Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P815

Intervenção e Avaliação Psicológica no Desenvolvimento dos Recursos Humanos

Código: P815     Sigla: IAPDRH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 34 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento e adquiram competências sobre os principais sistemas de recursos humanos nos quais o Psicólogo organizacional intervém em contexto laboral.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Interpretar e explicar os principais fenómenos e processos psicossociais na área dos recursos humanos.
- Evidenciar conhecimento sobre as principais áreas da função de gestão dos RH;
- Demonstrar conhecimento e competências que lhes permitam o planeamento, a implementação, o acompanhamento e avaliação de mudanças e intervenções realizadas tendo em vista melhorar comportamentos, situações e processos psicossociais no campo dos recursos humanos.

Através da realização, com apoio tutorial, de um trabalho de investigação versando um dos temas propostos no âmbito desta unidade curricular, pretende-se que os estudantes construam conhecimento atualizado sobre as temáticas e desenvolvam competências que lhes permitam conceber e desenvolver um projeto de investigação e/ou intervenção no âmbito da Gestão das pessoas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É importante que o estudante tenha conhecimentos na área da Psicologia das Organizações.

Programa

1. A função de gestão de RH
2. Abordagens teóricas para o desenvolvimento dos RH
3. Descrição e análise de funções
4. Recrutamento, seleção e integração
5. Gestão e avaliação do desempenho
6. Formação e desenvolvimento dos RH

Bibliografia Obrigatória

Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha, Jorge F. S. Gomes, Rita Campos e Cunha, Carlos Cabral-Cardoso, Carlos Alves Marques; Manual de gestão de pessoas e do capital humano, Edições Sílabo, Lda., 2015. ISBN: ISBN: 978-972-618-813-1
Chiavenato, Idalberto; Gestão de Pessoas, Editora MANOLE, 2014. ISBN: ISBN: 9788520437612
Caetano António 570; Gestão de recursos humanos. ISBN: 978-972-8871-15-4
Borman Walter C. 340; Industrial and organizational psychology. ISBN: 0-471-66674-2
Claydon T.; Human resource management (A contemporary Approach (5th Edition). , Pearson Education Limited, 2007. ISBN: -13: 9780273707639)
Dessler, Gary ; Human Resource Management (13rd Ed.), New Jersey: Pearson Education International, 2013. ISBN: ISBN-13: 978-0-13-266821-7 (hardcover: alk. paper)
Cunha Miguel Pina e 070; Manual de gestão de pessoas e do capital humano. ISBN: 978-972-618-568-0
Chiavenato Idalberto; Gestão de pessoas. ISBN: 85-352-1448-8

Bibliografia Complementar

Neves José Gonçalves das; Clima organizacional, cultura organizacional e gestão de recursos humanos. ISBN: ISBN 972-96897-3-3
Neves José; Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais. ISBN: 978-972-618-477-5
Peretti Jean-Marie; Recursos humanos. ISBN: ISBN 972-618-257-3
Dessler Gary; Human resource management. ISBN: 0-13-127677-8

Observações Bibliográficas

Revistas a consultar regularmente:
- Human Resource Management Review
- Personnel Review

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição de conteúdos pela docente e pelos estudantes;
- Análise de casos - trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo;
- Visualização de vídeos e realização de exercícios orientados;
- Workshops orientados por psicólogos a trabalhar na área de Recursos Humanos;
- Trabalho de investigação;
- Aulas tutoriais para acompanhamento dos trabalhos de investigação;
- Estudo autónomo.

Software

Não aplicável.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 28,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9ºA do Regulamento de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
a) Exame final (50%) – teste com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento; e,
b) Trabalho de grupo (50%):
  i) Avaliação da participação dos estudantes nas aulas de    apoio tutorial (10%);
  ii) Avaliação das apresentações orais do trabalho (15%);
  iii) Avaliação do relatório (25%).

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve:
1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e,
2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estejam dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente. Para tal, deverão contactar no INÍCIO do semestre (NUNCA depois da 2ª aula) o docente responsável.

Melhoria de classificação


  • Está prevista a melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto. (Artigo 10.º, ponto 1., alínea a) do Regulamento geral para avaliação dos discentes da UP).

  • Nestas situações mantem-se válida a classificação obtida na componente "trabalho de grupo".

  • A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada. (Artigo 10.º, ponto 3. do Regulamento geral para avaliação dos discentes da UP).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-15 às 20:17:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias