| Código: | DE124 | Sigla: | CIE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 10 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Aprofundar um conceito de cultura integrador enquanto prática social, ideal e herança
Reconhecer a cultura que se traduz em práticas educativas e patrimoniais
Refletir sobre as diversas formas e lugares de cultura tendo em conta fases e contextos de vida
Compreender a intervenção educativa como o desenvolvimento de pessoas autónomas integradas em comunidades
Problematizar o lugar e estatuto dos públicos
Refletir sobre a intervenção educativa como uma actividade integradora de diversas manifestações culturais que emergem nas comunidades.
Elabora o conceito de cultura considerando as dimensões de prática social, de ideal e de herança
Identifica práticas, ideais e tradições culturais em diferentes propostas educativas e patrimoniais
Identifica actividades infantis como meios de transmissão e resignificação de memórias colectivas
Produz materiais escritos sobre abordagens histórica e etnográfica ao brincar como expressão de herança cultural
Mobiliza conhecimentos para problematizar o lugar e o estatuto dos públicos na sociedade contemporânea.
Assume a intervenção educativa como uma prática integradora de diversas formas de manifestação cultural, radicasda numa comunidade.
2.1.Abordagem histórico-cultural às práticas educativas enquanto produtoras de cultura escolar e cultura material escolar, constitutivas de uma herança pedagógica e de patrimónios específicos
2.2. Culturas infantis, relações inter/intrageracionais e circulação das memórias e herança cultural
2.2.1 A importância do brincar nas culturas de pares infantis, na construção social da infância e na (re)produção da sociedade
2.2.3 Entre processos de transmissão e de ressignficação e co-construção de memórias coletivas em contextos socioeducativos para a infância
2.2.4. Abordagens etnográficas e participativas com crianças em torno do brincar
A cidade educativa como espaço de fruição e produção de cultura: espaços, tempos de práticas educativas e culturais colectivas.
Tempo de contacto: São apresentados os conteúdos de forma dialogada, através da mediação de textos ou de sínteses em suporte digital e audiovisual e evidenciada a interdependência cultura - educação numa perspetiva sociocultural integradora, para suscitar o trabalho dos estudantes. É utilizada a metodologia de “seminário”. Cada estudante terá de participar ativamente nas aulas com apresentação de textos, reflexões, pesquisa bibliográfica. Trabalho autónomo: realização de leituras, de pesquisa bibliográfica, apresentação de textos e dinamização de debate. Apresentação final de um trabalho escrito individual.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 30,00 |
| Trabalho escrito | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
| Estudo autónomo | 70,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Trabalho de investigação | 30,00 |
| Total: | 152,00 |
São elementos da avaliação: Participaçãoativa ativa e contextualizada nas aulas e suas atividades- 30%; Realização individual de trabalho escrito final -50%; Apresentação e defesa oral do trabalho (exame oral)- 20%. É necessário avaliação de10 valores em todas as parcelas para a passagem na UC. A classificação de cada uma destas parcelas da avaliação é calculada na escala de 0 a 20 A avaliação de recurso é constituída por exame escrito sobre os conteúdos programáticos.
A melhoria da classificação é obtida por exame.