Análise de Políticas Educativas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
0 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular Análise de Políticas Educativas (APE) visa munir os estudantes com competências de análise dos textos, dos discursos e dos processos políticos em educação, identificando aí a ação dos diferentes agentes do processo político em educação e respetivas consequências. Assim, a APE pretende alargar a
análise dos discursos às práticas políticas e à análise dos seus ‘efeitos’ sociais e educativos. Dado o perfil dos graduados que se pretende formar, esta última dimensão visa incrementar a reflexividade individual, social e profissional e,
nesses termos, criar as condições de exercício de ‘imaginação sociológica’, isto é, a competência para configurar e propor alternativas.
Objetivos:
-Identificar as matrizes discursivas de dadas políticas educativas.
- Conhecer teorias e metodologias utilizadas para o estudo das políticas de educação.
- Analisar textos de política educativa.
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis globais, nacional e local.
-Analisar as políticas educativas no contexto da rede global da sociedade e da economia do conhecimento.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências:
-Identificação de diferentes metodologias de análise de políticas educativas e das implicações teórico-metodológicas das diferentes abordagens.
- Identificação, através de análise, dos ‘temas’ políticos de dadas políticas educativas.
- Categorização dos argumentos políticos veiculados pelas escolas de pensamento político.
Resultados de aprendizagem:
- Produção de análises de políticas educativas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I - O âmbito da análise de políticas sociais e educativas1. O que é politica: politica como texto e política como discurso e politica como
mudança social
2. O processo político: o papel do estado e a governação da Educação
3. Análise de políticas socioeducativas: três projetos para o estudo da política educativa -O projeto das ciências sociais.
4. Globalização, políticas e práticas sociais: organizações internacionais e supranacionais e definição das políticas para a educação
II - Teorias e métodos1. 1.Teorias:
1.1. Institucionalismo
1.2. Marxismo;
1.3. Teoria Interpretativa
2. O modelo de análise do ciclo de políticas
3. A desconstrução de documentos políticos
4. Métodos:
4.1 A análise do discurso
III – As matrizes dos discursos de e sobre educação
1. O liberalismo clássico
2. O liberalismo social-democrata
3. O neoliberalismo (o mercado como regulação)
3.1.A escola austríaca e a escola de Chicago
IV - Eixos temáticos da análise de políticaseducativas1. Sistema educativo e regulação;
1.1 Globalização e posição semiperiférica de Portugal no sistema-mundo e as
especifidades do Estado português;
1.2 A europeização nas políticas educativas.
2. Autonomia, prestação de contas e escolha;
2.1 A reconfiguração do mandato educativo no contexto da sociedade e economia do conhecimento
3. Politicas educativas e Avaliação educacional
Bibliografia Obrigatória
Magalhães, AM e Stoer, Stephen R.; A escola para todos e a excelência académica, Profedições, 2002. ISBN: 9728562055
Marsh, D. e Stoker, G.; Theory in political science, Palgrave, 2010. ISBN: 9780333750032
Phillips, L. e Jörgensen, M.; Discourse analysis as theory and method, Sage, 2004. ISBN: 9780761971122
Olssen, M., Codd, J. e O'Neill, A-M ; Education policy: globalization, citizenship & democracy, Sage, 2004. ISBN: 9780761974703
Risvi, F e Lingard, B.; Globalizing education policy, Routledge, 2010. ISBN: 9780719575464
Stoer, S. R. e Magalhães, A. M.; A diferença somos nós: a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais, Afrontamento, 2005. ISBN: 9789723607611
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição
Debate(s)
Exposição por parte dos/as estudantes de textos e de trabalhos.
Trabalho individual
Trabalho de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
25,00 |
| Trabalho escrito |
75,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
20,00 |
| Estudo autónomo |
45,00 |
| Frequência das aulas |
33,00 |
| Trabalho de campo |
8,00 |
| Trabalho de investigação |
34,00 |
| Trabalho laboratorial |
22,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame finalDo processo de avaliação constarão os seguintes momentos:
i. Participação nas tarefas distribuídas nas sessões
ii. Elaboração de um esquema de desenvolvimento de um artigo científico
iii. Produção de um artigo, com um máximo de 3000 palavras (com referências bibliográficas), com as seguintes características:
- identificação de uma problemática (introdução teórica com revisão da literatura) - identificação e justificação da metodologia de análise política
- análise de uma dada política ou corpus de textos de política
- discussão dos resultados da análise e conclusão.
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas respeitantes ao ponto i. A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 25% numa escala inteira de 0 a 20. A atividade referente ao ponto ii (Elaboração de um esquema de desenvolvimento de um artigo
científico) e o artigo, ponto iii, avaliado a partir das características especificadas, terão uma ponderação de 75% numa escala inteira de 0 a 20.
A classificação final da unidade curricular resultará da soma das duas componentes. A participação nas tarefas distribuídas nas sessões e a elaboração de um esquema de desenvolvimento para o artigo, sem a consecução do mesmo e respetiva entrega ao docente, não têm classificação. Nestes casos, os estudantes terão de usar as formas de avaliação de recurso da unidade curricular
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas terão, além do artigo acima referido, de
entregar duas fichas de leitura (em datas a combinar o docente), uma, com base nas leituras recomendadas para o ponto I do programa e, outra, sobre textos
recomendados para o ponto II do programa.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade
curricular, ou como recurso, os estudantes terão ou de (re)escrever o artigo acima
caracterizado ou de fazer a sua discussão/defesa oral.