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Adoção e Institucionalização

Código: P755     Sigla: AI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 18 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC pretende preparar os estudantes para a intervenção na área do acolhimento de crianças e jovens em perigo e da adoção.

Pretende-se que os estudantes:

  1. Conheçam o quadro legal que regula o Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, com particular incidência nas medidas de colocação extrafamiliar (acolhimento familiar e residencial) e na adoção;
  1. Compreendam o impacto de fatores culturais e históricos no sistema de proteção e reconheçam os princípios éticos e deontológicos que devem nortear a intervenção nesta área;
  1. Conheçam os principais modelos teóricos e os resultados da investigação recente, nacional e internacional, na área do acolhimento residencial familiar e da adoção;
  1. Identifiquem indicadores de qualidade do acolhimento residencial;
  1. Tenham contactado com estratégias positivas cientificamente validadas de intervenção em contexto de acolhimento de crianças e jovens em perigo;
  1. Sejam capazes de intervir nos diferentes momentos do processo de adoção, junto dos pais, desde a avaliação de capacidades e preparação à parentalidade adotiva, até ao acompanhamento e intervenção especializada em pré-adoção e pós-adoção;
  1. Conheçam as especificidades do processo desenvolvimento e da história de vida típica de crianças que chegam à adoção, identifiquem as necessidades e características próprias destas crianças e dominem estratégias de intervenção ao longo de todo o processo de adoção, desde a preparação para a filiação adotiva até ao acompanhamento na integração e pertença à família e em resposta a necessidades específicas que vão emergindo ao longo do desenvolvimento nos diferentes contextos de vida da pessoa adotada.

 



Resultados de aprendizagem e competências

Como resultados de aprendizagem desta UC espera-se que os estudantes adquiram:

- Domínio do quadro legal que regula o sistema de proteção Português e dos requisitos éticos presentes;

- Domínio dos modelos teóricos e resultados da investigação recente relativa à adoção, acolhimento residencial e familiar, nacional e internacional

- Domínio de competências para intervir no âmbito da adoção, acolhimento residencial e familiar

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. O Sistema de promoção e proteção da criança e jovem em risco, no quadro legal Português. A Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo 147/99 e sucessivas revisões. Princípios éticos e deontológicos requeridos na intervenção na proteção da criança. Impacto de fatores históricos e culturais.



  1. Medidas de proteção de colocação extrafamiliar: acolhimento familiar e acolhimento residencial. Análise institucional das respostas de acolhimento. Dados estatísticos relativos a Portugal. Descrição histórica e perspetivas de futuro. Qualidade do acolhimento residencial. Conceito de qualidade entendido como a adequação entre serviços prestados e características e necessidades de crianças e jovens em acolhimento. Modelos de intervenção e boas práticas.



  1. Revisão da investigação sobre experiências de acolhimento residencial e o impacto do acolhimento no desenvolvimento e bem-estar da criança e jovem acolhido. Fatores de risco e de proteção. Implicações da investigação nas práticas profissionais e na definição de políticas.



  1. Revisão da investigação sobre adoção. A adoção como “experiência natural” possibilitando o estudo de trajetórias atípicas de desenvolvimento e como “intervenção natural de sucesso” possibilitando a recuperação desenvolvimental.



  1. Ciclo de vida da família adotiva – identificação de necessidades e tarefas desenvolvimentais. Especificidades do desenvolvimento da pessoa adotada: recuperação desenvolvimental; vinculação aos pais adotantes; construção da identidade; (in)competência emocional e social.



  1. Parentalidade adotiva: Comunalidades da parentalidade e especificidades da adoção. A comunicação familiar acerca da adoção e passado da criança – revisão de investigação. Intervenção na comunicação na família e extrafamiliar sobre a adoção e o passado. Modelos teóricos e estratégias de intervenção na família, na escola e noutros contextos de vida da pessoa adotada.



  1. Transição à filiação por adoção. Características e necessidades da criança em situação de adotabilidade. Preparação para a adoção. Modelos teóricos e programas de intervenção.



  1. A intervenção psicológica ao longo do processo de adoção: formas e contextos.


 

Bibliografia Obrigatória

Brodzinsky, D.M. & Palacios, J. ; Psychological issues in adoption: Research and practice., Westport: Praeger, 2005
Brodzinsky David M. 340; The^psychology of adoption. ISBN: 0-19-504892-X
Amoros, P.M. & Palacios, J. ; Acogimiento familiar, Madrid: Alianza Editorial, 2004
Del Valle, J. & Fuertes, J. ; El Acogimiento residencial en la protección a la infancia, Piramide, 2000
Mccall, R., Van Ijzendoorn, M. Juffer. F., Groark, C. & Groza, V. ; Children without permanent parents: Research, practice, and policy .Monographs of the SRCD, 76 (4)., 2011
Wrobel, G.M. & Neil, E.; International advances in adoption research for practice. , Wiley-Blackwell, 2009
LOIZAGA, FELIX LATORRE ; ADOPCION HOY: NUEVOS DESAFIOS, NUEVAS ESTRATEGIAS, MENSAJERO, 2010. ISBN: 9788427131422

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino utilizadas incluem:

- exposição

- animação de debates em torno de temáticas específicas, bem como de reflexão sobre trabalhos de revisão de investigação conduzidos pelos alunos.

- metodologias ativas, experienciais através das quais se pretende que os estudantes adquiram competências específicas de intervenção nos contextos de adoção e do acolhimento residencial

- realização de trabalhos de observação e acompanhamento da prática profissional na área.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP

 http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação inclui a realização de um exame final de aquisição de conhecimentos (60%) e é distribuída ao longo do semestre avaliada através da participação presencial (10%) e da realização de trabalho escrito (30%).

A participação presencial é avaliada através de pequenos trabalhos realizados em contexto de aula. O trabalho escrito é realizado individualmente e consiste num ensaio escrito de análise de um filme ou cena de filme, tendo em conta os conteúdos programáticos da UC e numa perspetiva de utilização desse material com objetivos de formação quer junto de pais, filhos ou profissionais da área do Acolhimento e Adoção 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto de estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de realizar trabalho equivalente ao realizado nas aulas, bem como o trabalho escrito, para além do exame escrito final.
O estudante deverá  contatar a docente no início do semestre, a fim de melhor definir as possibilidades de substituição destes trabalhos.

Melhoria de classificação

 A melhoria da classificação pode ser conseguida através da repetição do exame final que constitui 60% do total e é regulada pelo art.º 11º ou "... de uma única vez, até à época de recurso do ano imediatamente subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto."

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