Avaliação Neuropsicológica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
24 |
Plano Oficial |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
MTP |
6 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Compreender e aplicar os princípios da avaliação neuropsicológica, bem como os modelos que sustentam essa mesma avaliação.
- Conhecer aprofundadamente défices neuropsicológicos seleccionados, integrando os aspectos cognitivos com os neurofuncionais.
- Descrever os indicadores de precisão e de taxa de erro inerentes à avaliação neuropsicológica.
- Demonstrar perícias compatíveis com a execução de uma história neuropsicológica e com a administração de baterias de testes neuropsicológicos.
- Planificar uma bateria de avaliação neuropsicológica em função dos défices presumidos e elaborar um relatório interpretativo do desempenho de sujeitos nessas baterias.
- Dar indicações sobre a aplicação prática (em termos clínicos e de reabilitação) dos resultados da avaliação neuropsicológica.
Resultados de aprendizagem e competências
Os mesmos descritos no campo dos objectivos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Modelos neurocognitivos do comportamento humano.
- Principais lesões e disfunções neurocognitivas e suas consequências comportamentais.
- Princípios e modelos de avaliação neuropsicológica.
- Exame neuropsicológico e avaliação neuropsicológica.
- Testes neuropsicológicos, baterias, sua aplicação e interpretação.
- Treino de competências de administração e interpretação de testes e baterias neuropsicológicas.
Bibliografia Obrigatória
Lezak Muriel D.;
Neuropsychological assessment. ISBN: 978-0-19-511121-7
Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, E. ; A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (3th ed.), Oxford University Press., 2006
Michael W. Parsons &Thomas A. Hammeke (Eds.); Clinical Neuropsychology: A Pocket Handbook for Assessment, Third Edition, 2014. ISBN: 978-1-4338-1687-1
Donald H. Saklofske, Cecil R. Reynolds, & Vicki Schwean (Eds.); Principles of Neuropsychological Assessment in Children and Adolescents, Oxford , 2013
Andrewes David G.;
Neuropsychology. ISBN: 1-84169-103-8
Bibliografia Complementar
Reed, J. & Warner-Rogers, J. (Eds.). ; Child Neuropsychology: Concepts, Theory, and Practice. , Worth Publishers, 2008
Kolb, B., & Whishaw, I. Q. ; Fundamentals of human neuropsychology (5th ed.). , Worth Publishers., 2003
Cecil Reynolds & Elaine Fletcher-Janzen (Eds.); Handbook of Clinical Child Neuropsychology (Critical Issues in Neuropsychology) , Springer, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas de exposição teórica e demonstração de técnicas e metodologias em grupo.
- Aulas de experimentação e treino de competências práticas em pequeno grupo, visualização de videos sobre funções cerebrais e processos mentais.
- Manipulação de modelos neuro-anatómicos e práticas auto-didáticas em suporte informático (CD multimédia).
- Aulas de manipulação e administração de baterias e testes de avaliação neuropsicológica. Experiências de observação em contexto clínico na Consulta de Neuropsicologia do Serviço de Consultas em Psicologia da Saúde da FPCEUP. Discussão de casos clínicos e protocolos de avaliação.
- Pesquisas, consultas e revisões da literatura.
- Estudo autónomo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
90,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
38,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade.
Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida no exame (de resposta livre), com a ponderação de 90%, acrescida dos 10% da participação nas aulas (e.g., administração de materiais de avaliação neuropsicológica, participação ativa nas discussões sobre os tópicos em estudo).
Os estudantes que o pretendam poderão realizar um trabalho de adaptação/normalização/validação de instrumentos ou partes de instrumentos de avaliação neuropsicológica/recolha de dados normativos e ficarem dispensados, por via desse trabalho, de uma das questões do exame.
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes que o pretendam poderão realizar um trabalho de adaptação/normalização/validação de instrumentos ou partes de instrumentos de avaliação neuropsicológica/recolha de dados normativos e ficarem dispensados, por via desse trabalho, de uma das questões do exame.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir cumprir com os requisitos de assiduidade.
Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota. O exame valerá 100%.
A melhoria será feita de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.