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Rorschach Sistema Integrativo II

Código: P411     Sigla: RSI 2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 25 Plano Oficial 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dominar a técnica de interpretação e análise dos resultados obtidos através de protocolos do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo.
Demonstrar o dominio das metodologias de aplicação e codificação de respostas e análise dos resultados.
Integrar os resultados do Rorschach com os de outros testes no âmbito do processo de avaliação psicológica.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade para aplicar, codificar e interpretar protocolos do Teste de Rorschach.

Analisar e integrar resultados de forma coerente para conseguir compreender o funcionamento psicológico do indivíduo avaliado.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência com aproveitamento na UC Rorschach Sistema Integrativo I.

 

 

Programa

A metodologia de interpretação dos resultados do Teste de Rorschach (SIR) com utilização de exercícios práticos:
- Os clusters de variáveis;
- Ordenação dos clusters pela ordem de importãncia;
- A metodologia de interpretação progressiva a partir das variáveis mais importantes relativamente a cada cluster;
- Conceptualização e integração dos resultados com informação proveniente de outras fontes;

Treino de interpretação progressiva de resultados, com protocolos de nível médio a nível elevado de dificuldade e complexidade.
Integração dos resultados do Teste de Rorschach numa avaliação psicológica realizada com diferentes metodologias.
Supervisão das competências de aplicação e de codificação e interpretação através da análise de 5 protocolos recolhidos, codificados e interpretados por cada estudante.
Os conteúdos incidem sobre a interpretação e análise dos resultados do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo. Baseiam-se na produção bibliográfica de John Exner, Jr. sobre este tema e os resultados do estudo normativo do Rorschach na população portuguesa.

Bibliografia Obrigatória

Exner John E. Jr.; The Rorschach, A Comprehensive System, Vol. 1, Basic Foundations and Principles of Interpretation, 4th Edition, Wiley, 2002. ISBN: 978-0-471-38672-8
Meloy J. Reid 340; Contemporary rorschach interpretation. ISBN: 0-8058-1920-7
Pires António Abel; O^estudo normativo do teste de Rorschach na população portuguesa
Exner John E. Jr. & Erdberg Philip+; The Rorschach, A Comprehensive System, Volume 2, Advanced Interpretation, 3rd Edition, Wiley, 2005. ISBN: 978-0-471-41983-9
Sendín Bande María Concepción; Manual de interpretación del Rorschach para el sistema comprehensivo. ISBN: 978-84-88909-15-2

Bibliografia Complementar

Exner John E. 340; Issues and methods in rorschach research. ISBN: 0-8058-1902-9
Exner John E.; The^present status and future of the Rorschach
Tibon-Czopp Shira & Weiner Irving B.; Rorschach Assessment of Adolescents, Springer, 2016. ISBN: 978-1493931507

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição de conteúdos sobre a metodologia de análise dos resultados.
- Discussão de casos clinicos para demonstração.
- Exposição de casos pelos estudantes com discussão pela turma.
- Supervisão dos protocolos recolhidos e analisados pelos estudantes.
- Apoio tutorial.
A exposição dos conteúdos com demonstração e a discussão dos trabalhos práticos dos estudantes promovem a aquisição de competências no dominio da utilização do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo, em avaliação psicológica.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 34,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Pré-requisito de assiduidade: frequência de 75% das aulas leccionadas. Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes da avaliação (aplicação, codificação e interpretação de 5 protocolos do Rorschach), com um mínimo de 8,5 valores para cada protocolo, desde que a média ponderada de todos os protocolos seja igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuida ao longo do semestre através dos protocolos recolhidos e analisados pelos estudantes: 100%
O trabalho prático será realizado ao longo do semestre e consiste em 5 protocolos recolhidos, codificados e interpretados pelo estudante.
O estudante deve obter um mínimo de 8,5 valores (classificação de 0-20).

Provas e trabalhos especiais

Recolha, codificação e interpretação de 5 protocolos Rorschach fora do horário das aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as componentes de avaliação definidas anteriormente. Para tal, deverão contactar o docente, no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação distribuída é possível mediante a realização de um exame na época de recurso, que consiste num estudo de caso através da interpretação de um protocolo de Rorschach com a integração de uma história de vida, fornecidos pelo docente.
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