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Políticas e Práticas de Intervenção e de Animação Sociocultural

Código: OP222     Sigla: PPIAS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 11 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-04-28.

Campos alterados: Objetivos, Componentes de Avaliação e Ocupação, Software de apoio à Unidade Curricular

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimento e problematização de perspetivas em torno do desenvolvimento local, desenvolvimento comunitário e mudança social;
Conhecimento e problematização de conceitos, políticas e práticas de intervenção e de ASC em diferentes países;
Aquisição de competências teóricas e metodológicas pertinentes no âmbito da conceção, gestão e avaliação de projetos de animação;
Problematização dos desafios que se colocam à construção de uma profissionalidade no campo da intervenção comunitária e da ASC assente em lógicas participativas, endógenas e contextualizadas, que permitam um exercício profissional eticamente informado

Resultados de aprendizagem e competências

Tendo em vista a formação de profissionais com intervenção ao nível das políticas, processos e práticas de desenvolvimento e de animação sociocultural (ASC), espera-se que os estudantes se tornem capazes de:

- conhecer e problematizar conceitos e práticas de intervenção no âmbito do desenvolvimento local e comunitário (DC) e da ASC

- equacionar relações e articulações entre políticas e processos de intervenção comunitária, ASC e mudança social

- compreender os desafios teóricos, metodológicos e éticos da intervenção em processos de desenvolvimento

- analisar projetos de intervenção e de ASC em contexto africano e refletir sobre sentidos da mudança e lógicas subjacentes

- conceber, gerir e avaliar dispositivos e projectos de intervenção e de ASC, com particular incidência em contextos africanos

- equacionar e problematizar o perfil, papeis e funções dos profissionais e agentes do desenvolvimento comunitário e da animação sociocultural

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa



  1. Desenvolvimento comunitário e ASC



1.1. conceções, políticas e práticas de intervenção



  1. Intervenção e mudança social



2.1. conceções e representações de mudança social

2.2. as pessoas e os sentidos da mudança

2.3. projetos de intervenção e mudança social



  1. Lógicas de intervenção e de ASC em diferentes contextos 



3.1. Agendas e políticas nacionais e internacionais

3.2. Dinâmicas endógenas e exógenas

3.2. Lógicas adaptativas e/ou emancipatórias

3.3. Conceções de participação e exercício da cidadania



  1. Conceção, gestão e avaliação de projectos de intervenção e de ASC 



4.1. análise de projetos de intervenção e de ASC - lógicas, processos e dinâmicas subjacentes

4.2. metodologias de conceção e desenho de projetos de intervenção e de ASC

4.3. metodologias de avaliação de projetos de intervenção e de ASC



  1. Profissionais e agentes de desenvolvimento comunitário e da ASC



5.1. análise de perfis, papéis, funções e saberes profissionais

5.2. ética e exercício profissional

Bibliografia Obrigatória

Ander-Egg, E. ; Perfil del animador sociocultural, Argentina: Lumen, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto: exposição dialogada; debates em pequeno e grande grupo; trabalhos de grupo; dinamização de aulas; avaliação

Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica; análise de projectos de intervenção e de animação sociocultural; elaboração de síntese individual.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 113,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de grupo  (análise e apresentação de projetos de intervenção e de animação sociocultural) - 30% da classificação final

Síntese individual (incidindo sobre o conjunto de conceitos e perspetivas mobilizadas na UC e sobre as dimensões éticas da intervenção e da ASC em diferentes contextos) - 70% da classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que de acordo com a legislação em vigor não estejam sujeitos à obrigatoriedade de  presença em 75% das aulas deverão entrar em contacto com os docentes nas duas primeiras semanas de aula.

Como elementos de avalaição deverão realizar dois trabalhos escritos:
1. Análise crítica de um projeto de intervenção e animação sociocultural, indicados pelos docentes - peso de 30% na classificação final
2. Síntese individual (incidindo sobre o conjunto de conceitos e perspetivas mobilizadas na UC e sobre as dimensões éticas da intervenção e da ASC em diferentes contextos) - peso de 70% na classificação final.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação terão de realizar um exame presencial na época de recurso.

Observações

Não se aplica
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