Educação, Sexualidades e Género
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Estudos de Género |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
16 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC explora o potencial da educação sexual no contexto escolar enquanto prática de cidadania e igualdade. Pretende igualmente, identificar e discutir as suas limitações na promoção da saúde e bem-estar sexual, num tempo em que profissionais e instituições sociais enfrentam crescentes desafios.
Partindo do enquadramento teórico mais amplo da cidadania sexual e íntima, da educação para a saúde e da sociologia do género, esta UC irá:
· Explorar os desafios que a crescente diversidade sexual e de género tem trazido para o campo da cidadania e da educação;
· Reflectir no modo como as construções de género - masculinidades e feminilidades - ocorrem no contexto escolar;
· Perspectivar a educação sexual como condição necessária à promoção de igualdade, direitos e liberdade;
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no fim desta UC os/as estudantes sejam capazes de demonstrar:
- Um domínio das várias perspectivas e debates teóricos, políticos, científicos em torno da educação sexual em contexto escolar;
- Um conhecimento mais aprofundado dos contributos que os estudos de género, das sexualidades e da saúde trazem para explorar a educação sexual;
- Uma noção de escola como espaço de reconhecimento de múltiplas identidades sexuais e sociais;
- A capacidade de mobilizar conceitos e construir uma reflexão crítica sobre as questões trabalhadas na UC.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Debates de género: contributos feministas
- Construção social de género: masculinidades e feminilidades
- Desafios da cidadania e da interculturalidade: Transformações sociais e íntimas
- Cidadania sexual e íntima: conceitos e reflexões
- Diversidade sexual e a nova agenda dos direitos sexuais
- Pensar a educação sexual no contexto escolar: práticas e dilemas
Bibliografia Obrigatória
Kehily, Mary Jane ; Sexuality, gender and schooling: shifting agendas in social learning., London: Routledge Falmer, 2002
Louisa Allen; Young people and sexuality education. Rethinking key debates. , London: Palgrave Macmillan., 2011
Baker John 070;
Equality. ISBN: 978-0-230-22716-3
Giddens Anthony;
Transformações da intimidade. ISBN: 972-8027-46-X
Fonseca, Laura & Santos, Sofia Almeida ; Sexualidades, gravidez e juventude: relações sociais e educativas. , Porto: Afrontamento, 2015
Plummer, Ken ; Intimate citizenship - private decisions and public dialogues. , Seattle and London: University of Washington Press., 2003
Richardson, Diane & Monro, Surya; Sexuality, equality & diversity. , New York: Palgrave Macmillan., 2012
Weeks, Jeffrey ; Sexuality. , London: Routledge., 2010
Bibliografia Complementar
Alldred, Pam & David, Miriam; Get real about sex. The politics and practices of sex education. , Berkshire: McGraw-Hill, Open University Press., 2007
Araújo Helena;
Cidadania na sua polifonia
Arnot Madeleine 340;
Challenging democracy. ISBN: 0-415-20315-5
Louro Guacira Lopes 570;
O^corpo educado. ISBN: 85-86583-33-2
Epstein, Debbie, O`Flynn, Sarah and Telford, David ; Silenced Sexualities in Schools and Universities. , UK and Sterling USA: Trentham Books., 2003
Evans David T.;
Sexual citizenship. ISBN: 0-415-05800-7
Ferreira Pedro Moura 570;
Sexualidades em Portugal. ISBN: 978-972-53-0461-7
Foucault Michel;
O^cuidado de si. ISBN: 972-708-242-4
Richardson, Diane; Rethinking sexuality. , London: Sage Publications., 2000
Nogueira Conceição 570;
Género e saúde. ISBN: 978-972-36-1328-5
Vilar, Duarte ; Falar Disso – A Educação Sexual nas Famílias dos Adolescentes. , Porto: Edições Afrontamento., 2002
Weeks, Jeffrey; Holland, Janet, & Waites, Matthew ; ), Sexualities and society - a reader. , Cambridge: Polity Press., 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Presencial; Debate; Trabalho de grupo; Apresentação de trabalhos pelos/as estudantes; Orientação tutorial;
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
35,00 |
| Frequência das aulas |
28,00 |
| Trabalho escrito |
18,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Podem entregar o ensaio final estudantes que tenham frequentado um mínimo de 75% das horas de contacto previstas e não tenham obtido classificação igual ou superior a 10 na avaliação distribuída. Neste caso, o ensaio final vale 100%, não sendo ponderada nenhuma classificação da avaliação distribuída.
A não realização/apresentação de alguma actividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a não obtenção de frequência à Unidade Curricular.
OS TRABALHADORES ESTUDANTES QUE NÃO POSSAM PARTICIPAR REGULARMENTE NAS ACTIVIDADES PRESENCIAIS DEVERÃO CONTACTAR AS DOCENTES, DESDE O INÍCIO DO ANO PARA ACORDAR A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS A APRESENTAR.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
- elaboração de um ensaio final em torna das questões da UC: 70%.
- participação na sala de aula e reflexão crítica de obras cinematográficas em articulação com as referências bibliográficas obrigatórias da UC. Esta componente de avaliação será cotada de 0 a 20 valores: 30% da nota final.
Em síntese:
(30%+70% = 100%)