Código: | P707 | Sigla: | QAPCD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 43 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
MTP | 4 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a prostituição, a delinquência juvenil e os comportamentos antissociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.
-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a delinquência juvenil e os comportamentos anti-sociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.
1.Questões conceptuais aprofundadas relativas a noções como as de comportamento desviante, personalidade criminal, perigosidade, entre outras. Perspectivas positivistas e construcionistas sobre o comportamento desviante.
2. Principais correntes teóricas psicológicas e criminológicas explicativas da violência e do crime. Principais correntes teóricas psicológicas e criminológicas explicativas do uso de drogas e das toxicodependências e suas relações com o crime.
3.Prostituição e outras formas de trabalho sexual
4. A delinquência juvenil. Crime de colarinho branco e crimes corporativos.
5. O uso e dependência de substâncias. Epidemiologia do abuso de drogas. A investigação psicológica sobre as drogas.
6. Aplicações e contributos da psicologia do comportamento desviante para o sistema de justiça, aos níveis da investigação criminal, peritagem psicológica forense, psicologia do testemunho, intervenção psicológica e reinserção social.
Aulas de exposição de conteúdos pelos docentes. Apresentações feitas por especialistas convidados. Debates sobre os conteúdos expostos a partir de pesquisas efetuadas pelos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 80,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação. Assim:
- Avaliação distribuída (ponderação de 80%): Consiste em 2 testes realizados durante o curso da UC, que terão lugar em datas a indicar na primeira aula da UC. A nota desta componente de avaliação será o resultado da média dos testes. O/A estudante deve obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos testes, sem a qual não consegue aprovação nesta componente de avaliação.
- Trabalho em grupo (ponderação de 20%):Consiste num trabalho de grupo sobre um tema do comportamento devsviante a ser apresentado numa das aulas. O/A estudante deve obter uma classificação mínima de 8 valores no trabalho de grupo, sem a qual não consegue aprovação nesta componente de avaliação.
Para obter aprovação na disciplina, o/a estudante deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar os testes distribuídos ao longo do semestre.
Sendo a finalidade central desta Unidade Curricular preparar o estudante para adquirir uma compreensão aprofundada sobre os fenómenos do comportamento desviante, procura-se, numa primeira fase, transmitir um conjunto de conhecimentos sobre conceitos teorias e resultados da investigação sobre o comportamento desviante recorrendo preferencialmente a aulas de exposição de conteúdos, debates sobre os conteúdos expostos e trabalhos de grupo.