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Métodos de Investigação em Psicologia nas Organizações, Social e do Trabalho

Código: P846     Sigla: MIPOST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 36 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-06-25.

Campos alterados: Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores no âmbito das metodologias de investigação qualitativas e quantitativas. No imediato, estes instrumentos deverão facilitar a planificação e a realização efetiva dos projetos dos estudantes no quadro da realização das suas dissertações e/ou dos relatórios de estágio.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Identificar os métodos de investigação operacionalizados pela Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho;

- Selecionar os instrumentos (conceptuais e operacionais) a mobilizar para a planificação e concretização dos projetos dos estudantes no quadro das suas teses e/ou relatórios de estágio;

- Planear um estudo de caso qualitativo;

- Competências acrescidas de planificação de estudos experimentais e correlacionais e de análise dos respetivos resultados;

 - Conduzir uma análise de uma atividade de trabalho.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Psicologia das Organizações:

A investigação científica em contexto organizacional: Perspetiva histórica e enquadramento epistemológico da investigação em contexto organizacional;

1. O processo de investigação qualitativa;

2. Método de investigação: o estudo de caso;
2.1 Técnicas de recolha de dados: documentos e entrevistas
;
2.2.Técnicas de análise de dados: análise documental e análise de conteúdo
.

2. Psicologia Social:

O teste de hipóteses nos métodos experimental e correlacional. Introdução às comparações planeadas ou contrastes, análise da tendência, análise da covariância. Distinção entre moderação e mediação: introdução de algumas técnicas comuns. 

- Técnicas exploratórias de análise de dados. Introdução à análise das componentes principais e análise de agrupamentos. Objetivos e princípios gerais das duas técnicas; modos de execução, interpretação e utilização

3. Psicologia do Trabalho:

- O estudo científico da relação do ser humano com a atividade de trabalho;

-Bases epistemológicas e opções metodológicas em Psicologia do trabalho

- Psicologia do trabalho e ergonomia: construção iterativa e participada da intervenção transformadora
- Métodos de investigação/ intervenção: verbalizações, ancoragem no real e temporalidades (as instruções ao sósia; as técnicas da auto confrontação simples e cruzada; Magica e Matriosca; os suportes de uma estatística aberta).

Bibliografia Obrigatória

Barros-Duarte, C. & Cunha, L. ; INSAT2010 – Inquérito Saúde e Trabalho: outras questões, novas relações., 2010 (Laboreal, 6, 2, 19-26.)
Cassell Catherine 340; Essential guide qualitative methods in organizational research. ISBN: 0-7619-4888-0
Lacomblez, M. & Vasconcelos, R. ; Análise ergonómica da actividade, formação e transformação do trabalho, Laboreal, 5, 1, 53-60, 2009
Reis Harry T. 340; handbook of research methods in social and personality psychology. ISBN: 0-521-55903-0
Santos, M.; Análise psicológica do trabalho: dos concei¬tos aos métodos, Laboreal, 2, 1, 34-41, 2006
Tabachnick Barbara G.; Using multivariate statistics. ISBN: 0-321-05677-9
Yin Robert K.; Case study research. ISBN: 978-1-4129-6099-1
Yin, R. K.; Qualitative research from start to finish, New York: The Guilford press, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos pelos docentes; Análise de casos - trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo; Estudo autónomo. Realização de exercícios práticos de planeamento de estudos empíricos, construção de questionários e análise estatística de dados complementados pela análise de artigos científicos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes: 

a) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia das Organizações;

b) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia Social;

c) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao módulo de Psicologia do Trabalho.

As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente. Conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes. 
A classificação final na UC corresponde à média das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, estão sujeitos à mesma avaliação.

Melhoria de classificação

De acordo com o "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP" os estudantes podem efectuar melhoria de classificação uma única vez por unidade curricular, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha avaliação prevista.
A melhoria da classificação final obtida nesta unidade curricular é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso (ou seja, por componente).

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