Código: | P849 | Sigla: | IO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1292 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 25 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Pretende-se que os estudantes adquiram competências a nível da Intervenção e desenvolvimento Organizacional (mudança planeada) e compreendam como esse processo promove o desenvolvimento dos indivíduos, dos grupos e das organizações.
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Distinguir diferentes teorias acerca de intervenção organizacional;
- Conhecer as diferentes etapas do processo de intervenção organizacional;
- Conhecer as ferramentas que podem ser usadas para realizar o diagnóstico;
- Distinguir diferentes níveis de intervenção nos processos humanos em contexto organizacional;
- Perceber e aplicar estratégias de intervenção nos processos humanos e adequá-las ao nível da intervenção;
- Reconhecer as características sistémicas das organizações e integrá-las na intervenção.
Parte I - Introdução
1. O Desenvolvimento organizacional
1.1. As raízes e o objeto do desenvolvimento organizacional
1.2. Principais teorias subjacentes à mudança organizacional planeada
1.3. A organização enquanto sistema
1.4. O profissional de desenvolvimento organizacional
Parte II – Etapas do processo de desenvolvimento organizacional
2. A entrada na Organização
3. O diagnóstico
3.1. Níveis de diagnóstico: organizacional, grupal, individual ou do posto
3.2. A recolha de informação para o diagnóstico
3.3. O feedback dos dados de diagnóstico
4. Desenhar a intervenção
5. Implementar
Parte III – Intervenções específicas
6. Intervenções nos processos humanos
6.1. Abordagens a processos individuais
6.2. Abordagens a processos interpessoais e grupais
6.3. Abordagens a processos organizacionais
7. Intervenções na tecnoestrutura
7.1. Envolvimento de trabalhadores
Parte IV – Avaliar e institucionalizar a mudança.
Os alunos deverão consultar com frequência as seguintes revistas:
- Consulting Psychology Journal;
- Consulting Psychology Bulletin;
- Jornal of Organizational change management.
Quando possível, a bibliografia será disponibilizada em formato digital aos alunos na página da UC (moodle).
Exposição de conteúdos pela docente. Análise de casos, com trabalho em pequeno grupo e debate em grande grupo. Dinâmicas de grupos, seguidas de debate em grande grupo. Visualização de filmes e vídeos e realização de exercícios orientados. Conferências e workshops por especialistas das temáticas abordadas, seguidos de debate em grande grupo.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 32,00 |
Estudo autónomo | 44,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 32,00 |
Total: | 162,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).
Não é possível inscrever-se na UC após a segunda aula.
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
(a) Exame escrito final (50% da avaliação final)
(b) Trabalho em pequeno grupo
- processo de intervenção organizacional (desenho e aplicação de algumas etapas) - 50% da avaliação final.
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).
A classificação em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.
Ver Avaliação Especial.
Não se aplica.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).
Pode ser requerida melhoria de classificação de exame realizado uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que os estudantes obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.