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Intervenção nos Comportamentos Aditivos

Código: P721     Sigla: ICA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 38 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Efetuar uma avaliação compreensiva dos problemas relacionados com o álcool e drogas 

  • Caraterizar os principais modelos de prevenção do abuso de drogas 

  • Planear e desenvolver estratégias de prevenção do abuso de drogas e outros comportamentos adictivos 

  • Identificar especificidades da intervenção terapêutica nos comportamentos adictivos 

  • Planear e aplicar intervenções motivacionais adequadas ao estádio de mudança do indivíduo 

  • Planear e desenvolver intervenções breves 

  • Planear e aplicar estratégias de intervenção orientadas para a prevenção da recaídanos comportamentos aditivos

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o aluno seja capaz de compreender o fenómeno do uso e abuso de substâncias psicoativas, bem como das diferentes dimensões interventivas que com ele se relacionam: prevenção, tratamento, reinserção e redução de riscos e/ou danos. Aprenderá os principais conceitos da adictologia e treinará estratégias de abordagem de forma a desenvolver as competências necessárias à sua ação futura enquanto psicólogo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Definições, âmbito e tendências da intervenção psicológica nos comportamentos aditivos
Delimitação e análise crítica de conceitos. Perspetivas gerais da intervenção psicológica nos comportamentos adictivos.

2. Avaliação dos comportamentos aditivos
Principais objetivos dos procedimentos de avaliação e despistagem de problemas relacionados com o consumo de drogas. Procedimentos de avaliação da recaída. Diagnóstico com base no DSM-V. Testes de despistagem e de avaliação.

3. Prevenção do consumo de drogas
Evolução das estratégias de prevenção. Programas universais, seletivos e indicados. Principais abordagens de prevenção. Critérios de qualidade dos programas de prevenção.

4. Abordagens de tratamento
A entrevista motivacional. Abordagens cognitivo-comportamentais. As intervenções breves. O processo de recaída no toxicodependente e sua prevenção.

Bibliografia Obrigatória

Coombs Robert Holman ed.; Handbook of addictive disorders. ISBN: ISBN 0-471-23502-4
ULL; Cognitive therapy of substance abuse. ISBN: ISBN 0-89862-115-1
Negreiros Jorge; Injecção de drogas, comportamento sexual e risco de VIH. ISBN: 972-8082-77-0
G. Alan Marlatt; Harm reduction:Pregmatic strategies for managing high risk behaviors, The Guilford Press, 1998. ISBN: 1-57230-825-7
Negreiros Jorge; Prevenção do abuso do álcool e drogas nos jovens. ISBN: 972-95896-1-5
Marlatt G. Alan 340; Relapse prevention. ISBN: 978-1-59385-641-0
Fonseca António Castro 070; Psicologia forense. ISBN: 972-40-2853-4
Miller William R.; Motivational interviewing. ISBN: 1-57230-563-0
Marlatt G. Alan co-aut.; Harm reducation. ISBN: ISBN 1-57230-397-2
Ken Winters; Brief Intervention: Clinician's manual, Hazelden, 2004. ISBN: 1-592285-170-3
Donovan Dennis M. 340; Assessment of addictive behaviors. ISBN: 978-1-59385-640-3
Denning Patt; Practicing harm reduction psychotherapy. ISBN: ISBN 1-57230-555-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição de conteúdos pelo docente. Apresentação e discussão de videos didáticos sobre estratégias de intervenção. Realização de exercícios e atividades orientados. Trabalhos de grupo. Debates sobre os conteúdos expostos visionados em video ou a partir da pesquisa efetuada pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sem presença obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

 Avaliação individual através de  dois  testes. A classificação final corresponde à média aritmética dos dois testes realizados durante o curso da UC. O estudante tem que obter uma classificação mínima de 7,5 valores em cada teste e uma média de 9,5 valores nos dois testes.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas provas nem trabalhos especiais.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar o exame final (para a sua avaliação não será tido em conta o critério de participação nas aulas).

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão inscrever-se em exame em caso de reprovação ou falta aos testes, na época de recurso do ano em que o estudante frequentou a UC.

Quanto à melhoria de classificação, esta está prevista uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.




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