Políticas e Práticas de Intervenção e de Animação Sociocultural
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
11 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecimento e problematização de perspetivas em torno do desenvolvimento local, desenvolvimento comunitário e mudança social;
Conhecimento e problematização de conceitos, políticas e práticas de intervenção e de ASC em diferentes países;
Aquisição de competências teóricas e metodológicas pertinentes no âmbito da conceção, gestão e avaliação de projetos de animação;
Problematização dos desafios que se colocam à construção de uma profissionalidade no campo da intervenção comunitária e da ASC assente em lógicas participativas, endógenas e contextualizadas, que permitam um exercício profissional eticamente informado
Resultados de aprendizagem e competências
Tendo em vista a formação de profissionais com intervenção ao nível das políticas, processos e práticas de desenvolvimento e de animação sociocultural (ASC), espera-se que os estudantes se tornem capazes de:
- conhecer e problematizar conceitos e práticas de intervenção no âmbito do desenvolvimento local e comunitário (DC) e da ASC
- equacionar relações e articulações entre políticas e processos de intervenção comunitária, ASC e mudança social
- compreender os desafios teóricos, metodológicos e éticos da intervenção em processos de desenvolvimento
- analisar projetos de intervenção e de ASC em contexto africano e refletir sobre sentidos da mudança e lógicas subjacentes
- conceber, gerir e avaliar dispositivos e projectos de intervenção e de ASC, com particular incidência em contextos africanos
- equacionar e problematizar o perfil, papeis e funções dos profissionais e agentes do desenvolvimento comunitário e da animação sociocultural
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
-
Desenvolvimento comunitário e ASC
1.1. conceções, políticas e práticas de intervenção
- Intervenção e mudança social
2.1. conceções e representações de mudança social
2.2. as pessoas e os sentidos da mudança
2.3. projetos de intervenção e mudança social
- Lógicas de intervenção e de ASC em diferentes contextos
3.1. Agendas e políticas nacionais e internacionais
3.2. Dinâmicas endógenas e exógenas
3.2. Lógicas adaptativas e/ou emancipatórias
3.3. Conceções de participação e exercício da cidadania
- Conceção, gestão e avaliação de projectos de intervenção e de ASC
4.1. análise de projetos de intervenção e de ASC - lógicas, processos e dinâmicas subjacentes
4.2. metodologias de conceção e desenho de projetos de intervenção e de ASC
4.3. metodologias de avaliação de projetos de intervenção e de ASC
- Profissionais e agentes de desenvolvimento comunitário e da ASC
5.1. análise de perfis, papéis, funções e saberes profissionais
5.2. ética e exercício profissional
Bibliografia Obrigatória
Ander-Egg, E. ; Perfil del animador sociocultural, Argentina: Lumen, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Atividades de contacto: exposição dialogada; debates em pequeno e grande grupo; trabalhos de grupo; dinamização de aulas; avaliação
Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica; análise de projectos de intervenção e de animação sociocultural; elaboração de síntese individual.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho de campo |
30,00 |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
113,00 |
| Frequência das aulas |
49,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho de grupo (análise e apresentação de projetos de intervenção e de animação sociocultural) - 30% da classificação final
Síntese individual (incidindo sobre o conjunto de conceitos e perspetivas mobilizadas na UC e sobre as dimensões éticas da intervenção e da ASC em diferentes contextos) - 70% da classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que de acordo com a legislação em vigor não estejam sujeitos à obrigatoriedade de presença em 75% das aulas deverão entrar em contacto com os docentes nas duas primeiras semanas de aula.
Como elementos de avalaição deverão realizar dois trabalhos escritos:
1. Análise crítica de um projeto de intervenção e animação sociocultural, indicados pelos docentes - peso de 30% na classificação final
2. Síntese individual (incidindo sobre o conjunto de conceitos e perspetivas mobilizadas na UC e sobre as dimensões éticas da intervenção e da ASC em diferentes contextos) - peso de 70% na classificação final.
Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação terão de realizar um exame presencial na época de recurso.
Observações
Não se aplica