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Neurociências

Código: P103     Sigla: NEUR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia do Comportamento

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 234 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo da unidade curricular é que o estudante tome contacto com uma óptica filo-ontogenética, estrutural e funcional, do Sistema Nervoso.
Com este propósito, o programa está concebido partindo do modelo filo-ontogenético como organizador estrutural e funcional do SNC, sendo que os diferentes componentes programáticos se estruturam em torno do modelo de cérebro triuno de Paul MacLean.

Com esta organização do programa, pretende-se que os estudantes apreendam os principais componentes do SN partindo das interacções desenvolvimentais com as influências contextuais, em cada período do desenvolvimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Fixaram-se os seguintes objectivos para esta unidade curricular:

1.descrever a história das neurociências e a moderna concepção do cérebro na relação cérebro-mente-comportamento;

2.identificar as várias disciplinas neurocientíficas, suas especificidades, interdependências e contribuições para a compreensão do comportamento;

3.conhecer e explicar a neurofisiologia das sinapses, neurónios e células da glia;

4.compreender e explicar o desenvolvimento do SN em geral e suas estruturas em particular, desde a filogénese e a embriogénese, ao indivíduo adulto;

5.conhecer os princípios de desenvolvimento e organização anátomo-funcional do SN, compreendendo o papel das principais estruturas e regiões cerebrais na regulação do comportamento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos encontram-se estruturados em quatro blocos temáticos:

1. introdução às neurociências;

2. filogénese e ontogénese do SN;

3. noções elementares de neurofisiologia neuroquímica, neuroendocrinologia e neurobiologia molecular: do nível subcelular ao nível intercellular;

4. neuroanatomia funcional: do nível medular ao nível telencefálico.

 

Bibliografia Obrigatória

Crossman A. R.; Neuroanatomy. ISBN: ISBN 0-443-04479-1
Swanson Larry W.; Brain architecture. ISBN: 0-19-510505-2
Marques-Teixeira, J. e Barbosa, F.; Neurociências, Edição de Autor, 2015
Bear Mark F.; Neurociências. ISBN: 0-683-30596-4
Kolb Bryan; Neurociência do comportamento. ISBN: 85-204-1392-7
Gazzaniga Michael S. 340; The^new cognitive neurosciences. ISBN: 0-262-07195-9

Bibliografia Complementar

Wade Nicholas J. 340; The^emergence of neuroscience in the nineteenth century. ISBN: 0-415-22839-5
Thompson Richard F.; The^brain. ISBN: 0-7167-2485-5
Nicholls John G.; From neuron to brain. ISBN: ISBN 0-87893-580-0
Bradshaw John L.; Human evolution. ISBN: 0-86377-504-7
Adelman George 340; Encyclopedia of neuroscience. ISBN: 0-444-51432-5
Greenstein Ben; Color atlas of neuroscience. ISBN: 3-13-108171-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas em grande grupo

Software

Nenhum

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências > Neurobiologia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuroquímica
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia humana
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia evolutiva
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurofisiologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Sem frequência obrigatória

Fórmula de cálculo da classificação final

Corresponde à nota do exame, exigindo-se para efeitos de aproveitamento uma nota mínima de 10 valores.
Caso a classificação média dos estudantes que se apresentam a exame seja inferior a 10 valores, aplicar-se-á uma correção pelo Erro Padrão de Medida

Provas e trabalhos especiais

Sem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sem

Melhoria de classificação

Implica realização de novo exame, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que o estudante obteve aproveitamento e em que a UC tenha exame previsto.

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