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Dificuldades de Aprendizagem

Código: P830     Sigla: DA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 12 Plano Oficial 4 - 6 54 162
MTP 6 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA ) 2. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita 3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA 4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA, junto de alunos do ensino básico 5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas. 6. Identificar outros problemas associados às DA

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de:

1. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA ) 2. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita 3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA 4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA, junto de alunos do ensino básico 5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas. 6. Identificar outros problemas associados às DA

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos e modelos relevante no domínio das Dificuldades de Aprendizagem (DA). O modelo da Resposta à Intervenção (RAI) e as DA: Promoção, prevenção e remediação. O exemplo da implementação do modelo RAI na área da leitura. 2. Da literacia emergente à aprendizagem formal da leitura e da escrita – modelos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Intervenção nas competências de linguagem e de literacia emergente. 3. Avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no início da escolaridade. 4. Compreensão leitora e intervenção nas dificuldades de compreensão leitora. 5. A aprendizagem da matemática: Aspectos psicopedagógicos. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA a nível da matemática. 6. DA e problemas associados: Intervir a nível das competências comportamentais, sociais e emocionais.

Bibliografia Obrigatória

Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
S. Jimerson, M. Burns, A. VanDerHeyden; Handbook of Response to Intervention. , Springer, 2005. ISBN: 0-387-49052-3
Snowling Margaret J. 340; The^science of reading. ISBN: 1-4051-1488-6
Sucena Ana; Aprender a ler e avaliar a leitura. ISBN: 978-972-40-3919-0

Bibliografia Complementar

Santos Maria Thereza Mazarro dos 570; Distúrbios de leitura e escrita. ISBN: 85-204-1354-4
Snowling Margaret 205; Dislexia, fala e linguagem. ISBN: 85-363-0400-6
Greenberg, M. T., Weissberg, R. P., O'Brien, M. U., et al.; Enhancing school-based preventio and youth develoment through coordinated social, emotional, and academic learning., 2003

Observações Bibliográficas

Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação nas sessões expositivas (apresentação de conceitos e modelos, sua operacionalização e ilustração) preparadas pela docente e consulta de bibliografia e documentação sobre os diversos temas da UC. Nas aulas práticas, análise de casos, em pequeno grupo, com apresentação posterior ao grande grupo para discussão e feedback pela docente. Haverá ainda lugar ao treino de utilização de procedimentos e materiais, utilização orientada de instrumentos e elaboração de propostas de intervenção para os casos analisados.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 24,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um trabalho prático individual que implica a apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de um aluno com DA integrando avaliação, caracterização e elaboração da respectiva proposta de intervenção. A nota final será obtida pela nota obtida no trabalho prático (ponderação 60%) e no exame (ponderação 40%).

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela nota obtida no trabalho prático e no exame final, com a seguinte ponderação: Trabalho prático 60%; Exame final 40%. O trabalho prático será avaliado numa escala de 0 a 20, não podendo ter uma nota inferior a 8.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas. Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre lectivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.

Melhoria de classificação

O exame de melhoria tem lugar uma única vez, até à época de recurso do ano seguinte àquele em que o estudante tenha obtido aprovação e em que a UC tenha exame previsto.

Não está prevista melhoria da nota no relatório excepto através de nova inscrição na disciplina.
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