Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P111

Iniciação aos Sistemas de Regulação Biológica do Comportamento

Código: P111     Sigla: ISRBC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia do Comportamento

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 95 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer as bases dos modelos de explicação biológica do comportamento, iniciando os estudantes à linguagem dos sistemas biológicos e à análise crítica das relações entre o sistema biológico como um conceito global e o meio, por um lado, e o cérebro como o sistema de regulação dos comportamentos de adaptação ao meio, por outro.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Abertura a diferentes modelos explicativos do comportamento com ênfase nos modelos neurobiológicos
2. Domínio dos conceitos de estrutura-função biológicas e a sua organização no organismo humano.
3. Aquisição do racional geral da explicação biológica do comportamento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum

Programa

1. Conceitos-chave em biologia:
    a. Organismo
    b. Organismo/sistema

2. Mórfogénese das estruturas do organismo com incidência no SNC.
    a. Plano ontogenético
    b. Plano filogenético

3. Origem e caminhos evolutivos do cérebro:
    a. Da emergência do cérebro à emergência da mente.
   

4. Princípios gerais de organização do cérebro humano:
    a. Organização do cérebro e regulação do comportamento
    b. O futuro do cérebro: interface cérebro-computador


 

Bibliografia Obrigatória

Jane B. Reece, Lisa A. Urry, Michael L. Cain, Steven A. Wasserman, Peter V. Minorsky, Robert B. Jackson; Campbell Biology (10th Edition), Benjamin Cummings, 2013. ISBN: 978-0321775658
Teixeira, João Eduardo Marques; Toxicodependência e auto-organização, Piaget, 1993. ISBN: 972-9295-25-5 (Capítulo II e Capítulo III)
Teixeira, João Eduardo Marques; Manual da Disfunção Cognitiva na Prática Clínica, VVKA, Lda, 2012. ISBN: 978-972-8652-51-7 (Capítulo 2)
Rodrigues, Custódio; Motivação, Contraponto, 1998. ISBN: 972-646-104-9 (Capítulo I)

Observações Bibliográficas

Será fornecido um manual desenvolvido da disciplina escrito pelo regente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aulas expositivas para grande grupo
2. Discussão dos conceitos-chave e elementos da matéria previamente fornecidos aos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Sem frequência obrigatória

Fórmula de cálculo da classificação final

Obtenção de 10 valores em teste de resposta múltipla para 20 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as normas estabelecidas na FPCE

Melhoria de classificação

Segundo as normas estabelecidas na FPCE
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-15 às 20:26:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias