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Trabalhos Práticos em Psicologia Social

Código: P310     Sigla: TPPS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 27 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

. Introdução à Psicologia Social Experimental pelo contacto e reflexão sobre experiências clássicas versando fenómenos psicossociais nucleares no desenvolvimento da disciplina

. Aquisição de competências metodológicas básicas para a planificação e execução de estudos experimentais em Psicologia Social

. Reflexão sobre a diferenciação da abordagem experimental na investigação psicológica relativamente a outras abordagens

. Contacto com os constrangimentos próprios da execução de estudos experimentais em laboratório

. Reflexão sobre as características da experimentação: inferência causal, realismo mundano e realismo experimental, validade de constructo, validade interna e externa, definições operacionais, etc

. Reflexão sobre as implicações éticas inerentes à investigação psicológica, nomeadamente no domínio da Psicologia Social Experimental

. Contribuir para a valorização da investigação junto dos estudantes, enquanto componente importante para a sua formação.

Resultados de aprendizagem e competências

. Aquisição de competências metodológicas básicas para a planificação e execução de estudos experimentais em Psicologia Social

. Capacidade de reflexão sobre as vantagens e desvantagens da utilização de metodologias experimentais na investigação

. Capacidade de reflexão sobre as implicações éticas inerentes à investigação psicológica, nomeadamente no domínio da Psicologia Social Experimental

. Valorização da investigação enquanto componente importante para a sua formação.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

1. Introdução à experimentação laboratorial em Psicologia Social:

. Contacto com estudos experimentais em domínios clássicos da investigação em Psicologia Social;

. Planeamento em pequenos grupos de trabalho de um estudo experimental sobre uma das temáticas apresentadas (necessidade de adequação da metodologia empregue às condições do LPS)

. Execução material no Laboratório de Psicologia Social do estudo planeado, incluindo todas as etapas requeridas pelo design experimental (desde a execução de materiais, testagem e treino de "guiões" experimentais, recolha de dados, processo de aleatorização mais ou menos complexo … até ao debriefing)

. Apresentação sintética dos conceitos teóricos utilizados, da questão de investigação e hipóteses propostas pelo estudo. Apresentação da descrição do estudo realizado.

. Discussão em grande grupo sobre aspectos teóricos e metodológicos levantados pelo estudo: "relevância" da investigação sobre o fenómeno em questão, possíveis melhoramentos metodológicos ao estudo realizado, metodologias alternativas, etc.

2. Conteúdos transversais, sempre abordados na discussão em grande grupo:

. A noção de "cenário experimental" na experimentação em Psicologia Social: a construção de situações/contextos "reais" no laboratório, o controlo experimental, manipulação de variáveis e definições operacionais, realismo experimental vs. realismo mundano, o preceito da aleatorização, etc.

. As noções de "medida" e de "validade" na experimentação: constructos, variáveis e definições operacionais.

. Implicações éticas da investigação nomeadamente na experimentação em Psicologia Social: consciência dos limites à realização dos estudos, importância do consentimento informado e do debriefing, anonimato e confidencialidade, distinção entre manipulação experimental e "engano", etc.

Bibliografia Obrigatória

Margarida Vaz Garrido e Marília Prada; Manual de competências académicas, Edições Sílabo, 2016. ISBN: 978-972-618-859-9
Jorge Vala e Maria B. Monteiro; Psicologia Social, Gulbenkian, 2013. ISBN: 978-972-31-1478-2
Judd Charles M.; Research methods in social relations. ISBN: 0-03031149-7
M. Hogg; Social psychology. ISBN: 0-13-486770-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes inscritos devem participar na realização de investigação orientada pela docente enquanto membros de um grupo que dinamiza uma investigação, ou enquanto participantes das investigações dinamizadas pelos outros grupos de trabalho.

Cada aula focará uma temática tradicionalmente investigada no domínio da Psicologia Social e será composta por duas partes: 1) realização de um estudo experimental; 2) exposição dos conceitos teóricos abordados, da questão de investigação e hipóteses propostas, do procedimento e das medidas utilizadas. As três primeiras aulas serão inteiramente dinamizadas pela docente. As aulas seguintes serão dinamizadas por um grupo de trabalho. Os estudantes não envolvidos na dinamização do estudo experimental serão participantes de cada estudo realizado.

A avaliação terá em conta as seguintes componentes e ponderações: (1) Qualidade da dinamização do estudo experimental (40%); (2) Apresentação dos conteúdos teórico-práticos relevantes ao estudo que realizaram (40%); (3) Manuscrito realizado em pequeno grupo, com a descrição do procedimento do estudo realizado (20%).

É obrigatória a presença em 75% das aulas (critério eliminatório)

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A frequência de pelo menos 75% das aulas é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

40%(dinamização do estudo) + 40% (apresentação conteúdos teóricos) + 20% (procedimento do estudo escrito)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso de impossibilidade de comparecer às aulas, apresentação de um manuscrito escrito em formato de artigo com a descrição de um estudo experimental realizado pelo estudante. O estudo tem de contemplar uma das temáticas abordadas e negociado com a docente.

Melhoria de classificação

Apenas o trabalho escrito (procedimento do estudo dinamizado) é alvo de melhoria.
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