Código: | P403 | Sigla: | PCD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 149 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
- Conhecer e compreender o que é um comportamento desviante, designadamente ser capaz de distinguir esta noção de outras e compreender a sua relativização sócio-cultural e temporal;
- Conhecer os grandes temas do comportamento desviante, compreender a sua complexidade e ser capaz de os explicar, compreender ou interpretar tendo em conta os contributos das diferentes áreas disciplinares;
- Conhecer as principais explicações e teorias da Psicologia do Comportamento desviante e desenvolver competências para as aplicar a contextos e comportamentos específicos;
- Conhecer especificidades e contextos de intervenção do psicólogo nesta área
- No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
(a) Compreender o que é um comportamento desviante, a sua relativização histórica e cultural e ser capaz de distinguir esta noção de outras;
(b) Conhecer os diferentes tipos de comportamentos desviantes e a sua complexidade sendo capaz de os explicar, compreender ou interpretar à luz dos contributos das diferentes áreas disciplinares;
(c) Aplicar os conhecimentos obtidos a contextos, grupos e comportamentos espcíficos;
(d) Conhecer as especificidades e os contextos de atuação de um psicólogo na área do comportamento desviante.
1. O comportamento desviante. Definições, discussão crítica e distinção de conceitos (desvio, marginalidade, perturbação, doença, …). A biopsicossociologia do comportamento desviante: transdisciplinaridade e complexidade explicativa. 2. As teorias do comportamento desviante: biológicas, psicológicas e sócio-culturais; causas, estruturas e processos que conduzem ao desvio.
3. Os grandes temas do comportamento desviante: crime, delinquência juvenil, drogas, prostituição, violência (urbana, doméstica, ...), sexualidades desviantes, ….
4. Contextos de intervenção e o papel do psicólogo do comportamento desviante.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Teste | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 51,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Total: | 81,00 |
A presença nas aulas é obrigatória.
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação. Assim:
- Avaliação distribuída (ponderação de 40%): Consiste em 4 mini-testes que terão lugar durante as aulas, em datas a indicar na primeira aula da UC. A nota desta componente de avaliação será o resultado da média das notas obtidas nos melhores 3 mini-testes. O/A estudante deve obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos mini-testes, sem a qual não consegue aprovação nesta componente de avaliação.
- Exame final (ponderação de 60%): Sobre as matérias lecionadas durante o semestre
Em cada uma das componentes da avaliação, o/a estudante deve obter uma classificação mínima de 10 valores.
Os/as estudantes podem optar por realizar apenas o exame final que, neste caso, terá uma ponderação de 100%. Da mesma forma, nos casos de reprovação ou falta a qualquer um dos mini-testes, os/as estudantes realizarão apenas o exame final que terá uma ponderação de 100%.
Para obter aprovação na disciplina, o/a estudante deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.
Os estudantes com estatutos específicos (e.g., TE) serão avaliados da mesma forma que os restantes, podendo optar por um único teste no final do semestre, em lugar dos 4 minitestes, com uma ponderação de 40%.
A melhoria de classificação do exame realizado é possível, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto. Tal melhoria aplica-se apenas a 60%, isto é, à componente de avaliação referente ao exame final.