Código: | P411 | Sigla: | RSI 2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 25 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
Dominar a técnica de interpretação e análise dos resultados obtidos através de protocolos do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo.
Demonstrar o dominio das metodologias de aplicação e codificação de respostas e análise dos resultados.
Integrar os resultados do Rorschach com os de outros testes no âmbito do processo de avaliação psicológica.
Capacidade para aplicar, codificar e interpretar protocolos do Teste de Rorschach.
Analisar e integrar resultados de forma coerente para conseguir compreender o funcionamento psicológico do indivíduo avaliado.
Frequência com aproveitamento na UC Rorschach Sistema Integrativo I.
A metodologia de interpretação dos resultados do Teste de Rorschach (SIR) com utilização de exercícios práticos:
- Os clusters de variáveis;
- Ordenação dos clusters pela ordem de importãncia;
- A metodologia de interpretação progressiva a partir das variáveis mais importantes relativamente a cada cluster;
- Conceptualização e integração dos resultados com informação proveniente de outras fontes;
Treino de interpretação progressiva de resultados, com protocolos de nível médio a nível elevado de dificuldade e complexidade.
Integração dos resultados do Teste de Rorschach numa avaliação psicológica realizada com diferentes metodologias.
Supervisão das competências de aplicação e de codificação e interpretação através da análise de 5 protocolos recolhidos, codificados e interpretados por cada estudante.
Os conteúdos incidem sobre a interpretação e análise dos resultados do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo. Baseiam-se na produção bibliográfica de John Exner, Jr. sobre este tema e os resultados do estudo normativo do Rorschach na população portuguesa.
- Exposição de conteúdos sobre a metodologia de análise dos resultados.
- Discussão de casos clinicos para demonstração.
- Exposição de casos pelos estudantes com discussão pela turma.
- Supervisão dos protocolos recolhidos e analisados pelos estudantes.
- Apoio tutorial.
A exposição dos conteúdos com demonstração e a discussão dos trabalhos práticos dos estudantes promovem a aquisição de competências no dominio da utilização do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo, em avaliação psicológica.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 34,00 |
Frequência das aulas | 27,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 81,00 |
Pré-requisito de assiduidade: frequência de 75% das aulas leccionadas. Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes da avaliação (aplicação, codificação e interpretação de 5 protocolos do Rorschach), com um mínimo de 8,5 valores para cada protocolo, desde que a média ponderada de todos os protocolos seja igual ou superior a 10 valores.
Avaliação distribuida ao longo do semestre através dos protocolos recolhidos e analisados pelos estudantes: 100%
O trabalho prático será realizado ao longo do semestre e consiste em 5 protocolos recolhidos, codificados e interpretados pelo estudante.
O estudante deve obter um mínimo de 8,5 valores (classificação de 0-20).
Recolha, codificação e interpretação de 5 protocolos Rorschach fora do horário das aulas.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as componentes de avaliação definidas anteriormente. Para tal, deverão contactar o docente, no início do semestre.