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Análise de Políticas Educativas

Código: DE203     Sigla: APE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 0 Plano Oficial 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular Análise de Políticas Educativas (APE) visa munir os estudantes com competências de análise dos textos, dos discursos e dos processos políticos em educação, identificando aí a ação dos diferentes agentes do processo político em educação e respetivas consequências. Assim, a APE pretende alargar a
análise dos discursos às práticas políticas e à análise dos seus ‘efeitos’ sociais e educativos. Dado o perfil dos graduados que se pretende formar, esta última dimensão visa incrementar a reflexividade individual, social e profissional e,
nesses termos, criar as condições de exercício de ‘imaginação sociológica’, isto é, a competência para configurar e propor alternativas.

Objetivos:
-Identificar as matrizes discursivas de dadas políticas educativas.
- Conhecer teorias e metodologias utilizadas para o estudo das políticas de educação.
- Analisar textos de política educativa.
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis globais, nacional e local.
-Analisar as políticas educativas no contexto da rede global da sociedade e da economia do conhecimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências:

-Identificação de diferentes metodologias de análise de políticas educativas e das implicações teórico-metodológicas das diferentes abordagens.
- Identificação, através de análise, dos ‘temas’ políticos de dadas políticas educativas.
- Categorização dos argumentos políticos veiculados pelas escolas de pensamento político.

Resultados de aprendizagem:
- Produção de análises de políticas educativas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - O âmbito da análise de políticas sociais e educativas

1. O que é politica: politica como texto e política como discurso e politica como
mudança social
2. O processo político: o papel do estado e a governação da Educação
3. Análise de políticas socioeducativas: três projetos para o estudo da política educativa -O projeto das ciências sociais.
4. Globalização, políticas e práticas sociais: organizações internacionais e supranacionais e definição das políticas para a educação

II - Teorias e métodos

1. 1.Teorias:
1.1. Institucionalismo
1.2. Marxismo;
1.3. Teoria Interpretativa
2. O modelo de análise do ciclo de políticas
3. A desconstrução de documentos políticos
4. Métodos:
4.1 A análise do discurso

III – As matrizes dos discursos de e sobre educação

1. O liberalismo clássico
2. O liberalismo social-democrata
3. O neoliberalismo (o mercado como regulação)
3.1.A escola austríaca e a escola de Chicago

IV - Eixos temáticos da análise de políticas
educativas

1. Sistema educativo e regulação;
1.1 Globalização e posição semiperiférica de Portugal no sistema-mundo e as
especifidades do Estado português;
1.2 A europeização nas políticas educativas.
2. Autonomia, prestação de contas e escolha;
2.1 A reconfiguração do mandato educativo no contexto da sociedade e economia do conhecimento
3. Politicas educativas e Avaliação educacional

Bibliografia Obrigatória

Magalhães, AM e Stoer, Stephen R.; A escola para todos e a excelência académica, Profedições, 2002. ISBN: 9728562055
Marsh, D. e Stoker, G.; Theory in political science, Palgrave, 2010. ISBN: 9780333750032
Phillips, L. e Jörgensen, M.; Discourse analysis as theory and method, Sage, 2004. ISBN: 9780761971122
Olssen, M., Codd, J. e O'Neill, A-M ; Education policy: globalization, citizenship & democracy, Sage, 2004. ISBN: 9780761974703
Risvi, F e Lingard, B.; Globalizing education policy, Routledge, 2010. ISBN: 9780719575464
Stoer, S. R. e Magalhães, A. M.; A diferença somos nós: a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais, Afrontamento, 2005. ISBN: 9789723607611

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate(s)
Exposição por parte dos/as estudantes de textos e de trabalhos.
Trabalho individual
Trabalho de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 33,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho de investigação 34,00
Trabalho laboratorial 22,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final

Do processo de avaliação constarão os seguintes momentos: 

i. Participação nas tarefas distribuídas nas sessões
ii. Elaboração de um esquema de desenvolvimento de um artigo científico
iii. Produção de um artigo, com um máximo de 3000 palavras (com referências bibliográficas), com as seguintes características:
- identificação de uma problemática (introdução teórica com revisão da literatura) - identificação e justificação da metodologia de análise política
- análise de uma dada política ou corpus de textos de política
- discussão dos resultados da análise e conclusão.

A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas respeitantes ao ponto i. A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 25% numa escala inteira de 0 a 20. A atividade referente ao ponto ii (Elaboração de um esquema de desenvolvimento de um artigo
científico) e o artigo, ponto iii, avaliado a partir das características especificadas, terão uma ponderação de 75% numa escala inteira de 0 a 20.

A classificação final da unidade curricular resultará da soma das duas componentes. A participação nas tarefas distribuídas nas sessões e a elaboração de um esquema de desenvolvimento para o artigo, sem a consecução do mesmo e respetiva entrega ao docente, não têm classificação. Nestes casos, os estudantes terão de usar as formas de avaliação de recurso da unidade curricular

Avaliação especial (TE, DA, ...)


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas terão, além do artigo acima referido, de
entregar duas fichas de leitura (em datas a combinar o docente), uma, com base nas leituras recomendadas para o ponto I do programa e, outra, sobre textos
recomendados para o ponto II do programa.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade
curricular, ou como recurso, os estudantes terão ou de (re)escrever o artigo acima
caracterizado ou de fazer a sua discussão/defesa oral.

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