Psicologia da Memória
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
218 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
(1) Expor os grandes temas de investigação na área da memória humana, nomeadamente os modelos e processos de memória e os vários tipos considerados; (2) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante desta área; (3) Apresentar e discutir casos neurológicos de défices e excessos de memória e o modo como a análise destes casos contribuiu para o aperfeiçoamento dos modelos de memória mais recentes; (4) Proporcionar aos alunos a oportunidade de participarem em tarefas e experiências de avaliação de alguns dos tipos mais representativos da memória humana.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Descrever e compreender os vários tipos de memória, capacidade, limites, além dos principais conceitos e teorias explicativas; (2) Conhecer e compreender a literatura científica mais relevante desta área; (3) Analisar e comunicar conhecimentos desta área de saber; (4) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações quotidianas e escolares; (5) Participar na realização de pequenos estudos experimentais nesta área de saber, integrando conhecimentos e experiência.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n/a
Programa
(1) Introdução à memória humana: Definição, modelos, tipos e marcos da história da psicologia da memória humana.
(2) Métodos de medição da memória: Explícitos (evocação e reconhecimento); implícitos (reaprendizagem e completação).
(3) Teorias e explicações do esquecimento humano (tempo e desuso; tipos de interferência; incongruência contextual; repressão); O mecanismo terapêutico do esquecimento.
(4) Memória sensorial visual e auditiva: Capacidade, duração e principais efeitos.
(5) Memória a curto prazo (MCP): Capacidade, codificação, duração e esquecimento. Memória operatória e o modelo de Baddeley; Tarefas e testes mais representativos.
(6) Memória a longo prazo(MLP): Introdução geral e os efeitos da posição serial; Sub-divisões da MLP e modelos representativos recentes de Tulving e Squire.
(7) Processos de consolidação na MLP: Tipos de repetição, visualização, formação de imagens e técnicas de memorização.
(8) Processos de recordação na MLP: Procedimentos de investigação de Loftus e de DRM sobre erros e memórias falsas; Factores e teorias explicativas dos erros de memória.
(9) Memória autobiográfica: Métodos de investigação; Distribuição das memórias ao longo da vida; Memórias cintilantes: Graus de certeza e precisão; Amnésia infantil.
(10) Défices de memória: Amnésia retrógrada e anterrógrada e análise de alguns casos representativos; a demência de Alzheimer. Memória superior, excessos de memória e casos representativos.
(11) Conclusão: A centralidade da memória na identidade pessoal e na personalidade.
Bibliografia Obrigatória
Pinto Amâncio da Costa;
Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Baddeley Alan;
Memory. ISBN: 978-1-84872-001-5
Anderson John R.;
Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4
Schacter Daniel L.;
Searching for memory. ISBN: ISBN 0-465-07552-5
Observações Bibliográficas
A indicação de artigos científicos complementares será feita no final de cada aula ou capítulo do programa e indicada nos sumários respectivos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1-Aulas; 2-Leituras obrigatórias e complementares, observação de filmes e pequenos vídeos, participação em experiências; 3-Estudo pessoal e discussão em grupo; 4-Avaliações breves e pontuais; 5-Participação e comentários nos fóruns do Moodle.
Software
Não aplicável a esta UC
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho laboratorial |
18,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para a obtenção de frequência, a assiduidade não é obrigatória, mas é altamente recomendável e é valorizada no exame final, sempre que os alunos fizerem referências específicas às discussões ocorridas nas aulas em que participaram.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é o resultado:
- Avaliação por exame final (100%);
Os estudantes devem obter 10 valores em 20 para serem aprovados.
Provas e trabalhos especiais
Os Trabalhos Especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar Trabalhos Especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.
Trabalho de estágio/projeto
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicável, somente no caso da lei geral e se as normas em vigor o permitirem. Os estudantes nestas condições devem informar o docente na primeira aula.
Melhoria de classificação
É possível de acordo com as normas gerais do MIPSI em vigor.
Observações
Os recursos e as actividades a desenvolver na UC P201 ficarão centradas predominantemente no Moodle em vez do Sigarra.