Código: | P846 | Sigla: | MIPOST |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologia de Investigação Científica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 36 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores no âmbito das metodologias de investigação qualitativas e quantitativas. No imediato, estes instrumentos deverão facilitar a planificação e a realização efetiva dos projetos dos estudantes no quadro da realização das suas dissertações e/ou dos relatórios de estágio.
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Identificar os métodos de investigação operacionalizados pela Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho;
- Selecionar os instrumentos (conceptuais e operacionais) a mobilizar para a planificação e concretização dos projetos dos estudantes no quadro das suas teses e/ou relatórios de estágio;
- Planear um estudo de caso qualitativo;
- Competências acrescidas de planificação de estudos experimentais e correlacionais e de análise dos respetivos resultados;
- Conduzir uma análise de uma atividade de trabalho.
1. Psicologia das Organizações:
A investigação científica em contexto organizacional: Perspetiva histórica e enquadramento epistemológico da investigação em contexto organizacional;
1. O processo de investigação qualitativa;
2. Método de investigação: o estudo de caso;
2.1 Técnicas de recolha de dados: documentos e entrevistas;
2.2.Técnicas de análise de dados: análise documental e análise de conteúdo.
2. Psicologia Social:
- O teste de hipóteses nos métodos experimental e correlacional. Introdução às comparações planeadas ou contrastes, análise da tendência, análise da covariância. Distinção entre moderação e mediação: introdução de algumas técnicas comuns.
- Técnicas exploratórias de análise de dados. Introdução à análise das componentes principais e análise de agrupamentos. Objetivos e princípios gerais das duas técnicas; modos de execução, interpretação e utilização
3. Psicologia do Trabalho:
- O estudo científico da relação do ser humano com a atividade de trabalho;
-Bases epistemológicas e opções metodológicas em Psicologia do trabalho
Exposição de conteúdos pelos docentes; Análise de casos - trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo; Estudo autónomo. Realização de exercícios práticos de planeamento de estudos empíricos, construção de questionários e análise estatística de dados complementados pela análise de artigos científicos.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 48,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 60,00 |
Total: | 162,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).
Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes:
a) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia das Organizações;
b) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia Social;
c) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao módulo de Psicologia do Trabalho.
As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente. Conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes.
A classificação final na UC corresponde à média das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação.
Ver Avaliação Especial.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, estão sujeitos à mesma avaliação.
De acordo com o "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP" os estudantes podem efectuar melhoria de classificação uma única vez por unidade curricular, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha avaliação prevista.
A melhoria da classificação final obtida nesta unidade curricular é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso (ou seja, por componente).