Código: | P830 | Sigla: | DA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIPSI | 12 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
MTP | 6 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA ) 2. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita 3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA 4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA, junto de alunos do ensino básico 5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas. 6. Identificar outros problemas associados às DA
Ser capaz de:
1. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA ) 2. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita 3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA 4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA, junto de alunos do ensino básico 5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas. 6. Identificar outros problemas associados às DA
1. Conceitos e modelos relevante no domínio das Dificuldades de Aprendizagem (DA). O modelo da Resposta à Intervenção (RAI) e as DA: Promoção, prevenção e remediação. O exemplo da implementação do modelo RAI na área da leitura. 2. Da literacia emergente à aprendizagem formal da leitura e da escrita – modelos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Intervenção nas competências de linguagem e de literacia emergente. 3. Avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no início da escolaridade. 4. Compreensão leitora e intervenção nas dificuldades de compreensão leitora. 5. A aprendizagem da matemática: Aspectos psicopedagógicos. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA a nível da matemática. 6. DA e problemas associados: Intervir a nível das competências comportamentais, sociais e emocionais.
Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas.
Participação nas sessões expositivas (apresentação de conceitos e modelos, sua operacionalização e ilustração) preparadas pela docente e consulta de bibliografia e documentação sobre os diversos temas da UC. Nas aulas práticas, análise de casos, em pequeno grupo, com apresentação posterior ao grande grupo para discussão e feedback pela docente. Haverá ainda lugar ao treino de utilização de procedimentos e materiais, utilização orientada de instrumentos e elaboração de propostas de intervenção para os casos analisados.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 40,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 24,00 |
Trabalho escrito | 24,00 |
Total: | 162,00 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um trabalho prático individual que implica a apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de um aluno com DA integrando avaliação, caracterização e elaboração da respectiva proposta de intervenção. A nota final será obtida pela nota obtida no trabalho prático (ponderação 60%) e no exame (ponderação 40%).
A nota final será obtida pela nota obtida no trabalho prático e no exame final, com a seguinte ponderação: Trabalho prático 60%; Exame final 40%. O trabalho prático será avaliado numa escala de 0 a 20, não podendo ter uma nota inferior a 8.
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas. Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre lectivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.
O exame de melhoria tem lugar uma única vez, até à época de recurso do ano seguinte àquele em que o estudante tenha obtido aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Não está prevista melhoria da nota no relatório excepto através de nova inscrição na disciplina.