Psicologia da Aprendizagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fpceup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
198 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os principais objectivos desta unidade curricular são: (1) Obter conhecimentos básicos sobre os mecanismos de aquisição de comportamentos e conhecimentos; (2) Saber os principais tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (3) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante desta área; (4) Proporcionar a oportunidade dos estudantes participarem em estudos e investigações de alguns tipos representativos de aprendizagem humana.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Descrever e compreender os vários tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (2) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante da área; (3) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações reais como a aprendizagem escolar a nível universitário, integrando conhecimentos e experiência; (4) Analisar, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
(1) Cérebro, mente, cognição e aprendizagem: Interdependência com outros processos cognitivos.
(2) Aprendizagem: Crenças sobre o âmbito da aprendizagem; Definição beaviorista e cognitiva; Principais tipos e modelos de aprendizagem.
(3) Habituação: Mecanismos de familiarização com estímulos, permanência e factores explicativos.
(4) Condicionamento clássico (CC): Estudos pioneiros de Pavlov e processos gerais de aprendizagem; Estudos de aprendizagem emocional; Estudos recentes de CC; Modelo de Rescorla-Wagner; Explicações gerais do CC.
(5) Condicionamento operante (CO): Estudos pioneiros de Thorndike e Skinner; Estudos experimentais e tipos de CO; Reforço, tipos e explicações; Reforço e punição; Moldagem; Aplicações do CO na clínica e na educação.
(6) Aprendizagem verbal (AV): Estudos pioneiros de Ebbinghaus e Bartlett; Tipos e medidas de AV; A revolução cognitiva, a evolução recente da AV e a relação com a memória humana.
(7) Aprendizagem de categorias e conceitos; Percepção discriminativa, categorização e pensamento; Modelos de categorização clássico e protótipo; Medidas de categorização.
(8) Outras teorias de aprendizagem: Estudos e explicações de aprendizagem segundo o sistema da gestalt; aprendizagem por observação e imitação; aprendizagem em ambiente artificial e o modelo neo-conexionista.
(9) Aprendizagem escolar (AE): Análise dos processos cognitivos de organização, profundidade de processamento, conhecimento prévio e competências meta-cognitivas.
(10) Conclusão: Aprendizagem e relação com outros processos cognitivos.
Bibliografia Obrigatória
Pinto Amâncio da Costa;
Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Bransford John D. 340;
How people learn. ISBN: 0-309-07036-8
Anderson John R.;
Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4
Bibliografia Complementar
Winfred F. Hill; Learning: A survey of psycological interpretations, Allyn & Bacon, 2002. ISBN: 0321056760 (Cópia na Biblioteca da FPCEUP 159.953.HIL/LEA )
Mellanby, J. & Theobald, K.; Education and learning: An evidence based approach, Wiley, 2014. ISBN: 9781118483619 (Cópia na Biblioteca da FPCEUP 37.015.3 MEL/EDU)
Observações Bibliográficas
A indicação de artigos científicos complementares e outros documentos será feita no final de cada aula ou capítulo do programa e indicada nos sumários respectivos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas têm uma componente maioritária de exposição e enquadramento teórico apoiada por PPTs e vídeos. As aulas tipo prático e laboratorial incluem exposição, discussões pontuais, exercícios e demonstrações, de acordo com o tempo disponível no semestre.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho laboratorial |
18,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos devem obter uma classificação mínima de 9.5 valores. O exame final é obrigatório e tem um peso de 100%.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é o resultado do exame final (100%).
Provas e trabalhos especiais
Os trabalhos especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar trabalhos especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor. Os alunos com necessidades especiais devem informar o docente no início das aulas a fim de se poder planear as adaptações necessárias.
Melhoria de classificação
É possível, de acordo com as normas em vigor.
Observações
Os recursos e as actividades disponíveis e a desenvolver em P104-Psicologia da Aprendizagem ficarão centradas na plataforma moodle.