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Herança Cultural e Inclusão Social

Código: DE225     Sigla: HCIS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 9 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Herança Cultural e Inclusão
- Articular a reflexão sobre a intervenção educativa em torno da cultura e da inclusão.
- Interpretar a Herança Cultural como um processo de preservação, resignificação e  enquadramento de futuros possíveis
- Incentivar à recolha, salvaguarda e investimento de diferentes tipos de património na produção da vida das comunidades:  património educativo, património material e imaterial.
-Reconhecer na herança cultural  dimensões que podem ser utilizadas como reprodutoras de desigualdades ou perspetivadas como produtoras de resistências e inclusão.
-Conhecer diferentes metodologias que contribuam para dotar os educadores/as de conhecimentos e competências capazes de contribuir para uma maior democracia, participação cultural e justiça social.


Resultados de aprendizagem e competências

- debate intervenções educativas enquadrando aspetos culturais e de inclusão 
- recolhe testemunhos sobre diferentes tipos de patrimónios e e reinveste-os na comunidad  
- utiliza argumentos e dados na interpretação da herança cultural e seu investimento na promoção da democracia e da cultura

- Analisa na herança cultural  de comunidades dimensões que podem ser utilizadas como reprodutoras de desigualdades ou perspetivadas como produtoras de resistências e inclusão

-Conhece diferentes metodologias que contribuam para dotar os educadores/as de conhecimentos e competências capazes de contribuir para uma maior democracia, participação cultural e justiça social.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

I -  Herança Cultural e Inclusão: da memória coletiva à memória cultural.
1. Dever e possibilidades de memória. Cultura como memória. 
II Cultura e quotidiano : o público, o privado e o íntimo
  2.1 cidade e mundo rural: culturas locais, educação e trabalho
 2.2. Abordagens e práticas de inventariação, preservação e valorização de patrimónios
 2.3  A herança cultural nas intervenções educativas como parte integrante de  estratégia de inclusão
III. Papel das juventudes na sobrevivência da memória e herança cultural
3.1. A apropriação juvenil de lugares urbanos: produção de interfaces e devolução à cidade
3.2. Processos de co-construção e de co-autoria de memórias coletivas em contextos rurais
3.3. Abordagens participativas em processos de "ownership" patrimonial: para uma politica de cidade das vozes juvenis 

IV. A “memória roubada” ou o desafio da preservação da herança cultural?

Bibliografia Obrigatória

Babelon, J.-P.; ChasteL, A.; La notion de patrimoine, Liana Levi, 1994
Benito, Agustín Escolano,; Tiempos y espacios para la escuela. Ensayos históricos, , Madrid: Biblioteca Nueva, 2000
FELGUEIRAS, Margarida Louro; VIEIRA, Carlos Eduardo (Eds.); Cultura Escolar, Migrações e Cidadania, Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,, 2010. ISBN: 9789728614140
Certeau, Michel de ; A cultura no plural, Papirus, 2008 (5.ª ed. (1.ª edição 1993))
Burke, Peter; Cultura, tradição, Educação, EDUFU, 2007. ISBN: 987-85-7078-129-1 (In Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação)
Silva, Sofia Marques da; Growing up in a Portuguese boderland. In Spyros Spyroum & Miranda Christou (Eds.), Children and borders (pp. 62-78), Palgrave Macmillan., 2014
Silva, Sofia Marques da; Disinheriting the heritage and the case of Pauliteiras: Young girls as newcomers in a traditional dance from the northeast of Portugal. In John Baldacchino & Raphael Vella (Eds.), Mediterranean Art and Education(...) (pp.43-58). , Sense Publishers, 2013
Adorno, Theodor W.; Sobre a indústria da cultura, Angelus Novus, 2003 (1.ª ed. 1974)
Matos, Maria Izilda Sandos de; Cotidiano e cultura, EDUSC, 2002. ISBN: 85-7460-144-6
FELGUEIRAS, Margarida Louro ; INVENTARIADO A ESCOLA NOS ARQUIVOS ESCOLARES DE GODOMAR, GODOMAR: Câmara Municipal de Gondomar, 2008. ISBN: 9759899554115
Alves, Fernanda M.; Soares, Luísa Afonso; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos( org.) ; Estudos de Memória. Teoria e Análise Cultural. , Húmus, 2016
Fortuna, Carlos (org.); Cidade, Cultura, Globalização, Celta, 1997

Bibliografia Complementar

FERREIRA, António Gomes; FELGUEIRAS, Margarida Louro; Buildings telling European Heritage. Pedagogical Perspectives. Eubuildit: a proposal for teachers and students, Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS 20, 2008. ISBN: 978-972-8627-10-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição das grandes linhas que estruturam as temáticas do programa.
Organização do trabalho em seminário repousando sobre a participação dos/das estudantes na análise prévia de textos e de alguma pesquisa bibliográfica relativas às temáticas em estudo. Esta destina-se também à realização de um trabalho individual e de dinamização do seminário. Sessões práticas e recurso a debate com ou sem especialistas convidados. 

 

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 36,00
Trabalho de investigação 13,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes obtêm a frequência pela participação activa em 2/3 das aulas e pelo menos duas tutorias.

Fórmula de cálculo da classificação final

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Frequência às aulas com apresentação de pesquisa e leituras sobre as temáticas propostas. Esta participação traduzir-se-á também na elaboração de um roteiro individual de formação. O Roteiro Individual de Formação assume a forma de um trabalho final, escrito e discutido oralmente em seminário. Avaliação da participação nas aulas - 20%; Roteiro Individual de Formação - 60%; Apresentação oral 20%.

 

Provas e trabalhos especiais

Roteiro Individual de Formação - Elaboração do trabalho final que será constituído por três partes: 1.ª - Deve constar da leitura e comentário crítico dos conteúdos apresentados nas aulas e de textos indicados na bibliografia. 2-ª - resulta da iniciativa pessoal na pesquisa sobre aprofundamento e alargamento de um tema específico, relacionado com a temática da Unidade Curricular e deverá ter o formato de 1 artigo (10 a 15 páginas A4, tamanho 12, Times New Roman, com a bibliografia utilizada, apresentada segundo a Norma Portuguesa). O tema deve ser acordado previamente com as docentes, acompanhado com a apresentação de uma planificação do trabalho. OU concepção, planificação e justificação de um projecto de intervenção cultural e educativa. 3.ª Breve reflexão pessoal sobre a Unidade Curricular para a formação pessoal.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem obter uma melhoria da nota final através de exame final.

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