Código: | P203 | Sigla: | PDIP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 192 | Plano Oficial | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
- Adquirir conhecimentos acerca das principais perspetivas teóricas da inteligência e da personalidade e dos principais resultados empíricos relativos às diferenças intraindiviuais, interindividuais e intergrupais (género, nível socioeconómico NSE, geração, …) e sua origem.
- Reflectir acerca das implicações éticas, sociais e políticas dos conhecimentos adquiridos;
- Argumentar fundamentadamente sobre várias problemáticas relativas às diferenças intelectuais e da personalidade em função do grupo de pertença.
- Organizar, sistematizar e estruturar os conhecimentos adquiridos relativos aos constructos da inteligência e personalidade e das diferenças em função do grupo de pertença, hierarquizando-os em função do seu nível de importância e generalidade;
- Utilizar os conhecimentos para recolher e analisar criticamente novos dados científicos (teóricos e empíricos) e não científicos, com recurso a diferentes fontes de informação e métodos.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração ou avaliação de propostas de intervenção e investigação em diferentes domínios de especialização da Psicologia.
-Antecedentes, objecto, objectivos, método e evolução da Psicologia Diferencial. Inteligência: definições. Teorias psicométricas, factoriais ou diferenciais e cognitivas. Teorias abrangentes: inteligências múltiplas e da inteligência bem-sucedida. Diferenças entre grupos: nível socioeconómico, etnia, género e geração. Implicações éticas. Personalidade: definições e constructos semelhantes (traço, temperamento, carácter). Quadros teóricos: breve referência às teorias psicodinâmica, humanista/existencialista e sociocognitiva. Teorias disposicionais ou factoriais. Relação com outros constructos: inteligência, bem-estar e emoções. Diferenças entre grupos: sexo vs. género e geração. Origem das diferenças: Contextos físicos de desenvolvimento – hereditariedade e estrutura cerebral (e.g. estudos de gémeos e de adoção, especialização hemisférica) Contextos sociais de desenvolvimento: família (e.g. práticas educativas, valores e estrutura parentais) e escola (projetos de intervenção).
1. Exposição teórica de conteúdos, com recurso eventual a outras actividades (e.g. vídeos), com promoção da participação e discussão. 2. Estudo autónomo de pesquisa e revisão de referências bibliográficas sugeridas para aprofundamento ou complementaridade dos conteúdos leccionados. 3. Avaliação: 2 testes de avaliação distribuída ou exame final. Cada teste inclui 2 perguntas para resposta directa (5 valores cada) e 1 de desenvolvimento (10 valores). O exame final inclui 4 perguntas de resposta directa (3,5 valores cada) e 1 pergunta de desenvolvimento (6 valores). As perguntas para resposta direta avaliam o domínio de conteúdos específicos e a pergunta para desenvolvimento avalia a capacidade de demonstrar, articular e posicionar-se criticamente em relação aos conhecimentos adquiridos. 4. Trabalho prático facultativo de aplicação dos conteúdos da UC a textos de natureza preferencialmente não científica (ex. perfil de personagens de ficção, reflexão acerca de implicações sociais e políticas).
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | |
Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 27,00 |
Trabalho de campo | |
Total: | 81,00 |
1. Avaliação distribuída através da realização de dois testes de avaliação. Cada um dos testes com 2 perguntas de resposta breve (5 valores cada) e 1 de desenvolvimento (10 valores). É necessário obter a classificação mínima de 8,5 valores no primeiro teste, para poder realizar o segundo. A classificação final nesta modalidade de avaliação corresponde à média aritmética da classificação obtida em ambos os testes. ou
2. Realização de exame final com 4 perguntas de resposta breve (3,5 valores cada) e uma de resposta de desenvolvimento (6 valores).
3. Trabalho prático individual ou em grupo até 3 elementos de aplicação dos conteúdos a obra escolhida. No caso de ser realizado, este trabalho tem a ponderação de 30% (6 valores). A classificação obtida nos testes de avaliação contínua ou no exame final, passará, assim, a ter a ponderação de 70%.
Trabalho prático facultativo de aplicação dos conteúdos da UC a textos de natureza preferencialmente não científica a definir em cada ano (ex. perfil de personagens de ficção, reflexão acerca de implicações sociais e políticas).
Caso exista alguma particularidade que comprovadamente impeça o/a aluno/a de se submeter à avaliação prevista para a generalidade dos casos, uma nova modalidade de avaliação pode ser acordada (e.g. avaliação contínua com realização de mais trabalhos práticos).
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de exame final. No caso da modalidade de avaliação distribuída (testes de avaliação), a melhoria da classificação só poderá ser realizada através de exame na época de recurso do mesmo ano. Se for realizada por exame, podem fazer melhoria, de uma única vez, até à época de recurso do ano subsequente àquele em que é realizada a UC e que tenha exame previsto.
O trabalho prático, quando realizado, não é passível de melhoria.