Código: | P711 | Sigla: | IPTT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 35 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
A unidade curricular tem como principal objetivo desenvolver nos estudantes as competências necessárias à intervenção do psicólogo do trabalho. Neste sentido, procura-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Compreender e integrar numa abordagem a uma situação concreta conceitos fundamentais para a intervenção em Psicologia do Trabalho. 2. Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar do trabalho real. 3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção; suas virtudes e limitações; responsabilidades éticas e sociais em jogo.
1. Capacidade de integração de diferentes tipos de contributos;
2. Capacidade em organizar com clareza, precisão e coerência uma argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas;
3. Capacidade para a produção de reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
4. Capacidade de auto-crítica e compreensão do ponto de vista dos interlocutores
1. Análise dos fundamentos históricos que caracterizam a evolução dos conceitos e dos pressupostos subjacentes à análise e transformação do trabalho. 2. A centralidade do conceito de atividade em Psicologia do Trabalho: contributos da clínica da atividade; da abordagem ergológica; e, da psicodinâmica do trabalho. 3. Virtudes e desafios da articulação da investigação e intervenção em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho com a análise do trabalho real.
Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e práticas que incluem: - exposição dos quadros teóricos - apresentação e discussão de casos práticos - análise e discussão de textos - trabalho de campo com orientação/tutoria Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderados os seguintes componentes: a) apresentação em sala de aula da análise realizada a um texto (trabalho realizado em grupo); b) apresentação em sala de aula do trabalho prático sobre a análise de uma atividade de trabalho (trabalho realizado em grupo); c) Síntese escrita de reflexão teórica
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 20,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 38,00 |
Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 162,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduiadade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderados os seguintes componentes:
a) apresentação em sala de aula da análise realizada a um texto (trabalho realizado em grupo);
b) apresentação em sala de aula do trabalho prático (trabalho realizado em grupo);
c) Síntese escrita de reflexão teórica
A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respectivamente, a) 20%, b) 40%, e c) 40%.
As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes. O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso. O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição inicialmente atribuída.
A apresentação e discussão de textos será feita em grupo.
O trabalho de campo será realizado pelos mesmos grupos e consistirá na análise da atividade de trabalho de um/a trabalhador/a de um sector de atividade definido no início do ano letivo.
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos/repetição de provas numa ou em mais componentes da avaliação. Só é permitida uma reformulação a cada componente de avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída.
Situações especiais, nomeadamente a impossibilidade previsível de realização, nas datas agendadas, de um ou mais componentes de avaliação, deverão ser discutidas com a equipa docente no início da UC.