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Avaliação Neuropsicológica

Código: P720     Sigla: ANP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 24 Plano Oficial 4 - 6 54 162
MTP 6 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Compreender e aplicar os princípios da avaliação neuropsicológica, bem como os modelos que sustentam essa mesma avaliação.

- Conhecer aprofundadamente défices neuropsicológicos seleccionados, integrando os aspectos cognitivos com os neurofuncionais.


- Descrever os indicadores de precisão e de taxa de erro inerentes à avaliação neuropsicológica.

- Demonstrar perícias compatíveis com a execução de uma história neuropsicológica e com a administração de baterias de testes neuropsicológicos.

- Planificar uma bateria de avaliação neuropsicológica em função dos défices presumidos e elaborar um relatório interpretativo do desempenho de sujeitos nessas baterias.

- Dar indicações sobre a aplicação prática (em termos clínicos e de reabilitação) dos resultados da avaliação neuropsicológica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os mesmos descritos no campo dos objectivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Modelos neurocognitivos do comportamento humano.

- Principais lesões e disfunções neurocognitivas e suas consequências comportamentais.

- Princípios e modelos de avaliação neuropsicológica.

- Exame neuropsicológico e avaliação neuropsicológica.

- Testes neuropsicológicos, baterias, sua aplicação e interpretação.

- Treino de competências de administração e interpretação de testes e baterias neuropsicológicas.

Bibliografia Obrigatória

Lezak Muriel D.; Neuropsychological assessment. ISBN: 978-0-19-511121-7
Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, E. ; A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (3th ed.), Oxford University Press., 2006
Michael W. Parsons &Thomas A. Hammeke (Eds.); Clinical Neuropsychology: A Pocket Handbook for Assessment, Third Edition, 2014. ISBN: 978-1-4338-1687-1
Donald H. Saklofske, Cecil R. Reynolds, & Vicki Schwean (Eds.); Principles of Neuropsychological Assessment in Children and Adolescents, Oxford , 2013
Andrewes David G.; Neuropsychology. ISBN: 1-84169-103-8

Bibliografia Complementar

Reed, J. & Warner-Rogers, J. (Eds.). ; Child Neuropsychology: Concepts, Theory, and Practice. , Worth Publishers, 2008
Kolb, B., & Whishaw, I. Q. ; Fundamentals of human neuropsychology (5th ed.). , Worth Publishers., 2003
Cecil Reynolds & Elaine Fletcher-Janzen (Eds.); Handbook of Clinical Child Neuropsychology (Critical Issues in Neuropsychology) , Springer, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas de exposição teórica e demonstração de técnicas e metodologias em grupo.

- Aulas de experimentação e treino de competências práticas em pequeno grupo, visualização de videos sobre funções cerebrais e processos mentais.

- Manipulação de modelos neuro-anatómicos e práticas auto-didáticas em suporte informático (CD multimédia).

- Aulas de manipulação e administração de baterias e testes de avaliação neuropsicológica. Experiências de observação em contexto clínico na Consulta de Neuropsicologia do Serviço de Consultas em Psicologia da Saúde da FPCEUP. Discussão de casos clínicos e protocolos de avaliação.

- Pesquisas, consultas e revisões da literatura.

- Estudo autónomo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho laboratorial 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade.
 Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida no exame (de resposta livre), com a ponderação de 90%, acrescida dos 10% da participação nas aulas (e.g., administração de materiais de avaliação neuropsicológica, participação ativa nas discussões sobre os tópicos em estudo).

Os estudantes que o pretendam poderão realizar um trabalho de adaptação/normalização/validação de instrumentos ou partes de instrumentos de avaliação neuropsicológica/recolha de dados normativos e ficarem dispensados, por via desse trabalho, de uma das questões do exame.


Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que o pretendam poderão realizar um trabalho de adaptação/normalização/validação de instrumentos ou partes de instrumentos de avaliação neuropsicológica/recolha de dados normativos e ficarem dispensados, por via desse trabalho, de uma das questões do exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir cumprir com os requisitos de assiduidade.
Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota. O exame valerá 100%.

A melhoria será feita de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
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