Código: | P409 | Sigla: | PDA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=368542 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 187 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Esta unidade curricular pretende abordar os conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente e sensibilizar os estudantes para as caraterísticas específicas da adolescência enquanto etapa do ciclo vital.
Espera-se que no final do semestre os estudantes sejam capazes de:
1.Identificar as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da adolescência.
2.Integrar os aspetos diferenciais do desenvolvimento do adolescente, referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.
3.Articular as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico do adolescente, assumindo uma perspetiva integrativa e crítica.
1. Introdução. O conceito de adolescência.
2. Desenvolvimento físico. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas.
3. Desenvolvimento intelectual e cognitivo.
4. Desenvolvimento moral.
5. Desenvolvimento social. O grupo de pares e a amizade.
6. Desenvolvimento da identidade. Estatutos de identidade.
7. Família enquanto contexto de desenvolvimento.
8. Comportamentos de risco na adolescência.
9. Desenvolvimento da dolescência no contexto da escola.
10. Adolescência e adaptação psicológica.
Estando esta unidade curricular inserida no ciclo inicial de formação dos psicólogos, é tida em conta a necessidade de maior estrutura nos métodos de ensino utilizados. São os seguintes:
1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente,
2. Visionamento de filmes e debate,
3. Resolução de problemas no contexto da aula, orientada pela docente,
4. Resolução de problemas fora da aula, como TPC.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 65,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 0,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 0,00 |
Estudo autónomo | 109,50 |
Frequência das aulas | 52,50 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o ensaio escrito.
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
1. Prova prática (25%)
2. Participação ativa nas aulas práticas com realização das tarefas propostas nas aulas (10%)
3. Exame final (65%).
Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada classificação.
Situações especiais serão analisadas caso a caso.
Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contatar as docentes no início do ano letivo, de forma a programar a sua avaliação.
Apenas se aplica à componente "exame final" (ponderação de 65%) e deverá ser realizada ate à época de recurso do ano imediatamente subsequente aquele em que foi obtida a aprovação e em que a UC tenha exame previsto.