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Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente

Código: P409     Sigla: PDA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=368542
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 187 Plano Oficial 2 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-10-25.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende abordar os conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente e sensibilizar os estudantes para as caraterísticas específicas da adolescência enquanto etapa do ciclo vital.

Resultados de aprendizagem e competências


Espera-se que  no final do semestre os estudantes sejam capazes de:

1.Identificar as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da adolescência.

2.Integrar os aspetos diferenciais do desenvolvimento do adolescente, referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.

3.Articular as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico do adolescente, assumindo uma perspetiva integrativa e crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução. O conceito de adolescência.

2. Desenvolvimento físico. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas.

3. Desenvolvimento intelectual e cognitivo.

4. Desenvolvimento moral.

5. Desenvolvimento social. O grupo de pares e a amizade.

6. Desenvolvimento da identidade. Estatutos de identidade.

7. Família enquanto contexto de desenvolvimento.

8. Comportamentos de risco na adolescência.

9. Desenvolvimento da dolescência no contexto da escola.

10. Adolescência e adaptação psicológica.

Bibliografia Obrigatória

Adams Gerald R. 340; Blackwell handbook of adolescence. ISBN: 1-4051-3302-3
Jackson; Handbook of adolescent development
Palacios Jesús 220; Psicología evolutiva. ISBN: 84-206-8181-4
Sprinthall Norman A.; Psicologia do adolescente. ISBN: 972-31-0634-5
Lerner, R. & Steinberg, L. ; Handbook of adolescent psychology. , Wiley, 2009
Jaffe Michael L.; Adolescence. ISBN: 0-471-57190-3

Bibliografia Complementar

Lourenço Orlando M.; Psicologia do desenvolvimento moral. ISBN: 972-40-0671-9
Moshman David; Adolescent psychological development. ISBN: 0-8058-4830-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estando esta unidade curricular inserida no ciclo inicial de formação dos psicólogos, é tida em conta a necessidade de maior estrutura nos métodos de ensino utilizados. São os seguintes:

1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente,

2. Visionamento de filmes e debate,

3. Resolução de problemas no contexto da aula, orientada pela docente,

4. Resolução de problemas fora da aula, como TPC.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Participação presencial 10,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Estudo autónomo 109,50
Frequência das aulas 52,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o ensaio escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

1. Prova prática (25%)

2. Participação ativa nas aulas práticas com realização das tarefas propostas nas aulas  (10%)

3. Exame final (65%).

Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada classificação.

Provas e trabalhos especiais

Situações especiais serão analisadas caso a caso.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contatar as docentes no início do ano letivo, de forma a programar a sua avaliação.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "exame final" (ponderação de 65%) e deverá ser realizada ate à época de recurso do ano imediatamente subsequente aquele em que foi obtida a aprovação e em que a UC tenha exame previsto.



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