Código: | P804 | Sigla: | ACCA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 27 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
O objetivo essencial desta UC é a aprender a conduzir uma avaliação clínica de crianças e adolescentes. Os estudantes deverão ser capazes de: - Conhecer os quadros teóricos de referência a um conjunto de instrumentos e técnicas de avaliação usadas na avaliação clínica de crianças e adolescentes; - Selecionar a ou as medidas de avaliação a usar numa situação e contexto específicos de avaliação clínica de crianças ou adolescentes; - Proceder à administração, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos formais utilizados na avaliação clínica de crianças e adolescentes; - Recorrer a estratégias não-formais de avaliação clínica, dominando a técnica de aplicação e de atribuição de significado aos resultados obtidos; - Elaborar um relatório de avaliação, tendo em conta o interlocutor a que se destina e dominar competências de transmissão oral dos resultados da avaliação; - Tomar consciência dos princípios éticos e deontológicos que regem a avaliação psicológica.
Os resultados de aprendizagem desta UC consistem:
- domínio de técnicas e estratégias de avaliação clínica, com caracter formal e informal de crianças e adolescentes
- domínio de competências de integração num quadro consistente dos resultados da avaliação conduzida
- domínio de competências de comunicação dos resultados da avaliação clínica junto de interlocutores de diferente natureza, pais e profissionais.
Modelo teórico compreensivo da Avaliação Clinica com Crianças e Adolescentes 1.1Modelo Biopsicológico (Bronfenbrenner & Morris, 1998) 1.2.Modelo do Processamento da Informação Social (Lemerise & Arsenio, 2000).
2- Avaliação e classificação na avaliação clinica com crianças e adolescentes
DSM- 5 (categorial) - ASEBA (dimensional)
3.Observação direta (estruturada e semiestruturada)
4. Entrevista
5.Avaliação do desenvolvimento
6. Avaliação cognitiva
7. Avaliação do contexto família e educativo
8. Self reports e rating scales
9. Técnicas projetivas
10. Relatórios psicológicos no contexto da avaliação clinica de crianças e adolescentes e principios éticos e deontológicos da avaliação clinica com crianças e adolescentes
1. Expositivo, sob responsabilidade da docente
2. Role-play de treino de competências de avaliação
3. Tutorial no apoio a trabalhos de pesquisa de instrumentos de avaliação, realizados pelos estudantes
4.Observação orientada de videos e discussão.
5. Aprendizagem interpares – os estudantes participam no contexto da aula à apresentação de casos clínicos analisados pelos colegas.
6. Aplicação supervisionada de uma metodologia de avaliação psicológica em contexto.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 40,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 28,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 162,00 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um Teste individual sobre os conteudos teóricos leccionados (ponderação 40%, a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota minima de 10 valores) a implementação de um Trabalho de campo envolvendo uma metodologia de avaliação psicologica (ponderação 30%, a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota minima de 10 valores) e a realização de um Trabalho escrito que sumarize um processo de avaliação psicologica (ponderação 30%, a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota minima de 10 valores).
A nota final será obtida pelo somatório das notas obtidas no:
Teste (ponderação 40%), a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota minima de 10 valores;
Trabalho campo (ponderação 30%), a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota minima de 10 valores;
Trabalho escrito (ponderação 30%),a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota minima de 10 valores.
Não se aplica.
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas situações de consulta (em pelo menos em 75%) e realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. Outras situações que impliquem uma avaliação especial serão analisadas em conjunto com os docentes no início do semestre.
A época de recurso pode ser usada para realizar a componente teórica (40%) para aqueles que tiverem faltado, reprovado no teste ou para melhoria de classificação. Está prevista a melhoria de classificação no teste (40%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.