Iniciação aos Sistemas de Regulação Biológica do Comportamento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia do Comportamento |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
95 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer as bases dos modelos de explicação biológica do comportamento, iniciando os estudantes à linguagem dos sistemas biológicos e à análise crítica das relações entre o sistema biológico como um conceito global e o meio, por um lado, e o cérebro como o sistema de regulação dos comportamentos de adaptação ao meio, por outro.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Abertura a diferentes modelos explicativos do comportamento com ênfase nos modelos neurobiológicos
2. Domínio dos conceitos de estrutura-função biológicas e a sua organização no organismo humano.
3. Aquisição do racional geral da explicação biológica do comportamento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum
Programa
1. Conceitos-chave em biologia:
a. Organismo
b. Organismo/sistema
2. Mórfogénese das estruturas do organismo com incidência no SNC.
a. Plano ontogenético
b. Plano filogenético
3. Origem e caminhos evolutivos do cérebro:
a. Da emergência do cérebro à emergência da mente.
4. Princípios gerais de organização do cérebro humano:
a. Organização do cérebro e regulação do comportamento
b. O futuro do cérebro: interface cérebro-computador
Bibliografia Obrigatória
Jane B. Reece, Lisa A. Urry, Michael L. Cain, Steven A. Wasserman, Peter V. Minorsky, Robert B. Jackson; Campbell Biology (10th Edition), Benjamin Cummings, 2013. ISBN: 978-0321775658
Teixeira, João Eduardo Marques; Toxicodependência e auto-organização, Piaget, 1993. ISBN: 972-9295-25-5 (Capítulo II e Capítulo III)
Teixeira, João Eduardo Marques; Manual da Disfunção Cognitiva na Prática Clínica, VVKA, Lda, 2012. ISBN: 978-972-8652-51-7 (Capítulo 2)
Rodrigues, Custódio; Motivação, Contraponto, 1998. ISBN: 972-646-104-9 (Capítulo I)
Observações Bibliográficas
Será fornecido um manual desenvolvido da disciplina escrito pelo regente.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Aulas expositivas para grande grupo
2. Discussão dos conceitos-chave e elementos da matéria previamente fornecidos aos estudantes.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Sem frequência obrigatória
Fórmula de cálculo da classificação final
Obtenção de 10 valores em teste de resposta múltipla para 20 valores
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segundo as normas estabelecidas na FPCE
Melhoria de classificação
Segundo as normas estabelecidas na FPCE