 2011
Baker John 070; Equality. ISBN: 978-0-230-22716-3
Giddens Anthony; Transformações da intimidade. ISBN: 972-8027-46-X
Fonseca, Laura & Santos, Sofia Almeida ; Sexualidades, gravidez e juventude: relações sociais e educativas. , Porto: Afrontamento, 2015
Plummer, Ken ; Intimate citizenship - private decisions and public dialogues. , Seattle and London: University of Washington Press., 2003
Richardson, Diane & Monro, Surya; Sexuality, equality & diversity. , New York: Palgrave Macmillan., 2012
Weeks, Jeffrey ; Sexuality. , London: Routledge., 2010

Bibliografia Complementar

Alldred, Pam & David, Miriam; Get real about sex. The politics and practices of sex education. , Berkshire: McGraw-Hill, Open University Press., 2007
Araújo Helena; Cidadania na sua polifonia
Arnot Madeleine 340; Challenging democracy. ISBN: 0-415-20315-5
Louro Guacira Lopes 570; O^corpo educado. ISBN: 85-86583-33-2
Epstein, Debbie, O`Flynn, Sarah and Telford, David ; Silenced Sexualities in Schools and Universities. , UK and Sterling USA: Trentham Books., 2003
Evans David T.; Sexual citizenship. ISBN: 0-415-05800-7
Ferreira Pedro Moura 570; Sexualidades em Portugal. ISBN: 978-972-53-0461-7
Foucault Michel; O^cuidado de si. ISBN: 972-708-242-4
Richardson, Diane; Rethinking sexuality. , London: Sage Publications., 2000
Nogueira Conceição 570; Género e saúde. ISBN: 978-972-36-1328-5
Vilar, Duarte ; Falar Disso – A Educação Sexual nas Famílias dos Adolescentes. , Porto: Edições Afrontamento., 2002
Weeks, Jeffrey; Holland, Janet, & Waites, Matthew ; ), Sexualities and society - a reader. , Cambridge: Polity Press., 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Presencial; Debate; Trabalho de grupo; Apresentação de trabalhos pelos/as estudantes; Orientação tutorial; 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 18,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Podem entregar o ensaio final estudantes que tenham frequentado um mínimo de 75% das horas de contacto previstas e não tenham obtido classificação igual ou superior a 10 na avaliação distribuída. Neste caso, o ensaio final vale 100%, não sendo ponderada nenhuma classificação da avaliação distribuída.

A não realização/apresentação de alguma actividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a não obtenção de frequência à Unidade Curricular.

OS TRABALHADORES ESTUDANTES QUE NÃO POSSAM PARTICIPAR REGULARMENTE NAS ACTIVIDADES PRESENCIAIS DEVERÃO CONTACTAR AS DOCENTES, DESDE O INÍCIO DO ANO PARA ACORDAR A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS A APRESENTAR.

Fórmula de cálculo da classificação final



A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:

- elaboração de um ensaio final em torna das questões da UC: 70%.

- participação na sala de aula e reflexão crítica de obras cinematográficas em articulação com as referências bibliográficas obrigatórias da UC. Esta componente de avaliação será cotada de 0 a 20 valores: 30% da nota final.

Em síntese:

(30%+70% = 100%)

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