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Intervenção nas Organizações

Código: P849     Sigla: IO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1292
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 25 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-09-29.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram competências a nível da Intervenção e desenvolvimento Organizacional (mudança planeada) e compreendam como esse processo promove o desenvolvimento dos indivíduos, dos grupos e das organizações. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Distinguir diferentes teorias acerca de intervenção organizacional;

- Conhecer as diferentes etapas do processo de intervenção organizacional;

- Conhecer as ferramentas que podem ser usadas para realizar o diagnóstico;

- Distinguir diferentes níveis de intervenção nos processos humanos em contexto organizacional;

- Perceber e aplicar estratégias de intervenção nos processos humanos e adequá-las ao nível da intervenção;

- Reconhecer as características sistémicas das organizações e integrá-las na intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento no domínio da Psicologia das Organizações.

Programa

Parte I - Introdução

1. O Desenvolvimento organizacional

1.1. As raízes e o objeto do desenvolvimento organizacional
1.2. Principais teorias subjacentes à mudança organizacional planeada
1.3. A organização enquanto sistema
1.4. O profissional de desenvolvimento organizacional

Parte II – Etapas do processo de desenvolvimento organizacional

2. A entrada na Organização

3. O diagnóstico
3.1. Níveis de diagnóstico: organizacional, grupal, individual ou do posto
3.2. A recolha de informação para o diagnóstico
3.3. O feedback dos dados de diagnóstico 

4. Desenhar a intervenção

5. Implementar  

Parte III – Intervenções específicas

6. Intervenções nos processos humanos
6.1. Abordagens a processos individuais
6.2. Abordagens a processos interpessoais e grupais
6.3. Abordagens a processos organizacionais

7. Intervenções na tecnoestrutura
7.1. Envolvimento de trabalhadores

Parte IV – Avaliar e institucionalizar a mudança.

Bibliografia Obrigatória

Cummings, T. G. & Worley, C.; Organization Development and change (8 ed.), Thomson South-Western., 2005
Campbell, D., Draper, R., & Huffington, C.; A systemic approach to consultation, London: Karnac Books., 1991
Rothwell, W. J. & Sullivan, R. L. (Eds.); Practicing Organization Development. A Guide for Consultants., Market Street, San Francisco: Pfeiffer, 2005

Bibliografia Complementar

Brandão, C., Saraiva, E., & Miguez, J. ; A Técnica dos Incidentes Críticos em contexto de formação e desenvolvimento em medicina, News & Views, Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, nº 18 (Dezembro), 17-18., 2014
Miguez, J. & Lourenço, P.; Qual a contribuição da metáfora "equipa" para a abordagem da eficácia organizacional?, Comunicação apresentada no IV Encontro Luso-Espanhol de Psicologia Social, 2001
Rodrigues Anabela Santos; A^definição do conceito de grupo e suas implicações no funcionamento do sistema (Pág. 49-59.)

Observações Bibliográficas

Os alunos deverão consultar com frequência as seguintes revistas: 
- Consulting Psychology Journal;
- Consulting Psychology Bulletin;
- Jornal of Organizational change management.

Quando possível, a bibliografia será disponibilizada em formato digital aos alunos na página da UC (moodle).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos pela docente. Análise de casos, com trabalho em pequeno grupo e debate em grande grupo. Dinâmicas de grupos, seguidas de debate em grande grupo. Visualização de filmes e vídeos e realização de exercícios orientados. Conferências e workshops por especialistas das temáticas abordadas, seguidos de debate em grande grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 32,00
Estudo autónomo 44,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 32,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).
Não é possível inscrever-se na UC após a segunda aula.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:

(a) Exame escrito final (50% da avaliação final)

(b) Trabalho em pequeno grupo

- processo de intervenção organizacional (desenho e aplicação de algumas etapas) - 50% da avaliação final.

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).

A classificação em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).

Melhoria de classificação

Pode ser requerida melhoria de classificação de exame realizado uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que os estudantes obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

Observações

Os estudantes devem ser proficientes no português (falado e compreensão).
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