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Psicologia do Comportamento Desviante

Código: P403     Sigla: PCD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 149 Plano Oficial 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conhecer e compreender o que é um comportamento desviante, designadamente ser capaz de distinguir esta noção de outras e compreender a sua relativização sócio-cultural e temporal;
- Conhecer os grandes temas do comportamento desviante, compreender a sua complexidade e ser capaz de os explicar, compreender ou interpretar tendo em conta os contributos das diferentes áreas disciplinares;
- Conhecer as principais explicações e teorias da Psicologia do Comportamento desviante e desenvolver competências para as aplicar a contextos e comportamentos específicos;
- Conhecer especificidades e contextos de intervenção do psicólogo nesta área

Resultados de aprendizagem e competências

   No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
(a) Compreender o que é um comportamento desviante, a sua relativização histórica e cultural e ser capaz de distinguir esta noção de outras;
(b) Conhecer os diferentes tipos de comportamentos desviantes e a sua complexidade sendo capaz de os explicar, compreender ou interpretar à luz dos contributos das diferentes áreas disciplinares;
(c) Aplicar os conhecimentos obtidos a contextos, grupos e comportamentos espcíficos;
(d) Conhecer as especificidades e os contextos de atuação de um psicólogo na área do comportamento desviante. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O comportamento desviante. Definições, discussão crítica e distinção de conceitos (desvio, marginalidade, perturbação, doença, …). A biopsicossociologia do comportamento desviante: transdisciplinaridade e complexidade explicativa. 2. As teorias do comportamento desviante: biológicas, psicológicas e sócio-culturais; causas, estruturas e processos que conduzem ao desvio.
3. Os grandes temas do comportamento desviante: crime, delinquência juvenil, drogas, prostituição, violência (urbana, doméstica, ...), sexualidades desviantes, ….
4. Contextos de intervenção e o papel do psicólogo do comportamento desviante.

Bibliografia Obrigatória

Agra Cândido; Biopsicossociologia do comportamento desviante
Clinard Marshall B.; Sociology of deviant behavior. ISBN: 978-0-495-09335-0
Goode, E. ; Deviant behavior, Routledge, 2014

Bibliografia Complementar

Hart, C.; High price, Harper, 2013
Oliveira Alexandra; Andar na vida. ISBN: 978-972-40-4443-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Aulas de exposição de conteúdos pelas docentes com recurso à apresentação de diapositivos;

  • Aulas de exercícios com debate e discussão de casos e situações práticas;

  • Conferências por especialistas das temáticas abordadas;

  • Estudo autónomo e análise de textos recomendados

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Sociologia urbana
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Criminologia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A presença nas aulas é obrigatória. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação. Assim: 
- Avaliação distribuída (ponderação de 40%): Consiste em 4 mini-testes que terão lugar durante as aulas, em datas a indicar na primeira aula da UC. A nota desta componente de avaliação será o resultado da média das notas obtidas nos melhores 3 mini-testes. O/A estudante deve obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos mini-testes, sem a qual não consegue aprovação nesta componente de avaliação. 
- Exame final (ponderação de 60%): Sobre as matérias lecionadas durante o semestre  
Em cada uma das componentes da avaliação, o/a estudante deve obter uma classificação mínima de 10 valores.

Os/as estudantes podem optar por realizar apenas o exame final que, neste caso, terá uma ponderação de 100%. Da mesma forma, nos casos de reprovação ou falta a qualquer um dos mini-testes, os/as estudantes realizarão apenas o exame final que terá uma ponderação de 100%. 

Para obter aprovação na disciplina, o/a estudante deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatutos específicos (e.g., TE) serão avaliados da mesma forma que os restantes, podendo optar por um único teste no final do semestre, em lugar dos 4 minitestes, com uma ponderação de 40%.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação do exame realizado é possível, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto. Tal melhoria aplica-se apenas a 60%, isto é,  à componente de avaliação referente ao exame final.

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